Spotify invadido? Nunca mais!

Spotify: como proteger sua conta para que ela não seja usada por terceiros

Evite que seus perfil no serviço de streaming sofra com invasões!

Spotify celular fraude
Crédito: Shutterstock

Você deve conhecer alguém que já teve sua conta do Spotify roubada ou, pelo menos, escutou falar de alguma pessoa que tenha passado por isso.

Nesta semana, um perfil no X/Twitter viralizou ao ensinar aos usuários da rede social como proteger suas assinaturas de invasores. Ao dar o passo a passo do “bizu”, a user @marisofar já acumulou mais de 6 mil curtidas e quase 800 retuítes.

Para orientar os internautas, ela escreveu, relatando uma experiência própria e apontando também para uma tática que vem sendo utilizada por sites que exploram trends envolvendo o serviço:

“Sabe aqueles sites de brincadeirinha de festival do Spotify etc que você conecta sua conta? Então, eu descobri que um app terceiro estava usando minha conta do Spotify para vender streams em horários em que não uso… Vou explicar como evitar que aconteça com você.

Desconectando [então] apps terceiros: você vai no seu navegador de preferência pelo PC ou celular e faz login na sua conta (tem que ser pelo navegador). Vai em Conta > Segurança e privacidade > Gerenciar apps. [Então] remova o acesso de todos que você desconhece. Eu mantive alguns, como Alexa, Amazon.

Agora, é evitar manter o acesso quando participar das trends que se vinculam à sua conta do Spotify, lembrando de remover sempre. Eu, infeliz, descobri isso fazendo meu receiptify do mês e vendo que nas mais escutadas estão músicas de estilos que eu nem gosto e nem escuto 🙁 Estou triste pois vai aparecer no meu wrapped, vou chorar.

Passou por algo igual? Confira a publicação ao final da matéria!

Internautas relatam casos parecidos de invasões no Spotify

Nos comentários, muita gente se identificou com o relato de Mari e um usuário comentou:

“Há uns 3 anos, eu estava tacando stream em um rapper russo sem nem saber. O cara dava play, eu dava pause, aí do nada play de novo. Nas minhas músicas curtidas SÓ tinha esse cara e ele tinha tipo 3mi ouvintes mensais.”

Outro ressaltou que precisou alterar seu acesso: “Meu deus, isso aconteceu comigo há muito tempo e eu fiquei ???????? Tive que mudar a minha senha porque fiquei assustado.” “Comigo também! era um saco, eu tinha que ficar apagando dezenas de scrobbles no meu lastfm pra não ficar bagunçado”, acrescentou um terceiro.

Parece realmente uma tática mais comum do que a gente pensa…