Se o Rock e o Metal ficaram associados de forma injusta com ocultismo, violência e temas negativos… então que seja! Muitas bandas aproveitaram esse estereótipo para lançar clipes que se tornaram históricos, muito graças ao peso que apresentam.
É o caso de bandas que têm os vídeos em sua natureza, como Slipknot e Queens of the Stone Age, e outras que relutaram um pouco com o formato mas acabaram criando obras primas como Pearl Jam e Metallica.
Aqui no Brasil, a MTV ajudou a eternizar clipes de grupos como Sepultura e O Rappa, e a nova geração vem forte no visual, ao exemplo das meninas do Crypta.
Confira abaixo a nossa seleção com videoclipes nacionais e internacionais que chocaram o mundo do Rock e do Metal!
LEIA TAMBÉM: Dad Rock: de Nickelback a Limp Bizkit, estudo elege o Top 10 de bandas do “Rock de Pai”
10 clipes pesados do Rock e do Metal
Queens of the Stone Age – “Sick, Sick, Sick”
O QOTSA definiu as bases do Stoner Rock por suas músicas com um toque de estranheza, deixando o ouvinte levemente desconfortável. E essa sensação só cresce com este clipe lançado em 2007, no álbum Era Vulgaris.
O vídeo mostra um jantar bizarro em que Josh Homme e seus companheiros de banda são o prato principal, e depois a banda aparece tocando – aparentemente – dentro do estômago de uma canibal.
Crypta – “From The Ashes”
Fizemos questão de abrir os clipes nacionais desta lista com a banda Crypta, que saiu diretamente de São Paulo para se tornar destaque no cenário internacional do Death Metal.
Desde cedo, Fernanda Lira e companhia investem em vídeos com um nível de produção altíssimo como você pode ver em “From The Ashes”, de 2021, que mostra uma história tenebrosa de ressurreição enquanto a banda toca em meio ao fogo.
Tool – “Schism”
O Metal e o gênero do terror sempre andaram de mãos dadas, e quem aproveitou muito bem esse conceito foi Maynard James Keenan com o Tool, cultuada banda do Metal Progressivo.
O clássico “Schism”, primeiro single e clipe do disco Lateralus (2001), acompanha a saga de um alienígena medonho ao longo dos quase 8 minutos dessa faixa que já é uma viagem interestelar por si só.
O Rappa – “Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)”
Clássico das nossas tardes na época de ouro da MTV, este hit da banda O Rappa escancara as pequenas (e grandes) violências no dia a dia dos jovens nas favelas do Rio de Janeiro.
A faixa foi o primeiro single do excelente álbum Lado B Lado A (1999) e ajudou a consolidar a banda de Marcelo Falcão e Marcelo Yuka entre as maiores do Rock nacional.
Metallica – “One”
A banda de James Hetfield passou os sete primeiros anos de carreira sem lançar videoclipes, e quando eles finalmente se renderam ao formato, fizeram uma obra prima que ajudou o grupo a romper a barreira do Metal.
Sucesso do álbum …And Justice for All (1988), “One” usa imagens do filme Johnny Vai à Guerra (1971) para contar a famosa história de um homem preso em seu próprio corpo.
Rammstein – “Mein Herz Brennt”
O Rammstein poderia ter uma lista por si só entre clipes bizarros, sem falar no vídeo totalmente explícito para “Pussy” que chegou a ser banido de plataformas. Um exemplo talvez mais assustador é o de “Mein Herz Brennt”, que foca em cenas mais bizarras – como o vocalista Till Lindemann fazendo experimentos com órfãos.
Slipknot – “The Devil in I”
Diferentemente do Metallica, o Slipknot criou clipes icônicos desde o primeiro álbum, especialmente para quem gosta do gênero Gore e não tem o estômago fraco.
Este vídeo do disco .5: The Gray Chapter (2014), dirigido pelo percussionista Shawn “Clown” Crahan, mostra os integrantes morrendo dos jeitos mais violentos possíveis, incluindo explosões e arrancar a pele do próprio rosto.
Sepultura – “Territory”
Um dos vídeos nacionais com mais visualizações no YouTube, “Territory” é um clássico desde os primórdios do Metal nacional, passando pela época da MTV e até hoje, como os quase 40 milhões de plays mostram.
O vídeo do disco Chaos A.D. (1993) mostra imagens duras de guerras e conflitos pelo mundo, especialmente aqueles com contornos religiosos no Oriente Médio – te lembra algum fato de hoje em dia?
Pearl Jam – “Jeremy”
Curiosamente, um dos clipes mais marcantes da história de qualquer gênero musical veio de uma banda que também não é muito afeita a gravar vídeos: o Pearl Jam.
“Jeremy”, do álbum de estreia da banda de Eddie Vedder, fala sobre um tiroteio em massa dentro de uma escola nos Estados Unidos, e o vídeo não poupou nenhum detalhe dessa trágica história que infelizmente é muito comum no país.
Vale o alerta para o conteúdo que aborda o tema do suicídio e, justamente por isso, o clipe só pode ser visto clicando aqui.
DIR EN GREY – “OBSCURE”
Tá achando a lista muito tranquila? A banda japonesa DIR EN GREY eleva tudo para outro patamar com o vídeo de “OBSCURE”, muito provavelmente o clipe mais bizarro e assustador que você vai assistir sem mergulhar em profundezas preocupantes.
Além de todo o peso da canção, o vídeo conta com muita violência, muito (mas muito mesmo) gore, e cenas sexualmente pesadas. Ótimo para assistir com a família!