Jack Black decidiu suspender os próximos shows do Tenacious D depois de afirmar que foi surpreendido pelo comentário feito por seu companheiro de banda Kyle Gass em um show recente da banda.
Durante a performance do grupo em Sydney, Austrália, no último domingo (14), Gass recebeu um bolo no palco para comemorar seu aniversário de 64 anos e, após Black pedir para ele fazer um pedido, o músico respondeu: “Não errem o Trump na próxima vez”.
A fala de Kyle fez referência ao atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorreu durante um comício realizado em Butler, na Pensilvânia, no dia anterior.
Os tiros disparados por um rapaz de 20 anos atingiram a orelha de Trump, além de ter matado um participante do comício e deixado duas pessoas feridas. O atirador foi morto por agentes do Serviço Secreto dos EUA.
Após o comentário de Kyle Gass, o senador australiano Ralph Babet, líder do Partido Austrália Unida, divulgou em sua conta do Twitter um documento exigindo que o país “revogasse os vistos [da banda] e os deportasse imediatamente”.
Jack Black se manifesta após show do Tenacious D
Nesta terça-feira (16), Jack Black usou suas redes sociais para compartilhar um comunicado com os fãs informando que as próximas datas da turnê do Tenacious D seriam canceladas. Ele também não garantiu o futuro da banda:
Fui pego de surpresa pelo que foi dito no show de domingo. Eu nunca toleraria discurso de ódio ou encorajaria violência política de qualquer forma.
Após muita reflexão, não sinto mais que seja apropriado continuar a turnê do Tenacious D, e todos os planos criativos futuros estão em pausa. Sou grato aos fãs por seu apoio e compreensão.
Kyle Gass também se manifestou e pediu desculpas àqueles que se sentiram ofendidos com seu comentário:
A fala que improvisei no palco na noite de domingo foi altamente inapropriada, perigosa e um erro terrível. Não tolero violência de nenhum tipo, de nenhuma forma, contra ninguém. O que aconteceu foi uma tragédia, e lamento muito minha grave falta de julgamento. Peço desculpas profundamente àqueles que decepcionei e realmente lamento qualquer dor que tenha causado.
A banda de Rock tinha uma turnê pela Austrália e Nova Zelândia programada até o final de Julho. Além disso, o grupo havia anunciado uma série de shows nos EUA antes das eleições presidenciais nos estados “indecisos” que poderiam ajudar a determinar os resultados da eleição.
Os shows seriam realizados em parceria com a organização sem fins lucrativos Rock The Vote e ainda não se sabe se os shows previstos para outubro continuam confirmados – mas, pelo comunicado de Black, é provável que eles também sejam cancelados.
Confira a seguir o momento em que Kyle (e não Jack, como foi apontado no Tweet) fez o comentário no show do Tenacious D e as declarações de ambos os integrantes.
Thoughts on Jack Black saying in front of an audience: “Don’t miss Trump next time”pic.twitter.com/uowfWAiD23
— Morgan J. Freeman (@mjfree) July 15, 2024
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram