O músico, cantor e compositor Chico Chico, uma das grandes vozes da música brasileira atualmente, liberou nas plataformas digitais seu novo álbum, Estopim.
O disco apresenta 11 faixas e traz as participações especiais de Tui Lana, na canção “O Tempo Nunca Mais Firmou Pt. 2”, Juliana Linhares, em “Altiva”, e Julia Vargas, em “Urmininu”.
No trabalho de estúdio, Chico passeia pelas suas diversas influências e, nascido e crescido no Rio de Janeiro, o artista carrega muito do clima urbano da cidade em suas composições, assim como sua ligação com o interior, o Nordeste e suas tradições musicais, como ele mesmo comenta:
“Sempre tive muito interesse nesse ritmo, o boi. Já tocava essa canção nos shows e adorei o resultado. Além de contarmos com uma banda muito integrada, gravamos o som da porta do estúdio, da cadeira e outros sons alternativos que funcionam como instrumentos.”
Além de Chico Chico nos vocais e violão, as gravações contaram com Guto Wirtti (contrabaixo), Thiaguinho Silva (bateria), Pedro Fonseca (teclados e arranjos), Walter Villaça (guitarra e violão de aço), Thiago da Serrinha (percussão) e Jorge Continentino (sax barítono, flauta e pife).
Gabriel Grossi
O gaitista Gabriel Grossi se juntou a Jorge Pardo, lenda do Jazz europeu e mestre da flauta, e Pedro Franco, revelação da música instrumental brasileira, para gravar um compacto digital com três faixas que chegaram recentemente às plataformas.
O projeto em parceria recebeu o título Lineas imaginarias e celebra a união cultural entre Brasil e Espanha através das composições plurais que reforçam a linguagem universal da música.
“Hermanos”, por exemplo, é inspirada na obra de Astor Piazzolla; já “El Faro” encapsula a verdadeira essência do flamenco; e “Santa Morena”, clássico de Jacob do Bandolim, encerra o EP com a fusão perfeita das culturas brasileira e espanhola.
Deusnir Souza
O músico Deusnir Souza, que se apresenta na banda de artistas como Paula Lima e Tássia Reis, divulgou nos serviços de streaming a faixa instrumental “Cartagena”. A canção deve entrar em seu primeiro disco, ainda sem previsão de lançamento.
Ao falar sobre a sua faixa de estreia, “Requinte”, Deusnir conta:
“Faz uns anos que muita gente me pede para lançar um disco! E ter a oportunidade de soltar esse primeiro single, sendo exatamente essa música com esses músicos que admiro demais, sou fã, é muito gratificante! O nome da música é porque realmente está tudo muito requintado, tudo muito encaixado perfeitamente…”
Vale lembrar que ele ganhou destaque internacional ao representar o Brasil em dois projetos mundiais da marca sueca, Nord Keyboards.
Lordose Pra Leão
O banda punk capixaba Lordose pra Leão liberou o sexto álbum de sua carreira, Lordose Canta Letaif.
O disco apresenta dez canções, incluindo o single lançado anteriormente “Os Ratos São Humanos”, e todas são composições inéditas do publicitário e compositor Sandro Letaif.
Nos anos 1990, Sandro era calouro no curso de comunicação dos integrantes da banda Punk na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), como o Serjão, um dos vocalistas do Lordose, revela:
“Tudo aconteceu no curso de comunicação da Ufes. A gente juntava para beber vinho e outras coisas, o violão passava na roda e dali foram surgindo as bandas. Nesses momentos, nós ficamos fãs das composições do Letaif. O Lordose chegou a gravar duas dele em nossa discografia, ‘Somos Nada Que Interessa’ e ‘Profecia’. Mas faltava esse grande encontro.”