Baterista conversou com os fãs sobre as mudanças nos shows após sofrer um AIT

Iron Maiden pode nunca mais tocar algumas músicas após derrame do baterista Nicko McBrain

Baterista revelou que a música "Caught Somewhere In Time" ganhou uma adaptação para ser mantida no repertório

Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden
Foto via Wikimedia Commons

Nicko McBrain precisou fazer algumas adaptações para continuar tocando com o Iron Maiden depois de ter sofrido um derrame em janeiro de 2023 que o deixou parcialmente paralisado – e as mudanças nos shows chamaram a atenção dos fãs.

Após enfrentar um AIT (Ataque Isquêmico Transitório), uma espécie de mini-AVC, o baterista que integra a lendária banda desde 1982 chegou a temer por sua carreira, mas conseguiu retornar à atividade depois de meses de fisioterapia intensiva.

Durante um show do seu projeto paralelo Titanium Tart realizado em Pompano Beach, na Flórida, Nicko desabafou com os fãs e compartilhou mais detalhes sobre o acidente neurológico (via Loudwire):

“Tenho que ser honesto com vocês, o ano passado foi meio complicado para mim. Eu não conseguia tocar, fiquei paralisado do lado direito. Felizmente… tem uma garota chamada Julie Blum que cuidou de mim, e em três meses ela me fez tocar novamente.”

Iron Maiden mudou repertório por causa de Nicko McBrain

O músico continuou seu depoimento revelando que seus companheiros do Iron Maiden decidiram instituir uma nova regra depois que o baterista, apesar de recuperado, perdeu um pouco da habilidade que apresentava:

“Não sou o velho Nicko, não sou o mesmo nem de longe, mas pelo menos ainda tenho uma parte de mim. E minha banda – abençoados sejam Steve Harris e o resto dos caras – me disse: ‘Se você não consegue fazer algo em uma música, simplesmente não tocaremos essa música’.”

Uma outra solução apresentada pela banda, segundo o músico, foi adaptar algumas canções para que elas possam continuar no repertório mesmo com as adaptações de Nicko. Como exemplo, ele citou “Caught Somewhere in Time”, faixa de 1986:

“Quando estávamos ensaiando no ano passado para a ‘The Future Past Tour’, ‘Caught Somewhere In Time’ abriria os shows. Há uma parte no meio, é toda feita na caixa da bateria na gravação, mas eu não consigo tocar. Como vocês provavelmente notaram, aqueles de vocês que são nerds e estão na plateia dizem: ‘Ele não fez a virada na bateria’. Bem, é por isso, porque eu simplesmente não consigo fazer.

Seja como for, Steve se virou pra mim e eu disse: ‘Ok, eu tenho uma ideia. Se eu fizer a dobra na caixa’, e toquei pra ele, que me disse, ‘Não. Tem outra ideia?’ Eu disse: ‘Sim, vou tocar no prato’. ‘Não’, disse Steve. ‘Isso é tudo que eu tenho a oferecer, amigo’. Daí ele pensou por cerca de meio minuto, ele estava de pé na frente do meu kit de bateria, e então ele pergunta: ‘E se você pular e for direto pra outra parte?’. Eu disse ‘Você é um gênio, Harris’. E lá estava eu, o baterista, que supostamente deveria ter essas ideias, e vem o Harris e diz: ‘Toque direto, Nick’. Nem tinha passado pela minha cabeça. Ensaiamos a partir daí e agora ficou assim, e tenho certeza que 90% de vocês não estão nem aí com a falta desse pedaço!”

Confira a seguir o depoimento de Nicko McBrain e, logo depois, a versão adaptada de “Caught Somewhere in Time”. Consegue perceber a diferença por aí?

Em show, Nicko McBrain faz discurso sobre limitações na bateria após derrame
Iron Maiden toca “Caught Somewhere in Time” em nova versão adaptada para limitações do baterista