O cantor e compositor Felipe Puperi, conhecido artisticamente como Tagua Tagua, divulgou recentemente a versão de “4AM” registrada na live session dirigida por Mooluscos.
O vídeo apresenta a gravação acústica ao vivo ao lado do músico Allen Alencar e o artista comentou sobre a faixa e também seu novo álbum, Inteiro Metade:
“4AM é uma das minhas músicas preferidas do Inteiro Metade. Eu queria rearranjar ela de maneira mais simples há um bom tempo, e aconteceu naturalmente. Gravei o violão base em um ritmo que fizesse sentido com a levada da música original e depois comecei a pirar em algo totalmente diferente no segundo violão, com ritmos mais cíclicos e repetitivos. Gostei do resultado, pois a canção permanece ali na sua forma crua, ao mesmo tempo que transmite uma sensação nova. Também brinquei com as segundas vozes que deram o toque final.”
Nos últimos meses, Tagua Tagua passou com a turnê do disco por cidades como Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e São Paulo (SP). Ele ainda esteve nos Estados Unidos para uma excursão com seis shows que passou por Nova York, no festival New Colossus, e por Austin, no prestigiado SXSW.
Os Modestos
A banda Os Modestos liberou nos serviços de streaming o EP ParaAndar, que marca a estreia da banda paulista e foi produzido por Teago Oliveira e Lucas Gonçalves, ambos integrantes da Maglore.
Formado em São Bernardo do Campo por Marcos Alex, Matheus Marinheiro, Thiago Romano, Guilherme Kataoka e Ricardo Pandorf, o grupo apresenta cinco faixas autorais no compacto, combinando influências que vão desde o Indie Rock até a música clássica.
“Os Modestos nascem um pouco antes da pandemia, quando eu, Marinheiro e o Marcos nos encontrávamos para compor. Na época fizemos ‘Cansado’, que entrou no EP. Ali como qualquer processo musical, iniciou-se o que eu chamo de ‘arqueologia da música’, onde trazemos nossas referências e vamos modelando as composições até achar o tipo de som da banda. Acredito que depois de cinco anos e milhares de ensaios, conseguimos encontrar o nosso tipo de som, funcionando como uma rádio que capta o que faz sentido: um pouco de música clássica e melancolia, MPB com riffs de hardcore melódico, com cada faixa tendo sua personalidade”, explica Thiago, guitarrista d’Os Modestos.
Los Desterros
O grupo Los Desterros lançou nas plataformas digitais o EP O Grandioso Bailinho da Ursal Vol. 1, que apresenta a imaginativa dos últimos cinco anos entre pesquisa e invenção de seu repertório original influenciado pelas sonoridades sudamericanas.
O compacto apresenta cinco faixas e é tido pela banda como “dispositivo propulsor da potência popular”.
Thati Dias
A cantora e compositora Thati Dias disponibilizou seu primeiro disco solo autoral, Soturna. O álbum foi precedido pela música que dá nome ao trabalho e conta com 11 canções que trazem a MPB como base, somada a influências de outros estilos como R&B, Jaz, e Soul.
Ao comentar sobre a faixa-título, Thati, que se inspirou no disco Tropix, de Céu, explicou:
“Eu compus essa canção quando aconteceu o vazamento de óleo nas praias do nordeste brasileiro, em 2019, considerado um dos maiores desastres ambientais registrados no Brasil. As pessoas afetadas ficaram desamparadas pelo governo federal na época e a partir disso fiz a música, que tinha uma pegada mais triste, um arranjo mais soturno em sua versão original. Depois, olhando como o disco foi ficando, acabamos tornando ela um pouco mais dançante.”
Após o lançamento do trabalho de estúdio, a artista carioca estreou seu show no Rio de Janeiro, no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas).