Lendas do Rock Nacional

10 bandas brasileiras que definiram o Rock Nacional

Um passeio pelos grupos que moldaram o som do Rock no Brasil

10 músicas que definiram a carreira da Legião Urbana, um dos maiores nomes do Rock Nacional
Imagem: Divulgação

O Rock no Brasil passou por diversas fases, incluindo seu surgimento na década de 1950, com forte influência do Rock norte-americano, até sua década de ouro em 1980, quando foi marcado pela criação de grupos que se tornaram verdadeiras referências do gênero.

Nos anos 60, o Rock nacional passou a ganhar um pouco mais de destaque no cenário, com os jovens ficando encantados pelas canções que misturavam elementos do Rock psicodélico com ritmos da música popular brasileira. Mas foi nos anos 80 que o estilo realmente se popularizou no Brasil.

Publicidade
Publicidade

Com o país enfrentando uma série de mudanças após o fim da ditadura militar, que durou de Abril de 1964 a Março de 1985, grupos que se formaram durante o regime se viram motivados a compartilhar letras provocativas que abordassem questões sociais e políticas e foram abraçados pela juventude brasileira, que passou a se identificar com as mensagens apresentadas nas canções.

Muitas dessas músicas se tornaram hinos atemporais, que refletem problemas que persistem no Brasil até hoje. Para conhecer um pouco mais desses clássicos e das bandas que ajudaram a moldar o som do Rock no Brasil, confira a seguir uma lista com 10 bandas brasileiras que definiram o estilo no país e seguem servindo de inspiração para novas gerações de músicos!

10 bandas brasileiras que definiram o Rock Nacional

Legião Urbana

A Legião Urbana é considerada uma das bandas mais influentes do Rock brasileiro. O grupo formado em 1982 em Brasília era liderado pelo saudoso e lendário Renato Russo, que conquistou inúmeros fãs com suas composições icônicas, com letras críticas voltadas aos aspectos políticos da sociedade brasileira e também canções românticas.

Em sua formação mais conhecida, a Legião também contava com Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, e um dos grandes destaques foi o segundo disco de estúdio, Dois (1986), que apresentou clássicos como “Tempo Perdido”, “Índios”, “Quase Sem Querer”, “Eduardo e Mônica” e “Daniel na Cova dos Leões”.

O grupo, que também consolidou seu nome com outros sucessos como “Será”, “Que País É Este?”, “Faroeste Caboclo” e mais, encerrou suas atividades após a morte precoce de Renato Russo, em 1996. Porém, as músicas da Legião Urbana seguem sendo enaltecidas no cenário brasileiro até hoje.

Acustico MTV
  • Concerto acústico ao vivo gravado em 1992
  • Banda de Rock de Brasília em seus maiores sucessos Índios, Angra, Daniel Na Cova Dos Leoes, Ainda E Cedo e Outros.
  • Especial MTV

Titãs

Outro grupo que também fez parte do auge do Rock no Brasil nos anos 80 foi o Titãs. Fundada em 1982 em São Paulo, a banda que contava com nove membros em sua formação inicial – Arnaldo Antunes, Branco Mello, Ciro Pessoa, Sérgio Britto, Nando Reis, Paulo Miklos, André Jung, Marcelo Fromer e Tony Bellotto – ficou conhecida por experimentar o Rock com elementos de diferentes estilos como Punk, New Wave, MPB e mais.

Entre seus lançamentos de sucesso, o terceiro disco de estúdio da banda, Cabeça Dinossauro, ajudou a consolidar os Titãs como uma das principais bandas do rock nacional. O álbum de 1986 apresenta hinos como “Homem Primata”, “Família” e “Bichos Escrotos”.

Para celebrar as quatro décadas da trajetória do grupo, os membros remanescentes da banda se uniram em 2023 na elogiada turnê Titãs Encontro. O grupo rodou o Brasil apresentando seus maiores sucessos e comemorando sua história ao lado de uma legião de fãs.

Barão Vermelho

Com Cazuza à frente, o Barão Vermelho apresentou ao público clássicos como “Pro Dia Nascer Feliz” e “Todo Amor que Houver Nessa Vida”. Outro grande sucesso foi a faixa-título do filme “Bete Balanço”, que ajudou a impulsionar a produção e também as vendas do terceiro disco do Barão, Maior Abandonado (1984), que conquistou disco de ouro.

Em Janeiro de 1985, o Barão Vermelho fez duas apresentações históricas na primeira edição do Rock in Rio e, alguns meses depois, Cazuza deixou o grupo com intuito de ter mais liberdade para compor e se expressar. O vocal passou a ser comandado por Frejat, que era o guitarrista do grupo e também se tornou um dos músicos mais influentes do Rock Nacional.

Até hoje, o Barão segue na estrada mesmo com diversas mudanças de formação. Atualmente, Rodrigo Suricato é quem comanda os vocais.

Os Mutantes

Em 1966, a saudosa Rita Lee se uniu aos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias para dar vida aos Mutantes. O grupo surgiu em meio ao Movimento Tropicalista, que buscava revolucionar a música brasileira incorporando elementos da música estrangeira, e fez seu nome na história ao apresentar canções que abordavam temas políticos e sociais misturados com uma certa dose de humor e crítica.

Considerada uma das bandas mais originais da história, o grupo disponibilizou cinco discos entre 1968 e 1972 com a sua formação original, sempre com grande influência do Rock psicodélico.

