Notícias

Influencer americana se derrete em elogios por Clarice Lispector: “como seguir a vida?”

Depois de se tornar fã de Machado de Assis, influenciadora dos EUA fica impressionada com "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector. Saiba mais!

Influencer americana que se encantou com as obras de Machado De Assis fica impressionada com Clarice Lispector
Reprodução/TikTok

A influenciadora e escritora norte-americana Courtney Henning Novak, que viralizou após ler Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, de Machado de Assis, decidiu se aventurar em mais um clássico da literatura brasileira.

Através de suas redes sociais, Courtney revelou que começou a ler A Hora da Estrela, um dos romances mais conhecidos da escritora brasileira Clarice Lispector. Impressionada com a escrita de Clarice, a influencer questionou em vídeo:

Como vocês conseguem seguir a vida normalmente depois de ler Clarice Lispector? […] Essa mulher inventou um jeito de se escrever? Como nós podemos chamar isso que ela escreve?

[…] Eu sublinhei algumas passagens, mas, honestamente, o que eu deveria ter feito é ter grifado passagens que não eram marcantes, porque isso seria mais fácil e eficiente. Ou iria ler o livro inteiro aqui.

Publicidade
Publicidade

Courtney também apontou que a escritora, nascida na Ucrânia, “encontrou a própria maneira de escrever” e revela como se sentiu ao ler a história da personagem Macabéa:

Me arrepiei toda durante as últimas 5 e 10 páginas. Eu fiquei pensando tanto em solidão, em conexão, sobre o que é a verdade e o que significa ser um ser humano.

Ao final de seu vídeo, Courtney avisa aos seguidores que já encomendou uma coletânea de contos de Clarice e apontou que está “obcecada com essa mulher” e precisa ler tudo que a autora escreveu.

Assista ao vídeo de Courtney na íntegra sobre “A Hora da Estrela” ao final da matéria!

Escritora americana encantada com a literatura brasileira

Conhecida como resenhista literária no TikTok, Courtney Henning Novak iniciou neste ano um projeto chamado “Read around the world” (que pode ser traduzido em português para algo como “Ler ao redor do mundo”) para, através do alfabeto, escolher alguns países com a letra definida e ler um clássico daquele local.

Porém, ao chegar na letra B, sua escolha foi o Brasil e a obra selecionada foi nada menos que Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Como te contamos aqui, o livro deixou a escritora completamente encantada pelo brilhante escritor brasileiro.

Após finalizar o livro e ouvir recomendações de muitos brasileiros, Novak decidiu ler o icônico livro Dom Casmurro, escrito pelo mesmo autor, e se viu apaixonada pela obra.

Ao falar sobre o clássico, a influenciadora deu ênfase à polêmica mais conhecida da literatura brasileira: Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Você pode conferir a opinião da escritora por aqui.

Sair da versão mobile