Uma face do rapper nunca vista antes

Rashid mostra nova versão de si mesmo no álbum “Portal”: “Não preciso mais provar que sei rimar”

Novo disco do rapper tem participações especiais de Lenine, Melly, Lagum, Péricles e mais

Rashid
Foto: Renato Nascimento

As prioridades mudam durante o decorrer dos anos. A maturidade absorvida com os ensinamentos e os portais que atravessamos, traz para nós novas formas de enxergamos a vida. E a partir dessa perspectiva nasceu o quinto álbum de estúdio do rapper Rashid, intitulado Portal.

Ao longo de nove faixas, Rashid foge de todas as amarras, sejam elas emocionais ou artísticas, para criar um olhar direcionado a si mesmo e ao seu eu interior. De acordo com ele, a criação das músicas fluiu naturalmente pelo fato de ter acesso camadas emocionais jamais exploradas anteriormente.

Depois de oito projetos trazendo sua versão cheia de rima, deslizando entre punchlines e versos impactantes, Rashid mudou. E “Portal”, assim como o sentido literal da palavra, é um ponto de transição para sua carreira, onde novas prioridades ditam sua vida.

“Eu atravessei novos portais, seja com a responsabilidade da paternidade, com o dinheiro ou o trabalho. As prioridades mudaram e o disco expressa essa mudança. É a minha fase sendo pai. Eu não quero fazer música sem precisar fazer. Eu já sei que rimo muito, já mostrei que minha caneta é foda. Não preciso mais provar isso.”

Continua após o vídeo

Rashid celebra novo álbum com fãs

Ao lado de dezenas de fãs, Rashid apresentou o novo projeto durante uma audição intimista na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo. A emoção tomou conta de quem ouviu o disco de peito aberto, onde nem o próprio Rashid resistiu ao fim da última música.

“É um trabalho que acessou camadas emocionais nunca que não havia mergulhado para criar músicas. O disco é muito embasado em emoções e desprendido de moldes que são do rap. Eu não quis fazer música pra agradar quem já gosta de rap, eu fiz para tocar as pessoas.”

Durante o disco, Rashid equilibra suas emoções, apresentando momentos de afeto e outros mais densos. Ao mesmo tempo que o rapper narra sua paternidade na música “Cairo”, ele também apresenta uma conversa aberta sobre suas emoções na faixa “Frustração”.

“É um processo de maturidade. Eu já passei por muita coisa, experiências traumatizantes e outras que foram incríveis. E manter o equilíbrio, conseguindo transformar numa mensagem clara e leve, faz parte desse processo de amadurecimento. O sambista Cartola que criou o Mundo É Um Moinho também compôs ‘Alvorada’, entendeu?”

O álbum também traz ao público uma nova faceta artística de Rashid com novas sonoridades, explorando o afrobeats e o blues. Sem nenhuma participação de um artista do rap, ele reúne nomes que exemplificam a pluralidade do disco como Péricles, Melly, Lenine e Lagum.

Depois de trazer uma aventura coletiva no projeto anterior Movimento Rápido dos Olhos, Rashid apresenta uma jornada individual e os portais que teve que atravessar sozinho. Apesar disso, o projeto é capaz de dialogar com aqueles que pararem para escutar sua mensagem, cruzando a sua história com a de outras pessoas.

“Eu quero que esse disco toque o coração do máximo de pessoas. Em todos os meus álbuns anteriores, eu apresentava as respostas e, agora, eu trago perguntas, mostrando que estou também em busca de algo, assim como as pessoas que me escutam.”

Continua após o vídeo

Podcast TMDQA! entrevista Rashid

Vale lembrar que o segundo episódio do TMDQA! Talks, programa dentro do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!, é justamente uma entrevista profunda com o rapper Rashid.

No papo, ele falou sobre carreira, influências, vontade de ser grafiteiro, cultura Hip Hop e, claro, os incidentes notórios que marcaram sua vida no festival Lollapalooza Brasil.

Além disso, ainda falou sobre como rappers como Emicida foram importantíssimos nesse processo.

Você pode assistir à entrevista completa com Rashid no vídeo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BEATS

É fã do Rap, Trap e estilos musicais com base nas batidas? A Playlist TMDQA! Beats é perfeita para você conhecer novos sons e relembrar de verdadeiros clássicos! Aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!