Há tempos se discute a falta de remuneração justa para artistas e bandas quando o assunto é ganhos provenientes das plataformas digitais, e quem falou sobre o tema dessa vez foi Method Man.
Em entrevista para a rádio Hot 97 compartilhada no YouTube nesta semana, o integrante do Wu-Tang Clan revelou que, apesar de seu sucesso como artista solo, ainda não obteve nenhuma receita de streaming com sua música.
Enquanto discutia a interferência das inteligências artificiais no mercado com o apresentador e ex-jogador de futebol americano Wale Ogunleye e citava nomes de Drake, 2Pac, Snoop Dogg e Kendrick Lamar, a lenda do Rap afirmou que nunca recebeu um cheque pela reprodução de suas canções no streaming (via HipHopDX):
“Ainda estou tentando descobrir a IA, mas vi algumas coisas que me fizeram levantar uma sobrancelha – a diss [falsa] de Drake com 2Pac e Snoop, [as diss] falsas de Kendrick. Tem muita coisa aí. Quero dizer, acho que é muito mais profundo do que isso, especialmente quando se trata de IPs [propriedades intelectuais] de artistas que vieram da minha época.
Porque, honestamente, nunca recebi um cheque de streaming de nenhuma das minhas músicas. Como eu disse, ainda estou tentando descobrir tudo porque pode haver alguém que possa fazer uma mistura perfeita dos dois onde – não estou dizendo para aceitar, mas pelo menos fazer arte com isso. E é isso que sempre defendo, a parte criativa.”
Complicado!
Method Man revela que nunca ganhou dinheiro com streaming
Na conversa, Method Man não entrou em mais detalhes sobre a propriedade de sua música e não chegou a comentar se já buscou algum tipo de reparação financeira, mas a simples revelação já deixa claro como a questão precisa de alguma regulamentação mais clara e positiva para quem produz música.
Concorda por aí?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RAP
Dos clássicos do Rap ao Trap: a Playlist TMDQA! Rap é perfeita para você conhecer novos sons de artistas nacionais e internacionais! Aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!