Quem assistiu recentemente ao belo filme O Mundo Depois de Nós, que estreou na Netflix em 2023, pode ter percebido alguns temas em comum com Mr. Robot, série que parou o mundo com quatro temporadas bombásticas a partir de 2015.
É claro que isso não acontece à toa: as duas produções têm o dedo de Sam Esmail, diretor, produtor e roteirista norte-americano de origem egípcia que tem uma história pra lá de curiosa.
Atualmente com 46 anos, Sam é interessado em tecnologia desde criança e começou a programar sistemas com apenas 10 anos. Aos 18 ele entrou na Universidade de Nova York e decidiu estudar ciência da computação e cinema ao mesmo tempo.
Dois anos depois, a empresa de softwares que ele fundou já valia US$6 milhões, e então Esmail passou a se dedicar apenas à sétima arte, se tornando mestre em direção de filmes em 2004.
Mr. Robot, Homecoming e mais
Mas o interesse de Esmail pela tecnologia – especialmente em como ela pode afetar nossas vidas no século 21 – continua presente em todos os seus trabalhos, o que também inclui o filme cult Comet (2014) e a aclamada primeira temporada de Homecoming (2018).
O TMDQA! selecionou as seis melhores obras do diretor e as ordenou da menos para a mais impactante. Se você ainda não maratonou, agora é a hora!
Os 6 melhores filmes e séries de Sam Esmail
6. The Resort (2022)
Depois do merecido reconhecimento como criador de Mr. Robot e Homecoming, Sam Esmail tem se dedicado à produção executiva de séries de sucesso. A mais recente delas é The Resort, que mistura comédia e suspense ao melhor estilo The White Lotus (2021).
Criada por Andy Siara (Palm Springs), a série do Peacock é protagonizada por Cristin Milioti e William Jackson Harper, um casal que viaja para o México para comemorar 10 anos de casamento, mas acaba envolvido no mistério do desaparecimento de duas pessoas por ali, 15 anos antes.
Embora entregue boas risadas e alguns plot twists divertidos, The Resort não trouxe grandes novidades para o gênero e acabou se tornando apenas “mais uma” no catálogo da produtora.
5. Eu Estava Justamente Pensando em Você (2014)
Voltando ao início da carreira de Sam, depois de se formar em cinema e trabalhar como editor de programas de TV, ele decidiu se dedicar à sua verdadeira paixão: a direção. A estreia nessa função foi com uma história que ele mesmo havia escrito: Comet, no original em inglês.
Lançado durante o Festival de Cinema de Los Angeles, o filme acompanha seis anos do conturbado relacionamento de Dell (Justin Long) e Kimberly (Emmy Rossum), que se conheceram por acaso durante uma chuva de meteoros.
Eu Estava Justamente Pensando em Você brinca com a cronologia e com a mente do espectador, misturando cenas do passado, do futuro e até de realidades alternativas. Uma bela viagem amorosa!
4. Gaslit (2022)
No mesmo ano em que produziu The Resort para o Peacock, Esmail cuidava de uma minissérie para a TV pela sua própria produtora, a Esmail Corp, inspirada no podcast de política Slow Burn.
Gaslit mostra um ângulo diferente do escândalo de Watergate, que derrubou o presidente norte-americano Richard Nixon em 1974. O próprio Nixon mal aparece na série – a protagonista é Martha Mitchell (Julia Roberts), esposa do procurador-geral dos EUA.
O elenco ainda tem Sean Penn e Shea Whigham, que entregam momentos de comédia e suspense com produção e fotografia belíssimos. Recomendamos que você assista ao filme Todos os Homens do Presidente (1976) antes, já que a série pode não ser muito acessível para quem não conhece a história.
3. O Mundo Depois de Nós (2023)
Em seu projeto mais recente, Sam Esmail investiu novamente numa história que ele mesmo escreveu e dirigiu – também com o mundo da tecnologia como pano de fundo -, e pela terceira vez convidou a atriz Julia Roberts para estar ao seu lado.
Ela interpreta Amanda, uma publicitária que perde a fé na humanidade e decide levar o marido (Ethan Hawke) e os filhos para um retiro no interior. Até que dois visitantes inesperados fazem com que ela precise confiar nas pessoas para sobreviver a um suposto apocalipse.
O Mundo Depois de Nós tem tudo que Esmail faz de melhor: caos cibernético, críticas à sociedade norte-americana, humor e muito suspense, com pitadas de terror. E tudo isso sob uma das produções mais cuidadosas da Netflix nos últimos anos.
2. Homecoming (2018)
Outra série inspirada em podcasts, dessa vez um programa de mesmo nome 2016 que fez muito sucesso com Catherine Keener e Oscar Isaac no elenco. A produção para a TV ficou por conta da Esmail Corp em parceria com a Universal e a Amazon, e rendeu a eles várias indicações em premiações como o Globo de Ouro e o Critics’ Choice.
Homecoming é um thriller psicológico daqueles de te deixar grudado na cadeira, com uma fotografia lindíssima e várias reviravoltas de explodir a mente. A série acompanha uma assistente social que tem poucas memórias de seu último emprego – a clínica para veteranos de guerra Homecoming -, e há um motivo sombrio para isso.
A temporada inicial marcou o primeiro trabalho de Sam com Julia Roberts, e também merecem destaque Stephan James como um paciente perturbado da clínica e Bobby Cannavale como o diretor dessa institução misteriosa. E tem ainda uma pontinha muito intensa de Jeremy Allen White, o Carmy de The Bear (2022).
Vale destacar que Homecoming ganhou uma segunda temporada em 2020 que é tão boa quanto a primeira, com direção de Kyle Patrick Alvarez e a cantora Janelle Monáe como protagonista.
1. Mr. Robot (2015)
Por mais que fosse previsível, não teríamos como colocar Mr. Robot em outra posição neste ranking, até porque a série partiu totalmente da mente de Sam Esmail, que assinou o roteiro, a produção executiva e a direção da maioria dos episódios para a USA Network.
O personagem que revelou o ator Rami Malek – que também é de origem egípcia – para o grande público foi inspirado na própria vida do diretor, que se sentia “desajustado” crescendo numa sociedade de aparências e altamente digitalizada dos EUA, e sonhava com o dia em que iria derrubar (ou melhor, hackear) esse sistema.
Mr. Robot teve quatro temporadas aclamadas entre 2015 e 2019, mostrando a saga de Elliot Alderson para enfrentar a ansiedade e o vício em drogas enquanto lida com a hipocrisia dos poderosos. Até que ele é convidado para um misterioso grupo ciber-anarquista chamado fsociety, que vai mudar totalmente a sua vida.
A série se tornou um cult da TV moderna e venceu dois Globos de Ouro. Se você ainda não assistiu, tá esperando o que?!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!