Os Mutantes [Disco de Vinil]
  • Ships in Certified Frustration-Free Packaging

Sepultura

Formado em 1984 em Belo Horizonte por Max e Iggor Cavalera, o Sepultura se tornou um dos grupos mais influentes do Metal mundial, especialmente a partir da década de 1990 com o lançamento dos discos emblemáticos Arise e Chaos A.D..

Já em 1996, o grupo, que atualmente é liderado por Andreas Kisser, lançou o álbum Roots – um divisor de águas na carreira da banda. Mostrando um lado mais experimental, o disco trouxe batidas tribais, percussão e berimbau, além de ter duas músicas gravadas em uma tribo indígena, o que abriu portas para várias inovações dentro do Metal.

Ratos de Porão

O Ratos de Porão, liderado por João Gordo, surgiu em 1981 em meio à explosão do movimento Punk paulista, e se tornou um dos grupos mais influentes da cena Punk e Hardcore do Brasil. A banda lançou em 1984 seu elogiado disco de estreia Crucificados pelo Sistema, que ficou marcado como o primeiro lançamento oficial de um álbum completo de Hardcore Punk da América Latina.

Com letras provocativas, que criticam a opressão e a corrupção, além de abordar questões sociais e políticas, o Ratos de Porão é considerado um dos maiores expoentes da música pesada brasileira e segue ativa.

Chico Science & Nação Zumbi

No início da década de 1990, Chico Science & Nação Zumbi apresentaram aos amantes de música o disco-manifesto do movimento cultural manguebeat, Da Lama ao Caos, que trazia em sua sonoridade uma mistura genial de Rock, Funk e Maracatu, exercendo uma forte influência no que surgiria na cena depois daquele lançamento.

Sob a liderança do saudoso Chico Science, o grupo pernambucano ainda disponibilizou o disco Afrociberdelia, que continuou mostrando a evolução do som do grupo. Em 1997, no entanto, a banda perdeu seu lendário vocalista após um trágico acidente de carro.

Novos Baianos

Os Novos Baianos foram formados originalmente por Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Jorginho Gomes, Dadi Carvalho e os saudosos Moraes Moreira e Luiz Galvão, tendo seu auge na década de 1970 e sendo considerados como uma das maiores bandas de todos os tempos da música brasileira.

Influenciado pela tropicália, o grupo se destacou na cena por seu som inovador que misturava Rock, música popular brasileira, samba, bossa nova e outros elementos dos ritmos musicais do Brasil. Seu segundo disco de estúdio, Acabou Chorare, apresentou clássicos como “Preta Pretinha”, “Mistério do Planeta” e “A Menina Dança”, além da faixa-título e outras canções que tornaram o disco um dos mais influentes da história.

Novos Baianos, Acabou Chorare- Série Clássicos em Vinil [Disco de Vinil]
  • Vinil de 12 polegadas
  • Novo, 180 gramas, Capa Dupla (Gatefold)
  • Lacrado

Charlie Brown Jr.

O Charlie Brown Jr. também foi um dos grupos responsáveis pela pluralização do Rock Nacional. Isso porque, apesar de ser definido por muitos como um grupo de Skate Punk – estilo que se popularizou na Califórnia – a banda liderada por Chorão criou um som único que passava também pelo Reggae, Hardcore Melódico, Funk Rock, Rap e muito mais.

Através de seu vocal inconfundível, Chorão e seus companheiros de banda marcaram uma geração com hits como “Ela Vai Voltar”, “Só Por Uma Noite”, “Dias de Luta, Dias de Glória”, “Céu Azul”, “Zóio de Lula”, “Só Os Loucos Sabem” e muitos outros.

Charlie Brown Jr – Bocas Ordinárias – LP [Disco de Vinil]
  • Liderados pelo paulistano chorão, os garotos da cidade de santos eram a personificação de uma tribo sem muita grana que curtia as pistas de skate e a praia
  • Quinto álbum da banda, “bocas ordinárias” apresentava uma pegada bem mais roqueira e azeitada que os discos anteriores
  • Juntos, eles assinaram todas as faixas, com exceção de “Baader-meinhof Blues”, do Legião Urbana, que ganhou uma acelerada, pulsante e competente regravação
  • Duração: 42 minutos
  • Álbum de 2002

Los Hermanos

A banda carioca Los Hermanos, formada por Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba e Bruno Medina, pode até dividir opiniões dos fãs da música brasileira, mas sua influência na cena nacional é inquestionável.

Com uma sonoridade fortemente influenciada por elementos do Rock Alternativo, Ska e Samba, o grupo ficou principalmente conhecido por seu hit de 1999 “Anna Julia”, mas também marcou a geração dos anos 2000 com outros grandes sucessos como “Todo Carnaval Tem Seu Fim”, “Samba a Dois”, “Sentimental”, “O Vento”, “Último Romance” e mais.

Em 2007, a banda entrou em hiato após o lançamento do disco 4 em a partir de 2009, os músicos passaram a realizar reuniões esporádicas. Em 2019, o grupo rodou o Brasil pela última vez até o momento com uma nova turnê para celebrar os 20 anos do seu disco de estreia homônimo.

Los Hermanos, LP Duplo Ventura- Série Clássicos Em Vinil [Disco de Vinil]
  • Vinil Duplo de 12 polegadas
  • Disco Duplo, Novo, 180 gramas
  • Lacrado

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile