Mick Jagger pode até ter escolhido o Rock como o gênero principal de sua carreira na música, mas o líder dos Rolling Stones tem em suas raízes uma forte admiração pelo Blues.
O amor pelo gênero, que era compartilhado tanto por Jagger como pelo guitarrista Keith Richards, foi um dos responsáveis pelo surgimento dos Stones. Depois de terem ficado afastados após a infância, Richards notou em um dia aleatório que Jagger estava com um disco de Muddy Waters e, a partir dali, a dupla voltou a conversar e fazer música juntos até criar a lendária banda.
Apesar do Rock se destacar no catálogo do grupo britânico, Mick Jagger nunca deixou de enaltecer seu sentimento pelo Blues, e, inclusive, escolheu o nome de sua banda inspirado pela música “Rollin’ Stone” de Muddy Waters, considerado o pai do Blues de Chicago.
Mick Jagger e sua admiração pelo Blues
Em 2020, o icônico vocalista compartilhou com os fãs mais detalhes sobre sua relação com o Blues ao assumir o programa Blues Power, da rádio Planet Rock, e selecionar suas 10 músicas favoritas do gênero.
Entre suas primeiras escolhas estava a faixa “Palace Of The King”, de Freddie King. Jagger justificou sua seleção, dizendo (via Far Out):
“Freddie King, um grande guitarrista. Isso foi gravado pela Shelter Records, originalmente. Acho que o responsável pela banda era Leon Russell tocando piano na faixa. Então não é uma sequência de blues tradicional, tem backing vocals, é meio que um pouco, você pode dizer comercial. Mas eu acho que é um disco de blues fantástico.”
A seleção do vocalista dos Rolling Stones também contou com a pioneira Sister Rosetta Tharpe, mencionada pelo artista com a música “Strange Things Are Happening Every Day”. Sobre a faixa, Mick declarou:
“Sister Rosetta Tharpe era principalmente uma cantora gospel, mas ela queria cruzar, ela queria ser uma cantora pop, ela queria ser uma cantora de blues também. Então este é seu maior sucesso, tocando com Sammy Price no piano.”
Mostrando estar atualizado sobre os novos representantes do Blues, Jagger também incluiu em sua lista a música “Always Alright” do ótimo Alabama Shakes e elogiou os vocais da talentosíssima Brittany Howard, vocalista da banda:
“Trazendo as coisas realmente para os dias atuais, Brittany Howard, cantora fantástica com o Alabama Shakes.”
Confira a seguir as 10 músicas citadas por Mick Jagger como as suas faixas de Blues favoritas!
As 10 músicas de Blues preferidas de Mick Jagger
Freddie King – “Palace Of The King”
Mississippi Fred McDowell – “Drop Down Mama”
Luther Allison – “Chicago”
Sister Rosetta Tharpe – “Strange Things Happening Every Day”
Joe Louis Walker – “Too Drunk To Drive Drunk”
Memphis Minnie – “Has Anyone Seen My Man”
Buddy Guy – “Baby Please Don’t Leave Me”
Fantastic Negrito feat. Tarriona “Tank” Ball – “I’m So Happy I Cry”
Alabama Shakes – “Always Alright”
Little Walter – “Boogie”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!