8ª FIMS agita o Paraná

Feira Internacional da Música do Sul (FIMS) tem shows, workshops e palestras em Curitiba

FIMS receberá em sua abertura (12/09) um show da Rachel Reis e encerrará (14/09) com apresentação de Ekena

Rachel Reis é atração da FIMS - Crédito Vinicius Moreira
Rachel Reis é atração da FIMS (Crédito: Vinicius Moreira)

Com programação de shows, palestras e debates começando hoje (12/09), a Feira Internacional da Música do Sul (FIMS) acontece em Curitiba até sábado (14/09). 

A programação conta com capacitações, workshops, shows e showcases de artistas de vários lugares do Brasil e da América Latina em uma programação plural voltada para músicos, produtores e interessados em saber mais sobre esse mercado em ascensão dentro da economia do país.

Publicidade
Publicidade

O diretor geral da feira Téo Ruiz comenta:

“Além de ser uma grande feira e um ponto de encontro de músicos e produtores de diferentes segmentos, a FIMS também conta com uma ampla programação de shows, reunindo artistas independentes e nomes já conhecidos da música, como a artista baiana Rachel Reis, indicada ao Grammy Latino, que vem a Curitiba pela primeira vez, abrindo a 8ª edição do evento, e a cantora Ekena, um dos mais promissores nomes do MPB, encerrando a programação”.

Téo Ruiz, diretor geral da FIMS (Crédito: Orue Brasileiro)

FIMS começa hoje com show de Rachel Reis

Indicada ao Grammy Latino, Rachel Reis abre a feira com um show acústico, misturando ritmos como arrocha e pagode baiano na Ópera de Arame. 

Natural de Feira de Santana (BA), Rachel é uma cantora e compositora que vem se destacando na nova música brasileira. Sua trajetória musical iniciou em bares da região, onde já demonstrava seu talento e versatilidade. Seus trabalhos, como o EP Encosta e o álbum Meu esquema, a consolidaram como uma das promessas da MPB. 

A cantora chamou a atenção do público e da crítica com hits como “Maresia” e com a participação em trilhas sonoras de novelas. Sua voz marcante e suas composições genuínas a posicionam como uma das principais artistas da nova geração da música brasileira.

Rachel Reis, inclusive, acaba de lançar o clipe “Ensolarada”.

Continua após o vídeo

Encerramento potente com Ekena

Já o encerramento será com a cantora Ekena, sucesso da nova MPB, que traz temas autobiográficos em suas composições sobre o universo feminino no Wonka. 

Ekena vem se destacando na cena musical por sua voz marcante e letras introspectivas. Sua trajetória musical, marcada por uma constante busca por identidade e liberdade, a levou a experimentar diversos estilos musicais, culminando em um som único e pessoal. 

Começou sua carreira como backing vocal de Liniker e, desde então, tem lançado trabalhos solo que exploram temas como amor, desilusão e autoconhecimento. Álbuns como e 35 consolidaram sua posição como uma das principais vozes da nova geração da música brasileira. Este será um dos últimos shows da artista antes de embarcar para apresentações em Lisboa.

Continua após o vídeo

Além dos shows

Além dos eventos principais, a FIMS apresenta showcases com artistas independentes de diversos países, como o colombiano Frailejón e o grupo multicultural Batanga & CIA, que exploram fusões de ritmos ancestrais e contemporâneos. Nas mesas, debates sobre o uso da inteligência artificial na música, sobre coletivos de festivais e melhores hábitos para o trabalho de distribuição digital.

Se você não conhece a FIMS ou não tem ela ainda no seu calendário de eventos do mercado da música, vale ficar de olho. O evento recentemente certificado pelo WME com o Selo IGUAL por seu comprometimento com a equidade de gênero e desde sua primeira edição em 2016, se destacou como um espaço catalisador e agregador do mercado regional do sul do Brasil e nossos vizinhos na América Latina, promovendo um intercâmbio cultural e profissional.

A programação completa pode ser acompanhada em detalhes neste link.

Serviço:

8ª edição da FIMS – Feira Internacional da Música do Sul

Data: 10 a 14 de setembro de 2024

Locais: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro), Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco), Solar da Cultura (R. Dr Claudino dos Santos, 142 – São Francisco), Ópera de Arame (R. João Gava, 920 – Abranches)

Circuito off –  A Caiçara (R. Dr. Claudino dos Santos, 90 – São Francisco) e Wonka Bar (R. Trajano Reis, 326 – São Francisco)

Site oficial: www.fims.com.br

Instagram: @fimsul

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile