Vocalista deu opinião pessimista sobre cenário atual

Formado em história, Bruce Dickinson fala sobre ascensão do nacionalismo na Europa atualmente

“Se você olhar para um mapa da Europa agora, ele se parece mais com 1914 do que com 2024", analisou o vocalista do Iron Maiden

Bruce Dickinson em show do Iron Maiden em São Paulo
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Muitos fãs de Iron Maiden devem saber que seu vocalista, Bruce Dickinson, é formado em história. Para além da música, o cantor de 66 anos tem muitas opiniões a respeito do panorama mundial político e social na atualidade.

Dickinson, que também é piloto de avião e chegou a conduzir os voos de sua própria banda por algum tempo, disse em entrevista ao The Independent que a onda crescente do nacionalismo na Europa o assusta e sugeriu que estaria havendo um retrocesso, comparando os tempos atuais a 1914, ano em que foi iniciada a Primeira Guerra Mundial.

Segundo Bruce, as pressões atuais que existem nos países europeus e a manutenção dos interesses de cada nação a qualquer custo lembram práticas cometidas há mais de 100 anos (via Igor Miranda):

“Se você olhar para um mapa da Europa agora, ele se parece mais com 1914 do que com 2024. A composição política, as pressões, os vários nacionalismos diferentes aparecendo. Está tudo borbulhando. Espero que os líderes dos países ocidentais não estejam agindo de maneira imprudente em relação às possíveis catástrofes, porque abrindo mão ou tentando resolver as coisas, em algum momento alguém tem que se levantar e dizer: ‘isso tem que parar e podemos ter que lutar’.”

É um cenário realmente preocupante!

Bruce Dickinson e Iron Maiden no Brasil

Vale lembrar que o Iron Maiden fará dois shows em São Paulo nos dias 6 e 7 de Dezembro, marcados no Allianz Parque.

Por aqui, a expectativa crescente é em relação a Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden que revelou os efeitos contínuos de seu derrame no ano passado e explicou como o mini-AVC (Acidente Vascular Cerebral) que sofreu ainda afeta sua habilidade para tocar bateria.

Ao relatar o quanto o problema comprometeu seu desempenho no palco, McBrain destacou que não consegue mais tocar, por exemplo, a canção mais ouvida da banda no Spotify, o clássico de 1983 “The Trooper”, além de uma outra famosa canção da banda, e você pode descobrir qual delas neste link.

Como será que vai ficar o setlist?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!