No último dia 16 de julho, a Casa Firjan, em parceria com a plataforma Transforma, realizou uma masterclass exclusiva com Beto Skubs, roteirista brasileiro conhecido por seu trabalho na série Grey’s Anatomy.
O evento reuniu profissionais e aspirantes do setor audiovisual no Rio de Janeiro, oferecendo uma rara oportunidade de aprendizado e networking com um dos roteiristas brasileiros mais bem posicionados na indústria americana: dentro de Shondaland, o mundo televisivo criado e gerido por Shonda Rhimes, o qual integrou durante três anos.
Recentemente, Skubs publicou em seu Instagram uma despedida da série, dizendo estar se dedicando a novos projetos.
Experiência no set de Grey’s Anatomy
Durante a masterclass, Beto Skubs compartilhou suas vivências nas três temporadas em que trabalhou na produção de Grey’s Anatomy e também falou sobre outras experiências em salas de roteiristas na gringa.
Em um papo exclusivo com o TMDQA!, ele destacou a complexidade de escrever roteiros para uma série médica e a importância de integrar elementos técnicos com narrativas emocionantes.
“Escrever a série foi tranquilo. Não tem diferença de outras coisas que já tinha feito antes. A parte específica do Grey’s que é desafiadora é a parte médica. Não que a gente tenha de saber medicina – existe uma equipe de médicos que cuida dessas coisas. Mas ter que aliar a parte médica às histórias foi novidade pra mim. No Grey’s tive a oportunidade de produzir episódios no set, participar da pré e pós-produção.“
Beto Skubs também ressaltou a importância da experiência prática na produção de episódios. Ele assinou, entre outros, o episódio “Walk On The Ocean” da 20ª temporada de Grey’s Anatomy, estrelado pela atriz brasileira Bianca Comparato.
“Aprendi muito, esse é o tipo de coisa que só fazendo para ganhar experiência. E é sempre muito legal ver quanto trabalho vai, quanta gente está envolvida na produção de um episódio. Você valoriza ainda mais quando vê o episódio pronto.“
Beto ainda falou sobre sua versatilidade como roteirista, abordando sua transição entre roteiros infantis e dramas adultos. Ele contribuiu para séries como Diário de Luli e animações como Ben 10, além de 171: Negócio de Família e Sex Life, entre outros.
“Eu sempre fui um roteirista de drama live action, que passou uma fase no infantil. Eu tive que aprender o infantil, e não o contrário. 95% do que escrevi foi drama adulto, então estava bem preparado nessa parte quando cheguei no Grey’s ou em qualquer outro trabalho que tive. Quando eu escrevi episódios de séries infantis, aí sim tive que aprender um monte de coisas sobre um formato diferente do que estava acostumado!“
Integração cultural e elementos pessoais
Uma das características marcantes do trabalho de Beto Skubs é a integração de elementos culturais e pessoais em seus roteiros. Ele explicou como suas experiências de vida influenciam suas histórias.
“Sempre tem muita coisa que a gente traz da vida pessoal para o roteiro. Cada roteiro que escrevo é a soma de todas as minhas experiências até aquele momento. Às vezes isso se traduz de forma mais subconsciente, às vezes mais literal. Colocar na série uma história que aconteceu comigo. Nomes de personagens em homenagem a amigos ou família. Sempre foi importante pra mim trazer elementos culturais do Brasil dentro do possível.“
Difícil é deixar de lado a responsabilidade de escrever para uma das séries mais amadas dos últimos anos, e ainda representar o Brasil e uma sala de roteiristas altamente visada. Mas essa vivência compensa qualquer pressão.
“[Experiências] marcantes, em termos pessoais, teve bastante… o fato de escrever personagens que já estavam estabelecidos há tanto tempo, personagens icônicos… a primeira vez que eu abri o programa de roteiro pra escrever falas para esses personagens. A primeira vez num set com a responsabilidade de ajudar a traduzir as coisas do roteiro para a vida real. Ver um episódio no ar pela primeira vez, sabendo que milhões de pessoas estavam assistindo aquilo comigo…“
Haja coração!
Comparação entre indústrias audiovisuais
Ao discutir as diferenças entre as indústrias audiovisuais do Brasil e dos Estados Unidos, Beto destacou a formação e a competitividade como fatores chave.
