Os membros remanescentes dos Beastie Boys compartilharam um fato bastante curioso sobre o Disco de Ouro que ganharam pelo aclamado álbum Paul’s Boutique, lançado em 1989.
Para quem não sabe, quando um álbum ou uma música de um artista vende 500 mil unidades (ou o equivalente em streaming, atualmente), a Recording Industry Association of America (RIAA) entrega ao músico uma placa dourada de vinil que fica guardada em uma moldura de vidro.
O que todos presumem é que o disco que integra a homenagem contém o material que está sendo celebrado, mas, ao menos com o lendário grupo de Rap formado nos Anos 90, não foi assim.
O que tinha no Disco de Ouro dos Beastie Boys?
Adam “Ad-Rock” Horovitz e Michael “Mike D” Diamond participaram recentemente do podcast Conan O’Brien Needs A Friend, e por lá relembraram do dia em que descobriram o que tinha no Disco de Ouro de seu segundo álbum de estúdio. Ad-Rock começou dizendo (via Loudersound):
“Estávamos em nosso estúdio aqui na Califórnia e eu estava fumando maconha. Isso foi há muito tempo. E tínhamos um Disco de Ouro na parede. Era do nosso disco, ‘Paul’s Boutique’. Eu estava olhando para ele e pude ver que tinha a nossa capa e eu podia ver que tinha algo assim, tipo, nove músicas de um lado. E eu estava olhando para o Disco de Ouro real e ele tinha apenas quatro músicas nele.”
Intrigados com a quantidade de músicas presentes no disco, os rappers então decidiram quebrar a moldura que protegia o disco e o colocaram em um toca-disco. Surpreendo a todos, Ad-Rock apontou:
“Era alguém fazendo versões de piano de Barry Manilow, tipo ‘Feelings’. Só umas merdas assim.”
Após ser questionado por Conan O’Brien se todos os discos de ouro eram formados apenas por músicas aleatórias, Ad-Rock afirmou que não sabia sobre outros casos e Mike D brincou:
“Gostaria de pensar que, para Barbra Streisand, Donna Summer, Barry Manilow, verdadeiras estrelas, seria realmente o disco deles.”
Confira a seguir os membros dos Beastie Boys contando a verdade sobre seu disco de ouro!
Paul’s Boutique
Paul’s Boutique foi produzido pelos The Dust Brothers e foi certificado como platina em 1995, recebendo depois a dupla platina em 1999, com a certificação mais recente registrando mais de dois milhões de cópias vendidas. O disco é um verdadeiro clássico cult e um dos trabalhos mais aclamados daquela década.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!