Clássico dos anos 1970

Guitarrista do Eagles diz que duvidou do sucesso de "Hotel California" por não seguir padrões da indústria

Don Felder explicou processo de composição desse clássico, que considera "longo e lento demais para dançar"; veja declaração

Don Felder e Joe Walsh tocando "Hotel California"

Os Eagles já eram um dos maiores nomes do Rock em 1976, quando encerraram uma sequência de cinco anos lançando um álbum por ano, incluindo singles que estão entre os mais vendidos de todos os tempos como “Take it Easy”, “Desperado” e “One of These Nights”.

Mesmo sendo “queridinhos” da indústria fonográfica da época, a banda liderada por Glenn Frey e Don Henley decidiu desafiar os padrões do Rock com o quinto álbum da carreira, o lendário Hotel California.

Em entrevista ao programa de Howard Stern em 2008, o guitarrista Don Felder relembrou o dia em que compôs a faixa-título – que se tornaria um dos maiores hits da história – enquanto brincava com seu filho à beira da praia, justamente em Malibu, na Califórnia.

Ele revelou que ficou “chocado” quando sua música foi escolhida como single principal do álbum. Segundo Felder, o formato de “Hotel California” ia na contramão das músicas mais populares da época (assista mais abaixo):

“Eu fiquei chocado quando nós terminamos o álbum e fizemos a audição oficial, sabe, quando todos estão lá numa festa, inclusive os executivos da gravadora. E naquele momento ‘Hotel California’ era a última faixa do disco, não a primeira [como é hoje]. Aí o Henley virou pra mim e disse, ‘essa vai ser o nosso single’. E eu respondi, ‘ah não, você deve estar brincando’.

Ela tem seis minutos de duração e é lenta. Você não consegue dançar com ela, e naquela época todo mundo queria Rock Disco ou R&B. Ela ainda tem uma quebra de ritmo no meio, e depois dois minutos de solos de guitarra. Era o formato errado.”

Continua após o vídeo

Letra de “Hotel California” também critica padrões dos EUA

Veja os Eagles tocando “Hotel California” ao vivo

Além disso, a letra de “Hotel California” usa o famoso estado norte-americano para criticar o materialismo e a cultura consumista do país. Don Henley, um dos autores dos versos, chegou a dizer que a música é “sobre o lado negro do sonho americano e sobre os excessos na América”.

Mesmo com tudo isso, o tom sombrio e misterioso da música, somado ao genial solo de guitarra em que Don Felder e Joe Walsh harmonizam com perfeição, fizeram dela uma das canções mais reconhecíveis da história do Rock.

Ouça esse clássico acima, e mais abaixo veja o trecho em que Felder explica o processo de composição desse clássico!

Eagles está em turnê de despedida

Vale lembrar que os Eagles estão em meio à sua turnê de despedida, chamada Long Goodbye, que começou no ano passado e nos próximos meses terá uma residência na arena tecnológica Sphere, em Las Vegas.

O veterano grupo, aliás, tem planos de estender a turnê até 2025.  Será que eles vêm para o Brasil? Se acontecesse, seria ao mesmo tempo a primeira e última passagem deles pelo país!

Don Felder explica composição de “Hotel California”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!