Soundgarden, Pearl Jam e mais

As 5 maiores bandas dos Anos 90 segundo Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)

Guitarrista listou suas principais referências no Rock durante o final do século XX

Alter Bridge no Rock In Rio
Foto por Lucas Dumphreys / TMDQA!

Mark Tremonti fez história no Rock durante o final dos anos 1990 e início da década de 2000 como guitarrista do Creed – banda que, embora não agradasse a gregos e troianos, foi uma das principais da época e acumulou diversos recordes, principalmente com seus três primeiros discos.

Atualmente fazendo parte do Alter Bridge, e em turnê especial organizada pelo Creed, o músico foi convidado pela Guitar World para comentar sobre as maiores bandas dos anos 90. Na seleção do artista de 50 anos apareceram, por exemplo, grupos ainda em alta, como Pearl Jam e Weezer, e outros que não estão mais ativos, como Soundgarden e Hole.

Confira todos a seguir, com os comentários de Tremonti!

Hole

“Ótimas composições – ótimas músicas emocionais e temperamentais. Gosto quando alguém expõe tudo e não se contém, e essa era definitivamente Courtney Love.”

Stone Temple Pilots

“Ótima banda. Icônica. Algumas das melhores musicalidades até hoje. Adorei vê-los ao vivo. Tivemos nossos altos e baixos com seu antigo vocalista naquela época, mas eles escreveram alguns álbuns incríveis.”

Soundgarden

“Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos. Kim Thayil é um dos guitarristas mais legais e inventivos de todos os tempos. Ele foi uma grande inspiração para mim como guitarrista e compositor. Chris Cornell está definitivamente no meu Monte Rushmore de cantores, não importa o gênero. Matt Cameron na bateria era absolutamente fenomenal.”

Weezer

“Nunca comprei nenhum disco do Weezer, mas sempre gostei do que eles faziam. Eu acho que eles são ótimos compositores e definitivamente tinham o que queriam. Me lembro de alguém me dizer na época que Weezer e Veruca Salt haviam assinado dois dos maiores contratos de gravação para novas bandas. Quando ouvi Weezer, pensei: ‘Entendi. Eles sabem como escrever uma música.’”

Pearl Jam

“O Pearl Jam era a maior banda do mundo quando eu estava na faculdade. Você não conseguia andar em lugar nenhum sem ouvir ‘Ten’ saindo de cada dormitório. Foi um disco muito especial. Me lembro de ter visto o vídeo de ‘Alive’ no Headbangers Ball e era tão diferente. A voz de Eddie Vedder agarrou todo mundo desde o início. O projeto Temple of the Dog foi outro disco especial para mim – incrivelmente emocionante e muito bem escrito. Chris Cornell e Eddie Vedder juntos foram tão bons. Devo ter tocado ‘Hunger Strike’ algumas milhares de vezes.”