Faixa navega entre um Ijexá ao estilo Caetano Veloso e Gilberto Gil com afoxé

"Abordar o assunto do amor entre as pessoas negras e enaltecer a arte da dança": destaque na nova geração da MPB, Renata Lopes lança clipe de “Sentir”

O single autoral da artista baiana ganha história contada em vídeo com passos de dança contemporânea

Renata Lopes
Foto por Ayrton Borges

Com combinações musicais entre um Ijexá ao estilo Caetano Veloso e Gilberto Gil com afoxé, “Sentir”, de Renata Lopes, agora ganhou um clipe, que foi lançado no dia 31 de julho.

Seguindo o enredo aconchegante da canção, o vídeo mostra o verdadeiro ato de sentir em suas diferentes vertentes, fluindo de uma paquera para uma dança intensa entre o casal, com passos de dança contemporânea. Segundo a cantora, a canção foi inspirada no amor, em um devaneio de paixão vivido por ela e o clipe não poderia ser diferente.

Publicidade
Publicidade

Ouvida por mais de 70 mil vezes desde seu lançamento, “Sentir” está nas principais plataformas digitais e ganhou clipe através de uma visão da artista do que seria a música. Em entrevista ao TMDQA!, a cantora revela os desafios da música independente e suas inspirações para compor.

Confira o papo completo abaixo, e ao final da matéria assista ao clipe e ouça a música na playlist TMDQA! Lançamentos!

TMDQA! Entrevista Renata Lopes

TMDQA!: Você vem marcando presença no cenário independente da Nova MPB. Como você vê a música brasileira hoje? Acredita que a cena independente está evoluindo?

Renata Lopes: A música brasileira tá mais diversa do que nunca, porém levada por muitas influências e menos autenticidade. A minha perspectiva sobre evolução é começar um entendimento do lugar no qual o artista independente atua e até onde ele pode ir! Tem muito espaço mas ainda é limitado. É necessário diversificar ainda mais para evoluirmos. Existe uma evolução tecnológica também, mas a evolução na atuação nos shows e na forma com que o artista independente vê sua obra ainda tem a evoluir.

TMDQA!: E qual é o maior desafio de apostar na música independente?

Renata Lopes: Investimento x retorno. Jogar os dados na mesa e contar com uma base de fãs ainda pequena, sem muito incentivo e investimento é um super desafio. O que move é, ainda assim, em tempos de lucro, o amor pela música, pela criação, a vontade de ultrapassar todos esses limites! E, naquele momento de produção, nem lembrar deles. A graça é fazer música pra quem quer que seja se identificar em algum momento da vida.

TMDQA!: Como é o seu processo de criação? O que te inspirou para “Sentir”?

Renata Lopes: Eu estava em casa, pensando no som da Mayra Andrade, artista de Cabo Verde, quando me veio uma sensação rítmica. Lembrei de um amor platônico que eu tive, e como foi difícil admitir pra mim que estava apaixonada… E veio uma letra. Logo depois fiquei imaginando o encontro da gente na minha cabeça… A pessoa nunca vai saber que essa música foi pra ela! Então finalizei a música e já sabia que seria uma boa lançar.  As gravações foram feitas à distância, porque eu busquei musicistas que conseguissem imprimir realmente o ritmo da forma que eu tinha idealizado.

TMDQA!: Quais foram as suas referências para o clipe? Como você se sentiu ao assistir pela primeira vez o vídeo pronto?

Renata Lopes: Veio logo em minha mente abordar o assunto do amor entre as pessoas negras e também enaltecer a arte da dança, que agrega um valor imenso para a música! Algumas referências foram Gilsons, Rubel. Assim que eu vi, senti vontade de estar lá dentro do clipe vendo como acontecia esse romance, ser amiga deles pra saber como tinham se apaixonado.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile