Em uma entrevista para uma estação de rádio há alguns anos, Dave Navarro, guitarrista do Jane’s Addiction que já foi substituto de John Frusciante no Red Hot Chili Peppers, revelou a emocionante história por trás da guitarra Les Paul que conecta esses dois ícones do Rock.
Relembrando um de seus episódios de internação por abuso de drogas, que coincidiu com o mesmo período de reabilitação de Frusciante, Navarro disse que presenteou o músico do RHCP com o instrumento depois de quase ter tocado com o Guns N’ Roses (via FarOut):
“Eu estive [no Red Hot Chili Peppers] por alguns anos, talvez cinco anos. John saiu da banda e acabou na reabilitação. Não acho que seja segredo, e eu mesmo tenho lutado contra… De qualquer forma, ele acabou na mesma reabilitação que eu fui. E ele me procurou e disse: ‘Ei cara, estou preso aqui, você pode me trazer uma guitarra? Porque não posso tocar aqui, não tenho nada para tocar.’ Eu fiquei tipo, ‘sem problemas’. Então eu peguei uma guitarra Les Paul Sunburst que eu tinha [comprado] porque estava pensando em tocar no Guns ‘n’ Roses na época.”
Navarro, no entanto, não entrou para a banda de Axl Rose em turnê, deixando John com a Les Paul que ele não tinha mais intenção real de aproveitar.
“Então, levei a Les Paul até onde ele estava internado. Saímos, conversamos um pouco e nunca mais vi a guitarra. E acho que ele saiu da internação, e quem sabe o que aconteceu.”
Calma que a história continua…
Dave Navarro e a emocionante história da guitarra dada a John Frusciante
Durante anos, Navarro presumiu que Frusciante havia decidido ficar com a guitarra ou até assumiu que ele poderia tê-la perdido em algum momento. No entanto, dez anos depois do último encontro deles, Dave recebeu uma ligação:
“John me ligou e disse, ‘Ei cara, posso ir até sua casa?’. E eu falei, ‘Claro, cara, chega aí’. Ele vem, bate na porta e traz um case de guitarra. E ele abre e é uma Les Paul preta.”
Frusciante, então, tirou o instrumento do estojo e o deu a Navarro, revelando o destino do instrumento e a explicação por trás do presente:
“Anos atrás, você me deu uma Les Paul, e eu a vendi e comprei drogas com ela, e agora só quero consertar isso.”
Navarro relata ter ficado sem reação por um momento, mas logo o papo tomou uma direção emotiva, com lembranças e desabafos sobre todas as dificuldades semelhantes pelas quais passaram, principalmente envolvendo o vício. Dave, inclusive, não teve dúvidas ao dizer que aquele se tornou um dos itens mais especiais de sua coleção:
“Aquela Les Paul preta está na minha casa. Adoro que ele [Frusciante] tenha tentado consertar isso, mas, de certa forma, aquela Les Paul preta agora é mais especial para mim do que a original”.
Demais, hein?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!