Superando mudanças

10 bandas que sobreviveram a mudanças de integrantes

Bandas que continuaram fortes mesmo após mudanças de integrantes

Sammy Hagar, Bruce Dickinson e Ron Wood

Manter uma banda unida por anos ou até décadas é uma tarefa difícil. Com o tempo, é natural que ocorram mudanças na formação, seja por diferenças criativas, exaustão das turnês ou até tragédias inesperadas.

No entanto, algumas bandas conseguiram superar essas adversidades e continuar criando músicas de sucesso, provando que, mesmo com novos membros, o espírito e a essência do grupo podem perseverar.

Aqui, listamos 10 bandas que sobreviveram a mudanças significativas em suas formações e continuaram a impactar a cena musical!

1 – AC/DC

A transição do vocalista Bon Scott para Brian Johnson

Bon Scott e Brian Johnson

Quando Bon Scott faleceu em 1980, parecia que o AC/DC também havia chegado ao fim. No entanto, a banda decidiu continuar e encontrou em Brian Johnson um novo vocalista. Poucos meses depois, lançaram Back in Black, um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, que solidificou a posição da banda como uma das maiores do rock.

Álbum Destaque: Back in Black (1980)

2 – Pink Floyd

A saída de Syd Barrett e a entrada de David Gilmour

Syd Barrett e David Gilmour

Syd Barrett foi o membro fundador e o principal compositor nos primeiros dias do Pink Floyd. No entanto, com a entrada de David Gilmour em 1967 e a saída de Barrett no ano seguinte, a banda alcançou novos patamares, lançando clássicos como The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here.

Álbum Destaque: The Dark Side of the Moon (1973)

3 – Genesis

A saída de Peter Gabriel e a ascensão de Phil Collins como vocalista

Peter Gabriel e Phil Collins

Peter Gabriel era o líder carismático de Genesis, mas sua saída em 1975 poderia ter significado o fim do grupo. Phil Collins, então baterista, assumiu os vocais, e a banda continuou a evoluir, eventualmente alcançando sucesso comercial ainda maior com álbuns como Invisible Touch.

Álbum Destaque: Invisible Touch (1986)

4 – Fleetwood Mac

A adição de Lindsey Buckingham e Stevie Nicks

Lindsey Buckingham e Stevie Nicks

O Fleetwood Mac já existia por quase uma década antes da entrada de Lindsey Buckingham e Stevie Nicks, mas foi essa formação que lançou o icônico Rumours em 1977, um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. As tensões internas e mudanças na formação ao longo dos anos só parecem aumentar a mística da banda.

Álbum Destaque: Rumours (1977)

Fleetwood Mac – Rumours [Disco de Vinil]
  • Lp vinyl – 1
  • Importado
  • Internacional
  • 144.26
  • 231.90

5 – The Rolling Stones

A substituição de Brian Jones por Mick Taylor, e depois Ron Wood

Brian Jones, Mick Taylor e Ron Wood

Brian Jones foi um dos fundadores do The Rolling Stones, mas sua vida turbulenta e problemas pessoais levaram à sua saída em 1969, pouco antes de sua morte. Mick Taylor entrou, contribuindo para alguns dos álbuns mais respeitados da banda, e mais tarde foi substituído por Ron Wood, que permanece até hoje.

Álbum Destaque: Exile on Main St. (1972)

6 – Van Halen

A saída de David Lee Roth e a chegada de Sammy Hagar

David Lee Roth e Sammy Hagar

O Van Halen atingiu enorme sucesso com David Lee Roth nos vocais, mas sua saída em 1985 deixou um vazio. Sammy Hagar entrou, e a banda continuou a lançar álbuns de sucesso, incluindo 5150, mostrando que podiam sobreviver e até prosperar com um novo som.

Álbum Destaque: 5150 (1986)

VAN HALEN – OU812
  • PRODUTO NACIONAL – EMBALAGEM EM JEWELBOX (CAIXA ACRÍLICA) + SLIPCASE (LUVA) – LANÇAMENTO MUNDIAL 15/05/1988

7 – The Who

A morte de Keith Moon e a entrada de Kenney Jones

Keith Moon e Kenney Jones

Keith Moon era o baterista caótico que deu ao The Who parte de sua identidade selvagem. Após sua morte em 1978, Kenney Jones assumiu o posto e, embora o som da banda tenha mudado, eles continuaram a se apresentar e gravar com sucesso.

Álbum Destaque: Face Dances (1981)

8 – The Smashing Pumpkins

Saídas e retornos de membros-chave como James Iha e Jimmy Chamberlin

James Iha e Jimmy Chamberlin

The Smashing Pumpkins sempre foram conhecidos por sua dinâmica instável, com várias mudanças de membros ao longo dos anos. Apesar disso, Billy Corgan manteve o nome da banda vivo, lançando novos álbuns e fazendo turnês com diferentes formações, incluindo os retornos daqueles que haviam saído anteriormente em vários momentos.

Álbum Destaque: Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995)

9 – Iron Maiden

A saída de Bruce Dickinson e seu eventual retorno

Bruce Dickinson e Blaze Bayley

Bruce Dickinson deixou o Iron Maiden em 1993, substituído por Blaze Bayley. Embora o sucesso tenha diminuído, a banda voltou com força total em 1999 quando Dickinson retornou, lançando novos álbuns e continuando a fazer turnês mundiais.

Álbum Destaque: Brave New World (2000)

10 – Red Hot Chili Peppers

Saídas e retornos de John Frusciante

John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers, em 2002
Foto de John Frusciante via Shutterstock

John Frusciante, guitarrista virtuoso dos Red Hot Chili Peppers, deixou a banda duas vezes, cada saída levando a um som diferente. No entanto, seu retorno em 2019 trouxe grande entusiasmo, e a banda continua a ser uma das maiores do rock.

Álbum Destaque: Californication (1999)

Californication
  • 2 LP limited edition color vinyl. Colors: One LP Red, One LP Ocean Blue Note: US quantity limited to 10,000

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!