Canções do Journey, Nirvana, Metallica e mais

10 músicas que tiveram sua fama renovada graças a filmes e séries

Confira as obras que tiveram seu sucesso renovado após serem incluídas em "Stranger Things", "Glee", "The Batman" e mais

10 músicas que tiveram sua fama renovada graças a filmes e séries
Reprodução/YouTube

As trilhas sonoras são responsáveis por causar um efeito único na maioria das produções nas quais estão inseridas. Cenas de filmes e séries de TV conseguem, muitas vezes, passar sua essência com um pouco mais de intensidade ao serem acompanhadas pela música certa.

Apesar de ser muito interessante conhecer novas músicas que foram criadas especialmente para aquele material, também é muito bom redescobrir canções antigas, que podem acabar ganhando um novo significado ao serem incluídas em determinado momento da trama em questão.

De clássicos que vão do Metal ao Synth-pop dos anos 80 e sucessos do início dos anos 2000, reunimos na lista a seguir 10 músicas que conquistaram o coração de uma nova geração e voltaram a ganhar popularidade graças a sua inclusão em trilhas sonoras de filmes e séries de TV. Vem com a gente!

10 músicas que tiveram fama renovada graças a filmes e séries

1. Journey — “Don’t Stop Believin'” (Glee)

O clássico do Journey “Don’t Stop Believin'” foi lançado originalmente em 1981 no disco Escape, mas a faixa ressurgiu após a aclamada série da Fox, Glee, apresentar uma interessantíssima versão dela em 2009. Depois de ter ganhado novos fãs, o hit do Journey alcançou a sexta posição nas paradas e a versão interpretada pelo elenco da série ocupou o segundo lugar do ranking na época.

2. Kate Bush — “Running Up That Hill” (Stranger Things)

Kate Bush retornou às paradas de sucesso após a quarta temporada de Stranger Things ter incluído a faixa “Running Up That Hill” no episódio intitulado “Dear Billy”.

A faixa lançada em 1985 no disco Hounds of Love tem um importante papel na trama de Max (Sadie Sink) e, após sua aparição em 2022, atingiu novos níveis de sucesso, chegando ao 1º lugar na Billboard Global 200 e ao 3º lugar na Billboard Hot 100, superando sua posição dos anos 80.

Além disso, a música acumulou em 2023 mais de 1 bilhão de streams no Spotify.

3. Metallica — “Master of Puppets” (Stranger Things)

O Metallica também se beneficiou com a temporada mais recente de Stranger Things. O clássico “Master of Puppets”, lançado em 1986 pela lendária banda de Metal, teve seu sucesso renovado após ganhar o coração de boa parte do público da aclamada série da Netflix.

A canção integrou uma cena épica da produção em que o personagem Eddie Munson, interpretado por Joseph Quinn, toca a música do Metallica para chamar a atenção de criaturas bizarras que habitam o Mundo Invertido. Com a intensa repercussão, a música voltou ao topo das paradas e entrou na Billboard Hot 100 pela primeira vez em 26 anos.

4. Queen — “Bohemian Rhapsody” (Quanto Mais Idiota Melhor)

Apesar de “Bohemian Rhapsody” ter sido um dos grandes sucessos lançados pelo Queen ao longo de sua carreira, a faixa que integrou o emblemático disco A Night at the Opera, de 1975, voltou ao centro das atenções depois de ter sido incluído na trama do filme Quanto Mais Idiota Melhor, de 1992.

A faixa apareceu em uma cena em que os personagens Wayne (Mike Meyers) e Garth (Dana Carvey) estão dentro de um carro com outros amigos cantando de forma entusiasmada a obra do Queen. Após o filme, que teve a cena aprovada pelo saudoso Freddie Mercury, a faixa voltou a ganhar popularidade nas rádios e conquistou a segunda posição na Billboard Hot 100.

5. Nirvana — “Something In The Way” (The Batman)

O Nirvana retornou à Billboard Hot 100 depois de quase duas décadas graças ao fato da música “Something In The Way”, que encerra o disco seminal Nevermind, de 1991, ter integrado a trilha sonora do filme The Batman, lançado em 2022.

A música, que não foi lançada como single pelo grupo liderado pelo saudoso Kurt Cobain, ganhou uma repercussão surpreendente depois de encaixar perfeitamente com a atmosfera sombria do filme estrelado por Robert Pattinson e alcançou a 46ª posição da parada da Billboard.

6. Labelle — “Lady Marmalade” (Moulin Rouge!)

O hit “Lady Marmalade” conquistou o topo das paradas em dois momentos super importantes para a música. Inicialmente, o hit, que abordava as primeiras impressões do compositor Kenny Nolan sobre a cidade de New Orleans e foi lançado pelo girl group Labelle, se tornou um sucesso e ficou no primeiro lugar da Billboard Hot 100 no início de 1975.

A canção teve seu sucesso renovado 26 anos depois, quando quatro estrelas dos anos 2000, Christina Aguilera, P!nk, Lil’ Kim e Mya regravaram a faixa que foi destaque na trilha sonora do filme musical Moulin Rouge!. A música, que teve alguns trechos alterados para se adequar ao enredo do filme, ficou uma semana em primeiro lugar na Billboard Hot 100 em 2001 e se tornou uma das nove músicas a chegar ao topo da Hot 100 tanto em sua versão original quanto em sua forma retrabalhada.

7. Sophie Ellis-Bextor — “Murder on the Dancefloor” (Saltburn)

A cantora britânica Sophie Ellis-Bextor viu seu sucesso “Murder on the Dancefloor” viralizar após mais de 20 anos do seu lançamento. A faixa esteve originalmente em seu disco de estreia Read My Lips (2001), e retornou às paradas após o lançamento do polêmico filme Saltburn.

A canção acompanha a icônica cena final da obra estrelada por Barry Keoghan e, após o lançamento do filme, a música, que também ganhou popularidade no TikTok, alcançou a 10ª posição na Billboard Global 200 e integrou a Billboard Hot 100 dos EUA.

8. Redbone — “Come and Get Your Love” (Guardiões da Galáxia)

A banda americana Redbone lançou em 1973 a faixa “Come and Get Your Love” em seu quinto disco de estúdio, Wovoka, que se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira e alcançou o Top 5 na Billboard Hot 100.

Em 2014, a banda viu seu clássico voltar a se popularizar depois que apareceu na cena inicial do primeiro filme da franquia Guardiões da Galáxias. O momento mostra Peter Quill (Chris Pratt) envolvido com a música enquanto são exibidos os créditos de abertura do longa. A canção integrou o álbum da ótima trilha sonora do filme, que ficou em primeiro lugar na parada da Billboard 200.

9. Natasha Bedingfield — “Unwritten” (Todos Menos Você)

Uma das canções que marcaram a carreira da cantora britânica Natasha Bedingfield foi a faixa-título do seu disco de estreia Unwritten, lançado em 2004. Depois de ter se tornado a música tema do reality show da MTV The Hills, a canção ficou na quinta posição na Billboard Hot 100, se tornando o primeiro hit da artista do Top 10 dos EUA.

Já no final de 2023, “Unwritten” conquistou mais uma legião de novos fãs ao ser incluída na trilha sonora do elogiado filme Todos Menos Você, estrelado por Sydney Sweeney e Glen Powell. Na mesma época, a música ganhou força ao acompanhar uma trend no TikTok.

10. Charlie Brown Jr. — “Te Levar Daqui” (Malhação)

O Charlie Brown Jr. disponibilizou seu segundo disco de estúdio, Preço Curto… Prazo Longo, em março de 1999. Alguns meses depois, viu seu single “Te Levar Daqui” alcançar um sucesso surpreendente por ter sido usada na abertura da sexta temporada da série de TV Malhação.

Por ter sido usada na produção da TV Globo durante sete anos, a música se tornou um hino para diferentes gerações que acompanhavam Malhação.

A faixa chegou a ser trocada por “Lutar Pelo Que é Meu”, outro sucesso do CBJR, a partir de 2006; no entanto, “Te Levar Daqui” voltou a aparecer na série em 2013, no encerramento do episódio do dia 6 de março. Foi uma homenagem ao vocalista Chorão, que faleceu naquela mesma data.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!