The Weeknd em São Paulo em 2024
The Weeknd em São Paulo em 2024

Abram-se as portas!

The Weeknd faz um dos shows mais importantes da história do Brasil em São Paulo

Com show imponente no MorumBIS, cantor canadense mostra que o Brasil pode - e deve - receber eventos de impacto mundial

The Weeknd em São Paulo em 2024
Foto por Stephanie Hahne exclusivamente para o TMDQA!

Quando subiu no palco do MorumBIS, em São Paulo, neste sábado, The Weeknd fez história. O astro canadense literalmente começou seu show abrindo uma porta no telão, e não haveria forma melhor de simbolizar o que essa apresentação representou.

Conforme anunciado anteriormente, The Weeknd fez um show que deu início a uma nova era de sua carreira. Encerrando a trilogia que começou com After Hours em 2020 e seguiu com Dawn FM em 2020, Hurry Up Tomorrow chegará em breve e teve a sua primeira amostra concedida ao público brasileiro neste 7 de Setembro.

Com o MorumBIS lotado, The Weeknd mostrou ao mundo que a escolha pelo Brasil foi muito certeira.

Continua após as fotos

Por que o show de The Weeknd foi tão importante para o Brasil?

A realização desse show no mesmo final de semana em que o Brasil recebeu pela primeira vez uma partida de NFL é algo simbólico. Os dois eventos têm muito em comum – a começar pelo público, já que era possível ver muitas pessoas falando em inglês após a performance de Abel Tesfaye.

Na prática, o que aconteceu tanto na Neo Química Arena nesta sexta-feira quanto a alguns bairros de distância no sábado é a demonstração de que o Brasil está, sim, preparado para receber os maiores eventos do planeta. Para nós, brasileiros, essa informação não é uma surpresa. Afinal de contas, ano após ano vemos festivais de enorme porte, shows internacionais gigantes e eventos de todos os tipos sendo realizados sem quaisquer problemas.

No entanto, é a primeira vez em muito tempo que um artista do tamanho de The Weeknd se prontifica a importar um “show gringo” ao Brasil. A sensação de quem estava presente no MorumBIS hoje era a de estar vivendo um evento de estrutura impecável – quase como se estivéssemos em um Super Bowl.

Mais do que isso, o conceito importado de uma listening party, que acaba definindo melhor a noite deste sábado do que simplesmente o termo show, é algo que ainda não se popularizou tanto por aqui. A escolha de The Weeknd pelo nosso país para exibir seu disco ao mundo é algo que repercute inclusive internacionalmente, conforme você vê no print abaixo.

Continua após a foto

Hurry Up Tomorrow ganha belo cartão de visitas

“O Brasil sempre mostra sua energia, mais transmissões ao vivo assim são necessárias para todos os artistas.”

Para além da importância do show, a apresentação foi um verdadeiro espetáculo. Conforme já dissemos acima, a estrutura era equiparável à das maiores produções do planeta, surpreendentemente maior até mesmo em comparação com o já gigantesco show que o canadense trouxe ao país em 2023.

A maior reclamação do público foi com relação à falta de hits, já que clássicos como “Can’t Feel My Face” e “The Hills” ficaram fora. Na verdade, The Weeknd só cantou músicas que foram lançadas a partir do álbum After Hours. Aliás, no repertório, foram 8 músicas novas, segundo o Setlist.fm, que aponta um total de 29 músicas na performance – o show durou quase 1h45. O destaque, na nossa opinião, ficou para “Dancing in the Flames”, um Synthpop dançante de primeiríssima qualidade.

De toda forma, hits como “Blinding Lights”, “Heartless” e “Save Your Tears” marcaram presença, para alegria de quem ainda não tinha visto Abel apresentando seus maiores sucessos.

Continua após o vídeo

The Weeknd recebeu Anitta e Playboi Carti no Brasil

Principalmente para quem foi aos shows do ano passado, no entanto, o repertório não foi um problema. A performance de Abel foi espetacular, interagindo muito com a plateia do começo ao fim, mostrando carisma e uma vontade genuína de estar ali – algo que se conecta bem com a escolha por São Paulo ao invés de outras cidades como Los Angeles ou Nova York.

Num evento deste tamanho, não poderiam faltar participações especiais. A grande surpresa da noite ficou por conta da presença de Playboi Carti, que cantou a inédita “TIMELESS” e também uma versão de “FE!N”, de Travis Scott. Mas o ponto alto da noite talvez tenha sido a presença de Anitta, que já era especulada nas redes sociais e foi confirmada logo depois da saída de Playboi Carti.

O feat com a brasileira, aparentemente intitulado “São Paulo”, pode ter sido justamente o que inspirou essa passagem pelo Brasil. Isso ou, claro, os shows fantásticos realizados em 2023.

Continua após o vídeo

The Weeknd fez história em São Paulo

Post by @tmdqa
View on Threads

Ainda que tenha causado uma certa decepção ao sair do palco “cedo” e excluir tantos hits, The Weeknd fez história nessa passagem pelo Brasil. A porta aberta pelo artista mostra que o Brasil pode – e deve – ser uma das principais opções de destinos para shows especiais de grandes nomes.

Há anos, lidamos com uma concentração destes eventos em países da Europa e da América do Norte. Mais do que apenas sinalizar seu apoio à comunidade sul-americana com esta performance, The Weeknd mostra que é ainda mais empolgante contar com o público brasileiro para repercutir seus novos lançamentos da melhor forma.

A estratégia deu muito certo. Tanto que não é exagero nenhum dizer que quem esteve presente nesta noite viu um dos shows mais importantes da história do Brasil. E, claro, a esperança é de que outros artistas sigam o exemplo e a história vire rotina por aqui. Ficamos na torcida!

Assista ao show completo de The Weeknd no Brasil

Logo abaixo, você pode assistir à transmissão completa do show de The Weeknd no Brasil. Clicando aqui, você pode acompanhar o setlist que foi apresentado nesta noite!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!