Vocalista escolhe clássicos de bandas como Thursday e Jimmy Eat World ao falar sobre referências Emo

As 5 músicas Emo preferidas de Hayley Williams, do Paramore

Obras lançadas entre 1999 e 2003 estão entre as escolhas da talentosa cantora; confira

Hayley Williams, do Paramore
Foto por Lindsey Byrnes

Hayley Williams e sua icônica banda Paramore são referências quando falamos da terceira onda da música Emo.

A artista e seus companheiros ganharam fama na cena em 2005 com seu disco de estreia, All We Know Is Falling, mas foi o segundo álbum do grupo, o elogiado Riot!, lançado em 2007, que realmente conquistou um público significativo e fez a banda alcançar sucesso na indústria.

Publicidade
Publicidade

Em 2022, a talentosa vocalista apresentou um podcast chamado “Everything is Emo” na plataforma BBC Sounds, onde discutiu a cena musical Emo dos anos 2000. Em um dos episódios, ela revelou alguns clássicos lançados no início dos anos 2000 que ajudaram a moldar o estilo musical do começo da carreira do Paramore.

Em um trecho divulgado no Instagram da BBC Sounds, Hayley afirma que foi um desafio escolher apenas cinco músicas Emo que ela considera suas favoritas:

Quando se trata desse gênero, o que eu procuro, o que eu quero ouvir, seja música antiga ou nova, eu quero sentir a mesma sensação que eu sentia quando ia a pequenas casas de shows para ver bandas quando comecei, sabe, fazendo parte da cena em Nashville. Eu acho que isso é o que tem de legal sobre o Emo, existe um espírito de encontro na música que é completamente baseado na comunidade, é baseado em um espírito DIY [‘faça você mesmo’] e aparece em tantas bandas, sabe, tantas coisas. Emo é uma palavra muito ampla. Daí tudo é Emo.

Confira a seguir a escolha final de Hayley Williams e seus comentários sobre cada uma das faixas!

As 5 músicas Emo preferidas de Hayley Williams, do Paramore

Thursday – “Standing On The Edge of Summer”

Na verdade, eu tinha um pôster gigante de Geoff Rickly do Thursday. A estrutura de acordes, tudo nesta música em particular, sinto que posso creditar com segurança algumas das maneiras como o Paramore aprendeu a escrever e os tipos de acordes que usamos em nossas primeiras músicas. Essa música é uma mistura perfeita de belos acordes, mas também, obviamente, agressividade.

The Jealous Sound – “Hope For Us”

Eu amo essa música, amo a letra, amo a voz dele. The Jealous Sound é uma banda incrível, mas acho que se você é um fã de Emo, deveria saber.

Sunny Day Real Estate – “Faces In Disguise”

Fizemos uma cover dessa música em 2007 em uma de nossas primeiras grandes turnês do ‘RIOT!’. Quando eu era adolescente, escrevi com um marcador prateado em cima da minha cama a letra dessa música porque parecia muito triste da melhor maneira para mim, e sempre associei a música Emo ao sentimento de saudade.

Jimmy Eat World – “For Me This Is Heaven”/”Table For Glasses”

Eles também foram uma das primeiras bandas da nossa cena que estourou da maneira que eles fizeram. Eles se tornaram tão conhecidos e meio que transcenderam a cena de onde vieram. Então, isso também foi muito inspirador para mim. Se eu tivesse que escolher talvez eu diria For Me This Is Heaven ou “Table For Glasses”, porque essas duas foram as primeiras músicas que ouvi.

Sparta – “Collapse”

Essa música em particular foi uma grande influência para o Paramore, mas na verdade todo o álbum deles, “Wiretap Scars”, foi importante para nós. O Sparta meio que seguiu essa linha que eu acho que o Paramore tenta seguir com cuidado, que é, tipo, entre lindas melodias, belos tons de guitarra e também agressividade. Sabe, é como o Thursday, nós realmente amamos os sons e a suavidade de algumas coisas, algumas das músicas que o Sparta escreveu, e também adoramos que eles possam facilmente entrar em um estado distorcido, um refrão com aquela pancada sonora.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile