Música não dá mais dinheiro?

Ícone do Metal diz que a indústria da música não existe mais: “sou vendedor de camisetas"

“Não sei o que dizer aos jovens músicos hoje porque estou cansado”, desabafou Jack Gibson, baixista do Exodus

Guitarrista do Exodus virou vendedor de camisetas
Crédito: reprodução

Em participação no podcast de Danielle Bloom, o baixista Jack Gibson, do Exodus, manifestou suas frustrações com a indústria da música, especialmente do Metal, e até revelou que hoje em dia não se considera mais um músico e sim um “vendedor de camisetas”.

Na entrevista, ele deixou claro que não acredita mais no mercado e desistiu de ganhar dinheiro com a música em si. Gibson afirmou estar “cansado” e explicou o motivo de sua irritação ao ser estimulado a passar dicas para jovens artistas (via Loudersound):

“Não sei o que dizer aos jovens músicos hoje porque estou cansado. E não é que eu esteja apenas cansado, é que não existe mais a indústria musical. Quando eu era jovem, havia um caminho, havia passos a seguir. Você montava sua banda, fazia sua música, começava a procurar shows, e se pudesse atrair pessoas para seus shows, o próximo passo seria ter pessoas de gravadora interessadas. Então, você tinha que reunir seu pacote promocional para dar às gravadoras que estariam interessadas. E, então, você tenta assinar um contrato e então tentaria fazer discos e vender discos. E essas etapas não existem mais.”

O resultado de tudo isso, segundo Gibson, é que “não há uma indústria” da música porque as empresas responsáveis começaram a “oferecer música de graça”. Ele elabora o pensamento explicando como as camisetas se tornaram possivelmente sua principal fonte de renda:

“Não há uma indústria [da música]. Uma vez que eles começaram a oferecer a música de graça, não tem mais indústria. A gente não vende merda nenhuma de discos. Se não sairmos por aí vendendo camisetas, não ganhamos dinheiro. Eu sou um vendedor de camisetas. Não sou um músico.”

Soou bem desanimador, hein?

Baixista do Exodus diz que se considera “vendedor de camisetas”

Como se não pudesse parecer mais pessimista, Jack ainda lembrou que as inteligências artificiais estão cada vez mais invadindo as mais variadas áreas profissionais, tirando o trabalho de muitas pessoas:

“E a qualquer momento, todos nós vamos perder nossos empregos para esses malditos robôs. Uma vez que a IA descubra como realmente fazer música que as pessoas gostem, eles não vão nos pagar para fazer merda nenhuma.”

Que cenário desolador! Vale lembrar que o Exodus recentemente veio ao Brasil para participar do Summer Breeze 2024, realizado em São Paulo, e iniciou sua turnê europeia nesta sexta-feira (26) com uma apresentação no Chania Rock Festival, em Creta, na Grécia.

Logo abaixo, você pode ouvir o podcast completo com Jack Gibson.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!