Ao longo dos seus mais de 60 anos de carreira, Neil Young se consagrou como um dos maiores músicos de todos os tempos.
O artista canadense conquistou uma legião de fãs com sua trajetória eclética na música, que ficou marcada, principalmente, pela união do Folk com o Rock e por experimentações do Country com o R&B.
Mas antes de ser considerado uma das lendas da música, Young foi inspirado pelas obras de outros gigantes da história, que foram importantes referências tanto para seus trabalhos solo, como para suas contribuições no grupo Buffalo Springfield e no supergrupo Crosby, Stills, Nash & Young.
As grandes influências de Neil Young
Em conversa com Conan O’Brien (via Far Out), Neil Young revelou que Johnny Cash foi uma de suas primeiras influências. Já ao ser questionado sobre as músicas que marcaram sua vida, o ícone do Folk apontou “Ballad of a Teenage Queen”, do disco Sings the Songs That Made Him Famous, lançado por Cash em 1958.
O dono dos hits “Heart of Gold”, “Old Man”, “Rockin’ in the Free World” e tantos outros também fez questão de enaltecer a faixa “Four Strong Winds”, da dupla canadense de country/folk Ian & Sylvia. Sobre a música, ele explicou:
“Eu a amava tanto que eu, sabe, colocava moedas de cinco e dez centavos na jukebox para tocá-la repetidamente até não ter mais troco. Eu ficava ali parado ouvindo. Era uma música linda. Por algum motivo, ela realmente me tocou, e eu conseguia sentir a magia da música.”
A seleção de Neil também incluiu uma obra lançada em 1955 por Gogi Grant, na qual a artista norte-americana canta sobre momentos inquietos e anseios, temas que também podem ser encontrados em algumas fases do músico canadense.
Provando seu amplo gosto musical, Young também citou como uma de suas referências uma música do cantor de Blues Jimmy Reed, que apresenta elementos mais envolventes e o som marcante de gaitas, instrumento que mais tarde passou a usar em suas obras.
Confira a lista completa a seguir!
5 músicas que mudaram a vida de Neil Young
Ian e Sylvia – “Four Strong Winds”
Gogi Grant – “The Wayward Wind”
- At last! All classics + rarities from 1952-1960s from RCA/ERA/Liberty/20th century fox & Monument. And all but one cut in stereo for the first time. New import 2 cd set.
Johnny Cash – “Ballad of a Teenage Queen”
Jimmy Reed – “Baby, What You Want Me To Do”
Ronnie Self – “Bop-A-Lena”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!