Disco de estreia dos irmãos Gallagher

30 anos de "Definitely Maybe": relembre álbum de estreia do Oasis que foi sucesso imediato e "inaugurou" o Britpop

Relembre histórias do disco que deverá ser celebrado pela banda na reunião em 2025, com clássicos como "Live Forever" e "Supersonic"

Álbum de estreia do Oasis, "Definitely Maybe" completa 30 anos
Imagens: Divulgação

Noel Gallagher pode ter optado por não comemorar os 30 anos de Definitely Maybe em 2024 – como seu irmão Liam fez em alguns shows da carreira solo -, mas para a nossa alegria o Oasis estará reunido em 2025, e o disco de estreia da banda certamente terá uma atenção especial nos setlists.

Neste dia 29 de agosto de 2024, completamos exatas três décadas desde que o grupo formado em Manchester, em 1991, mudou para sempre a cara do Rock britânico com músicas atemporais como “Live Forever”, “Supersonic” e “Cigarettes & Alcohol”.

Neste editorial, vamos relembrar algumas curiosidades e histórias de bastidores de Definitely Maybe, álbum que tem quatro faixas entre as 10 mais tocadas do Oasis atualmente, uma das capas mais icônicas de todos os tempos e o legado de ter moldado o Britpop em meados dos anos 1990.

Continua após o vídeo

O primeiro contrato do Oasis com gravadora

“Supersonic”

Dois anos depois de ser convidado para a banda que Liam Gallagher formou aos 19 anos de idade, Noel estava determinado a fazer sucesso ao lado do irmão, do baixista Paul “Guigy” McGuigan, o guitarrista Paul “Bonehead” Arthurs e o baterista Tony McCarroll.

Para isso, o irmão mais velhou tomou as rédeas do Oasis, apresentou várias de suas composições e pediu que os outros integrantes fizessem “apenas o simples”, com foco nas guitarras distorcidas e na voz de Liam – essa foi a fórmula para os singles “Columbia” e “Supersonic”, as primeiras a chamarem a atenção de uma gravadora.

Os irmãos Gallagher finalmente tinham um contrato em mãos, mas não conseguiam encontrar o produtor perfeito para seu álbum de estreia. Eles tentaram primeiro com Dave Batchelor, conhecido de Noel de quando ele foi roadie da banda Inspiral Carpets, mas depois decidiram regravar tudo em outro estúdio com Mark Coyle.

Ainda insatisfeita, a banda chegou até Owen Morris, produtor que mais tarde viria a trabalhar com nomes como The Verve e The Fratellis. Naquela época, ele remixou o Definitely Maybe nos estúdios do lendário guitarrista Johnny Marr, do The Smiths, que segundo boatos teria dado “pitacos” na sonoridade do álbum.

O desempenho de Definitely Maybe, do Oasis

Antes mesmo do lançamento de Definitely Maybe, o Oasis já era um sucesso nacional graças aos novos singles “Shakermaker” e “Live Forever”, que explodiram nas rádios britânicas e também nos Estados Unidos e renderam a eles até uma aparição no programa de TV Top of the Pops.

Foi só uma questão de tempo, e no finalzinho de agosto o álbum estreou em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e ainda se tornou o disco de estreia mais vendido na história da música britânica até então. Atualmente, tem mais de 8,5 milhões de cópias vendidas pelo mundo, e já é Platina nos Estados Unidos.

O disco foi aclamado justamente por suas canções simples, por vezes românticas ou só descrevendo a vida britânica com um certo otimismo, contrastando com as temáticas “pessimistas” do Grunge que fazia sucesso na América do Norte, com Nirvana e Pearl Jam, por exemplo.

Definitely Maybe tem outras pedradas como “Cigarettes & Alcohol”, “Rock ‘n’ Roll Star”, “Up in the Sky” e as lindíssimas faixas de encerramento, “Slide Away” e “Married with Children”.

Para a foto de capa, a banda convidou o fotógrafo Michael Spencer Jones, que cobria a cena local de Rock, para a casa do guitarrisa Paul Arthurs. A ideia era que ficasse parecido com a capa da coletânea A Collection of Beatles Oldies, dos Beatles, e Spencer sugeriu que os músicos se espalhassem pela sala e estivessem com algum objeto representativo para eles. Uma foto – literalmente – icônica!

Continua após o vídeo

Ouça o disco de estreia do Oasis que está completando 30 anos

Com 11 faixas em 51 minutos, Definitely Maybe é perfeito do início ao fim e acabou sendo o responsável por popularizar de verdade o Britpop, que crescia cada vez mais com bandas como Pulp e Blur, e encontrou sua principal voz nas composições fáceis de cantar de Noel Gallagher.

Depois disso o Oasis pavimentou uma carreira de 18 anos de sucesso que seguiu até Dig Out Your Soul, o último álbum dos irmãos, em 2008. Felizmente teremos todos esses sucessos no palco novamente a partir do ano que vem!

Pra celebrar os 30 anos de Definitely Maybe, do Oasis, é só dar play no álbum completo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!