Cara de pau?

Deep Purple diz que turnê de despedida em 2017 foi "uma piada"

"Alguém disse: ‘Precisamos vender mais’. E é a boa e velha espera, a turnê de despedida", justificou o vocalista Ian Gillan

Deep Purple no Monsters of Rock-12
Deep Purple no Monsters of Rock. Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Em 2017, o Deep Purple caiu na estrada com a turnê The Long Goodbye que, teoricamente, marcaria o “adeus” da banda ao público – como o próprio nome dava a entender.

No entanto, como muitos devem saber, o veterano grupo que começou carreira em 1968 nunca saiu de cena e, inclusive, tem shows agendados até 2026.

Sendo assim, muita gente já imaginava que a excursão anos atrás teria funcionado mais como uma iniciativa “caça-níquel”, e o vocalista Ian Gillan não tem vergonha nenhuma em admitir isso.

Em entrevista recente com Eddie Trunk, do SiriusXM, o cantor, deixando claro que sua banda “não tem intenção de parar”, classificou a The Long Goodbye como uma “piada” dos promotores (via PennLive):

“Isso foi uma piada, na verdade, porque foram os promotores. E alguém disse: ‘Precisamos vender mais’. E é a boa e velha espera, a turnê de despedida. Então eu disse: ‘OK, vamos chamar isso de turnê de ‘adeus’, mas vamos chamá-la de ‘o longo adeus’, e vamos enfatizar a palavra ‘longo’, então, é uma frase meio enigmática’.”

Aliás, em Julho, o grupo lançou seu 23º disco de estúdio na carreira, =1, e desembarcará no Brasil em breve para se apresentar no Espaço Unimed, em São Paulo, no dia 13 de Setembro, e no Rock in Rio, em 15 de Setembro.

Aproveite para ouvir o novo álbum ao final da matéria!

Deep Purple tocou “Smoke On The Water” em local que inspirou a música

Por falar em Deep Purple, o hit “Smoke On The Water”, sem dúvidas, tem um dos riffs mais marcantes da história do Rock – e a composição, para quem ainda não tem conhecimento, carrega uma origem bem interessante.

A faixa foi inspirada no incêndio no cassino do Montreux Jazz Festival durante um show de Frank Zappa em 4 de Dezembro de 1971. Naquele dia, a banda de Ian Gillan estava na cidade da Suíça para gravar seu último álbum, que viria a se chamar Machine Head e foi lançado no ano seguinte.

No entanto, o Deep Purple foi obrigado a sair de seus quartos de hotel em meio à fumaça, e as cenas que vieram a seguir foram a inspiração por trás da música; por isso ela recebeu o título “Smoke On The Water” (“Fumaça Na Água”, em português), em referência também às margens do Lago Genebra.

O mais curioso é que, recentemente, o grupo retornou à cidade justamente para participar da 58ª edição do Festival de Jazz de Montreux. Apesar de já ter sido o 10º show do Deep Purple por lá, eles se apresentaram no novíssimo Lake Stage do festival – construído na superfície do famoso lago, como te contamos aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!