Quem viveu a juventude nos anos 2000 morre de saudade de assistir a clipes clássicos na televisão e ouvir bandas de Rock nas rádios mainstream.
Aquela foi a época de ouro do Indie, com nomes como Yeah Yeah Yeahs e The White Stripes, e também do Pop e do R&B Alternativo, com Gorillaz e Daft Punk lançando alguns de seus melhores trabalhos. É claro que também teve espaço pro Nu Metal, com nomes como Linkin Park se destacando muito.
Aproveitando a onda de nostalgia daquela época, o TMDQA! preparou uma lista com 10 músicas dos anos 2000 que, mesmo sendo relativamente novas, já se tornaram verdadeiros clássicos da música mundial.
Confira abaixo, e vai dizer que seu corpo não mexe sozinho quando uma dessas toca na pista?!
10 músicas dos anos 2000 que já são clássicos
Daft Punk – “One More Time” (2000)
Impossível não começar essa lista com a dupla que uniu as tribos da música eletrônica, da Disco e do Rock. Com seu clipe inesquecível em animação futurística, “One More Time” está no disco Discovery (2001), o mesmo que tem “Digital Love” e “Harder, Better, Faster, Stronger”.
Yeah Yeah Yeahs – “Maps” (2003)
Este sucesso do álbum Fever to Tell (2003) merece um lugar aqui por unir referências do Indie, do Art Rock e até da Soul music dos anos 1960. A guitarra etérea de “Maps” e a voz suave de Karen O influenciaram tudo que viria depois – inclusive o maior hit de Kelly Clarkson.
Gorillaz – “Clint Eastwood” (2001)
Com uma das introduções mais facilmente reconhecíveis de todos os tempos, este sucesso do disco de estreia do Gorillaz une Trip Hop, Ska e até elementos de trilha sonora de velho oeste, e já é provavelmente tão famosa quanto o próprio Clint Eastwood (senão mais).
Beyoncé – “Crazy in Love” (2003)
Falando em introdução, quem é que consegue não fazer um trompete imaginário quando essa começa a tocar? Beyoncé se tornou a maior diva da música Pop nos últimos 20 anos, mas seu disco de estreia em carreira solo já tinha essa pedrada em parceria com Jay-Z.
Gnarls Barkley – “Crazy” (2006)
Com sua mistura única de Soul e psicodelia, “Crazy” é conhecida por sua produção inovadora e os vocais poderosos de CeeLo Green, e ao mesmo tempo é altamente popular. A faixa presente no álbum St. Elsewhere (2006) ganhou o Grammy de Melhor Performance Alternativa no ano seguinte.
Amy Winehouse – “Rehab” (2006)
Outra grande representante do Soul moderno nos anos 2000 foi a saudosa Amy Winehouse, que curiosamente explodiu com uma música que fala sobre sua resistência ao tratamento para dependência. Levando em conta que perdemos a cantora cedo demais, qualquer música dela pode ser considerada um clássico.
Eminem – “Lose Yourself” (2002)
Tem muita gente dizendo que Eminem não conseguiu resgatar sua boa fase no disco mais recente, mas lá em 2002 ele sem dúvidas estava no auge, estrelando e fazendo a trilha sonora do filme 8 Mile, um marco na cultura Hip-hop norte-americana.
OutKast – “Hey Ya!” (2003)
Outro grupo gigante para o Rap naquela década foi o OutKast, que revelou André 3000 para o mundo graças à sua genial atuação múltipla no clipe de “Hey Ya!”. Isso sem falar no poder contagiante da música presente no inovador álbum Speakerboxxx/The Love Below (2003).
The White Stripes – “Seven Nation Army” (2003)
Quando você ouve uma música sendo adaptada por torcidas de futebol nos estádios, pode ter certeza que ela já é um clássico. Com um riff simples e marcante, Jack e Meg White conseguiram causar um impacto cultural muito além da música – aliás, o álbum Elephant (2003) é um clássico do início ao fim.
Linkin Park – “In the End” (2001)
Não poderíamos encerrar essa lista sem a banda que, para muitos, melhor representa o que foram os anos 2000 com a explosão do Nu Metal. “In the End”, hit do disco Hybrid Theory (2001), acumula atualmente incríveis 2 bilhões de plays só no Spotify, mostrando que já é eterna.