13 de Julho é o dia em que comemoramos o Dia Mundial do Rock – que, apesar do nome, é muito mais celebrado aqui no Brasil do que em outros locais. De uma forma ou de outra, a oportunidade é válida para celebrar um dos gêneros mais importantes da história, que vive um de seus melhores momentos atualmente.
Pois é: ao contrário do que muitos acham, o Rock tem ganhado cada vez mais força, vem ocupando espaços que antes não eram seus e conversando com a nova geração de uma forma que não costumava fazer.
Não à toa, bandas de décadas passadas como Deftones e The Smashing Pumpkins estão vendo surtos de renovação de popularidade, mas a verdade é que, somando os primeiros anos desta nova década, já tivemos um prato cheio de novidades do Rock para mostrar que o gênero vai muito bem em 2024.
Logo abaixo, separamos 13 ótimas músicas lançadas há pouco tempo que provam que o Rock não morreu e, pelo contrário, passa por um processo de inovação contínua!
13 músicas novas para celebrar o Dia do Rock
Black Pantera – “PROVÉRBIOS”
Há tempos comentamos por aqui sobre como o Black Pantera vem se estabelecendo como um dos grandes líderes do Rock e Metal brasileiro nos últimos anos. Essa posição ficou mais forte ainda em 2024 com o lançamento do disco PERPÉTUO, e o single “PROVÉRBIOS” é um ótimo exemplo da força e visceralidade do grupo mineiro.
Brutus – “Liar”
A música mais antiga dessa lista vem de 2022 e é da banda belga Brutus, uma das grandes revelações dos últimos anos que merece esse espaço mesmo sem ter material inédito em 2024.
Liderado pela vocalista e baterista Stefanie Mannaerts, o grupo é pedida certa para fãs de Post-Hardcore e Metalcore, com influências de diversos gêneros que criam uma sonoridade única, embalada muito também pelos vocais etéreos de Stefanie. Ah, e ao vivo é mais impressionante ainda!
G Flip – “Be Your Man”
Baladas românticas sempre fizeram parte do Rock, e G Flip tem uma das melhores nos últimos anos. “Be Your Man”, lançada em 2023 como parte do disco DRUMMER, explora questões complexas de gênero e o papel de uma pessoa não-binária em um relacionamento – tudo isso ao som de um Pop Rock que vai ganhando proporções épicas graças à voz maravilhosa de G Flip, que também toca bateria, e às guitarras potentes.
The Home Team – “Brag”
Uma das grandes sacadas das bandas de Rock para conversar com a nova geração é incluir elementos do Pop, e isso é algo que o The Home Team faz bem demais. Sem abandonar o peso das guitarras e os bons riffs, a banda que lançou recentemente o disco The Crucible of Life vai te fazer dançar, cantar junto e bater cabeça – provavelmente tudo ao mesmo tempo.
Knocked Loose – “Suffocate”
Rock e Metal são a mesma coisa? A gente acha que não, mas com um lançamento do calibre do Knocked Loose em 2024, não poderíamos deixar uma opção pesadíssima de fora para os fãs da música extrema.
“Suffocate” é um ótimo exemplo de como a banda de Hardcore tem elevado o gênero à sua forma mais pesada possível, incorporando ainda elementos mais groovados e os vocais incríveis de Poppy, que vai aparecer de novo nessa lista mais abaixo!
The Last Dinner Party – “Caesar on a TV Screen”
O Indie Rock e o Rock Alternativo passaram por grandes fases há alguns anos e, assim como acontece com frequência, é normal que essas fases sejam cíclicas. Os gêneros hoje ainda se mostram muito presos a bandas de gerações passadas, mas isso não quer dizer que boas revelações não estejam surgindo com força.
Um desses casos é o The Last Dinner Party, banda formada totalmente por mulheres do Reino Unido que lançou o ótimo disco de estreia Prelude to Ecstasy em 2024. “Caesar on a TV Screen” é um dos destaques da obra, que deve agradar tanto fãs de Lana Del Rey como de Arctic Monkeys.
LVCAS – “Volátil”
Talvez você conheça LVCAS por sua carreira como influencer, mas a verdade é que Lucas Inutilismo tem se mostrado cada vez mais à vontade enquanto músico. “Volátil”, seu lançamento mais recente, é uma prova de que ainda há muito espaço para inovação no Rock, já que a música flerta tanto com o Metal quanto com o Funk e é uma das melhores do ano por aqui.
Mdou Moctar – “Funeral for Justice”
O artista tuaregue Mdou Moctar tem sido destaque por aqui com certa frequência e não é à toa. Ele lançou neste ano mais um ótimo disco, Funeral for Justice, e a faixa-título é perfeita para entender essa sonoridade tão única que faz uso de elementos do Blues e do Stoner Rock somando-os com a música tradicional africana para criar um som que te transporta direto ao deserto.
The Mönic – “Marte”
Depois de lançar um dos grandes discos do Rock nacional em 2023, a banda The Mönic retornou em 2024 com a versão deluxe de Cuidado Você e trouxe ótimas novidades. O destaque fica por conta de “Marte”, que ganhou um clipe quentíssimo, o acompanhamento perfeito para um música que vai te acertar em cheio, especialmente se você for fã das vertentes mais tradicionais do gênero.
Morcegula – “Bons Navegantes”
Continuando no Brasil, a pedida agora é de uma banda crua e que vai direto ao ponto. Com inspiração no Punk Rock em sua forma original e também puxando influências do Rock brasileiro das antigas, além de sonoridades mais tradicionais do gênero, a Morcegula lançou em 2024 o disco Dia das Bruxas e “Bons Navegantes” é um excelente cartão de visitas para ele.
Orbit Culture – “Vultures of North”
A Suécia tem uma tradição fantástica com bandas de Metal, e se engana quem pensa que pararam de surgir novos nomes por lá. Formada em 2013, a Orbit Culture é um dos grandes destaques dos últimos anos e é outra ótima pedida para quem quer algo mais pesado, coms vocais cavernosos e riffs que incorporam elementos de Thrash e Death Metal com maestria, como fica claro em “Vultures of North”, parte do disco Descent (2023).
O grupo, aliás, fará sua estreia no Brasil na edição 2024 do Knotfest, em São Paulo. Garanta seu ingresso neste link.
Poppy – “New Way Out”
Lembra da Poppy, que apareceu lá em cima? Chegou a vez dela marcar presença com sua carreira própria, através do excelente single “New Way Out”. Com forte inspiração na estética do Nu Metal, a música também traz os tradicionais breakdowns do Metalcore e é carregada pelos vocais espetaculares de Poppy, que dão um tom mais Pop à música.
Vale lembrar que a cantora também é atração do Knotfest Brasil 2024 e você pode saber mais sobre o festival clicando aqui.
The Warning – “Automatic Sun”
O trio de irmãs mexicanas The Warning surgiu de forma improvável, viralizando há quase uma década com uma cover de “Enter Sandman” que eventualmente fez o próprio Metallica se render ao talento delas.
Em 2024, elas lançaram o disco Keep Me Fed, que mostra de uma vez por todas o talento das garotas – agora muito bem acompanhado por um time de produção incrível que transforma as composições delas em hinos do Rock para a nova geração, como já é o caso de “Automatic Sun”.