“Quando saí do Brasil, praticamente não existia uma indústria. Isso começou a mudar na época com a lei da TV a cabo, e depois, com a chegada dos streamings. As maiores diferenças estão no fato de que, em Hollywood, existem muitas, muitas pessoas que têm formação básica de altíssimo nível e a competição é tão feroz, que vai rolando uma seleção natural. Todo mundo fala a mesma língua, entende a mesma terminologia, compartilha um vocabulário e um entendimento do dia a dia, da produção, coisas que são esperadas quer você tenha experiência prática ou não. No Brasil, quando trabalhei por aqui, senti essa diferença.“
Ele também enfatizou a importância da troca de experiências internacionais para o desenvolvimento da indústria no Brasil.
“A troca de experiências e informações com o mercado americano ajuda muito nisso. Eu tive a felicidade de vir pros EUA graças a uma bolsa CAPES-Fulbright, e tem vários outros bolsistas que vieram para cá, se formaram, e voltaram para o Brasil com essa experiência. Esses roteiristas estão por aí, produzindo, ensinando, compartilhando, assim como eu, e isso enriquece muito. O acesso à informação está por aí. Estudar muito, me preparar muito, ler, escrever, viver a profissão, acho que esse é o caminho para se destacar na multidão.“
Importância das aulas gratuitas para o desenvolvimento de novos talentos
Dani Tolomei, uma das idealizadoras da Transforma, plataforma de especialização dedicada a profissionais da indústria audiovisual, reforçou a relevância de eventos como esta masterclass para a formação de novos talentos na indústria audiovisual.
“Esses eventos proporcionam uma oportunidade única de aprendizado direto com profissionais renomados, que compartilham suas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de suas carreiras. No caso de Beto Skubs, os participantes podem entender os desafios e as estratégias envolvidas na criação de roteiros para séries de sucesso como Grey’s Anatomy.“
Tolomei destacou como as aulas fomentam o networking e a inovação no setor.
“Além disso, esses eventos fomentam um ambiente de networking, permitindo que novos talentos se conectem com veteranos da indústria, criando parcerias e colaborações que podem impulsionar suas carreiras. A interação direta com profissionais estabelecidos também ajuda a desmistificar o processo criativo e produtivo, tornando-o mais acessível e inspirador para os aspirantes. Esses encontros promovem uma troca de ideias rica e diversificada, estimulando a inovação e a excelência na produção audiovisual.“
Democratização do conhecimento com aulas gratuitas
A disponibilização das masterclasses de forma gratuita na Transforma faz parte dessa estratégia de democratização do conhecimento e conteúdo.
“A inclusão de aulas gratuitas na plataforma Transforma é um passo significativo para a democratização do conhecimento e a criação de oportunidades para aspirantes a roteiristas e outros profissionais do audiovisual. Ao oferecer acesso gratuito a conteúdos de alta qualidade, eliminamos barreiras financeiras que muitas vezes impedem talentos promissores de progredirem em suas carreiras.“
Dani Tolomei enfatizou o impacto regional e a importância de uma plataforma online. Isso porque a aula de Beto Skubs será disponibilizada para acesso via internet, removendo a barreira geográfica.
“Temos também um aspecto de democratização regional; nem sempre um criador/produtor consegue vir ao Rio ou São Paulo para grandes eventos e ouvir essas pessoas que são verdadeiras inspirações. Por isso, uma plataforma online é essencial. […] Tentamos atender todas as demandas dos profissionais, entregando muito conteúdo de valor gratuito, oferecendo planos pagos com valores acessíveis e acesso a mentorias individuais com grandes profissionais de mercado, e trazendo tudo isso com recorrência, com uma nova masterclass por mês.“
Futuro da Transforma
Os planos futuros da Transforma incluem a expansão de suas ofertas de cursos e eventos.
Em agosto, será lançado um curso pago de branded entertainment em parceria com Fernanda Menegotto, com descontos progressivos para assinantes dos planos pagos. Em setembro, virá um curso desenvolvido pela própria Transforma sobre Audiovisual Ágil, seu método de desenvolvimento e gestão de projetos, também com descontos progressivos para assinantes.
Tolomei explicou que a plataforma está comprometida em apoiar continuamente novos profissionais do mercado.
“Nosso objetivo é continuar sendo um catalisador para o crescimento de novos talentos no setor audiovisual, tanto no Brasil quanto no exterior, oferecendo suporte contínuo através de programas de mentoria intensivos, consultorias especializadas e acesso a redes de financiamento. Estamos comprometidos em criar um ecossistema sustentável que incentive a inovação e o crescimento contínuo na indústria audiovisual.“
A masterclass proporcionou uma visão sobre o processo criativo e os desafios enfrentados por um roteirista de sucesso, mas também destacou a importância de eventos educativos e a democratização do conhecimento no setor audiovisual.