O uso responsável de drogas é algo comum em festivais de música, e a substância escolhida por cada um depende de preferência pessoal, das restrições em determinados países… e também do estilo musical do evento!
Foi isso que mostrou um estudo conduzido pelo Boca Recovery Center, instituição de reabilitação da Flórida, nos EUA. Os resultados apontaram que 3 em cada 4 frequentadores de festivais já usaram drogas nessa situação.
Como essa é uma realidade impossível de negar, a pesquisa tentou entender como a música se relaciona com cada substância. O álcool é a droga mais utilizada durante os shows, por 72% dos entrevistados, e a maconha foi citada por 32% dos pesquisados.
Os fãs de Rap e Reggae são os mais propensos a beber álcool (84%), e os fãs de Reggae também lideram o consumo de maconha (47%).
Enquanto isso, frequentadores de festivais de música eletrônica são os maiores consumidores de MDMA (21%), cogumelos (18%), LSD (13%), anfetamina (9%) e, pasmem, até de cocaína (8%).
Dados sobre consumo de drogas em festivais de música
Por outro lado, fãs de música clássica (35%), Country e Pop (24%), e Rock e música latina (23%), são os que mais preferem permanecer sóbrios durante festivais de seus estilos favoritos.
Como o consumo de drogas também tem seus lados ruins, é claro, o estudo constatou que 1 a cada 5 frequentadores já presenciaram alguém passando mal pelo consumo de álcool ou sofrendo uma overdose de outra substância em festivais.
Repleto de informações interessantes, o estudo do Boca Recovery Center está disponível na íntegra neste link, em inglês, e reforça também a necessidade do uso responsável de substâncias e políticas para a prevenção de overdoses. Fique atento!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!