Raridade foi recuperada

Histórico: filme de 1922 sobre Sherlock Holmes será exibido pela primeira vez em mais de 100 anos

Curta se chama "The Golden Pince-Nez" e foi uma das primeiras histórias do famoso detetive adaptadas para o cinema

Filme mudo de Sherlock Holmes voltará às telonas
Crédito: reprodução

O curta-metragem The Golden Pince-Nez, filme mudo de Sherlock Holmes, será exibido no cinema pela primeira vez desde seu lançamento em 1922 – ou seja, há mais de 100 anos.

De acordo com o The Guardian, a estreia mundial da cópia restaurada acontecerá no dia 16 de Outubro, como parte do festival de cinema BFI de Londres, na Inglaterra.

Publicidade
Publicidade

A produção dirigida por George Ridgwell, uma das primeiras adaptadas da história escrita por Arthur Conan Doyle, apresenta o ator Eille Norwood como o detetive mais famoso do mundo e foi restaurada pelo arquivo nacional do BFI.

Na trama de The Golden Pince-Nez, Sherlock Holmes investiga o assassinato de um amanuense que segura um pincenê e cujas últimas palavras foram: “A professora – foi ela”.

A reestreia, aliás, será exibida com outros dois episódios restaurados – A Scandal in Bohemia, em que Holmes se apaixona estranhamente por uma mulher, e The Final Problem, quando Sherlock conhece seu arqui-inimigo, Moriarty.

Será uma noite raríssima!

Curta de 1922 de Sherlock Holmes voltará aos cinemas

Bryony Dixon, curadora de filmes mudos do arquivo nacional do BFI, elogiou Norwood na pele de Sherlock:

“Acho que ele adotou um pouco de ‘método’ e realmente estudou as histórias e o personagem.”

Ela ainda descreveu The Golden Pince-Nez como “bastante próximo” do original de Conan Doyle, já que suas histórias foram licenciadas para a Stoll Pictures com a condição de que as adaptações para a tela seguissem seus enredos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile