Heavy Metal e música de meditação e relaxamento podem parecer opostos, mas há algumas conexões interessantes entre esses gêneros. Ambos buscam impactar as emoções e o estado mental dos ouvintes e permitem uma exploração sentimental intensa. Enquanto o metal pode liberar tensões, raiva e frustrações, a música de meditação busca acalmar a mente e proporcionar sensação de paz. As duas vias oferecem uma catarse emocional, seja por uma descarga de energia ou de uma indução à tranquilidade.
A partir da cosmovisão dessa dupla de universos sonoros, a banda de Porto Alegre It’s All Red partiu para transformar seu mais recente lançamento, o pesado single “H5N1”, em versão para relaxamento, ideia capitaneada pelo guitarrista do quarteto, Daniel Nodari.
Nodari é detentor do maior canal de canções para meditação e relaxamento da América Latina, de acordo com certificação do YouTube, com 1 milhão de inscritos e mais de 200 milhões de visualizações. No currículo ele carrega 11 anos de prática como professor de ioga e é escritor de livros didáticos sobre guitarra, mistura que o coloca na posição de pesquisador e compositor de sons capazes de promover serenidade.
A faixa “H5N1”, lançada originalmente em 2007, fala do surto do vírus de gripe aviária que assolou o mundo à época e, de acordo com a banda, havia uma vontade de dar nova roupagem para a canção que agora, neste relançamento, vem embalada em um EP homônimo disponível nos streamings de música com três versões da canção: heavy metal revisitada, acústica e relaxamento.
“Gripe aviária era a Covid 19 daqueles tempos! Pensávamos em um cenário distópico e catastrófico, que acabou acontecendo recentemente na pandemia de coronavírus”, comenta Nodari.
Versão Relaxamento
Clipe Versão Metal
De acordes pesados a melodias suaves
Conhecido por seus riffs pesados e solos eletrizantes junto ao It’s All Red, Nodari decidiu explorar um novo território musical ao adaptar uma de suas composições para um público que busca calma e serenidade.
“Foi uma experiência transformadora. Adaptar a música envolveu a utilização de ferramentas apropriadas, como sintetizadores suaves e tempos mais lentos, criando uma atmosfera completamente diferente.”
Nodari explica que a transformação do metal em música calmante parte de estudos sobre as frequências mentais de estados de vigília/sono e meditação, ciclos circadianos e indução aos estados de concentração/meditação.
“Não tocamos a versão meditação de H5N1 ao vivo, pois, o público poderia entrar em meditação coletiva ou relaxar ao ponto de dormir”, brinca Nodari.
Dominando o mercado de relaxamento
Este movimento da It’s All Red não apenas mostra a versatilidade da banda, mas também destaca uma tendência crescente no mercado global de música para relaxamento.
Segundo relatório da Grand View Research, o mercado global de aplicativos voltados para meditação e que oferecem música como uma das ferramentas para o usuário alcançar estados de calma foi avaliado em 1,49 bilhões de dólares em 2023 e há projeção de crescimento anual de 18,2% de 2024 a 2030.
Esta tendência é impulsionada pela crescente demanda por práticas de bem-estar, incluindo ioga, meditação e mindfulness, que frequentemente utilizam música relaxante.
Acesso e popularidade crescente da música para meditação
Plataformas de streaming como Spotify e YouTube desempenham um papel crucial nesse crescimento. Em 2021, o Spotify relatou um aumento de 45% na demanda por playlists de bem-estar, incluindo aquelas para relaxamento e meditação. No YouTube, canais dedicados a música relaxante frequentemente acumulam dezenas de milhões de visualizações, refletindo a popularidade desse gênero.
Com a crescente conscientização sobre saúde mental e bem-estar, a transformação de músicas comuns em faixas de relaxamento está se tornando uma prática cada vez mais comum entre músicos de diversos gêneros. A abordagem inovadora de Nodari e a banda It’s All Red não só diversificou seu repertório, mas também abriu novas portas no lucrativo mercado de música relaxante.
Recentemente, o TMDQA! noticiou que a Universal Music Group (UMG) pretende patentear uma tecnologia que usa música para diminuir ansiedade, a “Generating Tonally Compatible, Synchronized Neural Beats for Digital Audio Files”, um sistema que analisa as características tonais de um arquivo de áudio digital ao longo do tempo, selecionando frequências especiais para adicionar os chamados “neural beats”, sons em frequências capazes de induzir estados de relaxamento.
Essas batidas podem induzir estados mentais desejados por quem escuta, como foco aprimorado, relaxamento e redução do estresse. A ideia é que esta tecnologia possa ser aplicada em tempo real, enquanto o usuário ouve a faixa de áudio digital, o que significa que os “neural beats” podem ser reproduzidos simultaneamente com a música preferida do usuário, o que inclui faixas de heavy metal.
A novidade da UMG pode transformar a experiência musical ao incorporar benefícios cognitivos e emocionais das batidas especiais em canções populares e coloca a empresa em destaque na convergência entre as indústrias da música e do bem-estar.
Como a música evolui e se adapta às necessidades dos ouvintes, histórias como a do It’s All Red ilustram como a criatividade e a inovação continuam a moldar os caminhos do heavy metal de maneiras surpreendentes e emocionantes.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!
A coluna definitiva para os apaixonados pelo heavy metal que traz uma curadoria afiada de bandas e temas que merecem sua atenção. Um mergulho no som que molda gerações. Se você vive e respira metal, essa é a sua leitura obrigatória!