Artista + Marca

O dia em que Billie Eilish invadiu a minha casa

Música, tecnologia e marcas se encontraram em um dos tantos cases do mercado atual

Billie Eilish e Alexa em casa
Reprodução

Esses dias conversei com a Billie Eilish. Ela estava aqui em casa, me fazendo perguntas e respondendo tudo através da Alexa. Foi meio assustador.

Vivemos uma era onde a música e a tecnologia estão tão integradas que é quase impossível separá-las. E se pensarmos bem, os mundos das marcas e da música também têm caminhado lado a lado há séculos, desde as composições clássicas financiadas por nobres até os jingles que grudam na nossa cabeça.

@brunakretzer

BILLIE EILISH ESTÁ NA MINHA CASA 😲🥱 #alexa #billieeilish #fy #fyp

♬ som original – Bruna Kretzer

Hoje, contudo, o jogo mudou.

Não se trata mais de quem tem o som mais alto ou quem atinge as notas mais altas – até porque o autotune virou o verdadeiro maestro da indústria. O que importa agora é quem consegue criar experiências inesquecíveis. Nisso, as marcas têm se tornado verdadeiras parceiras dos artistas.

Alaíde Costa e o Grand Prix no festival Cannes Lions

Estamos vendo grandes nomes da música como Beyoncé, Childish Gambino, Gorillaz e, igualmente, os nossos incríveis artistas brasileiros brilhando em festivais internacionais de inovação e criatividade.

Este ano, por exemplo, a campanha “Errata 88” com a maravilhosa Alaíde Costa, foi aclamada e levou o Grand Prix na categoria Entertainment for Music em Cannes, colocando em evidência a sinergia entre marcas, artistas e causas sociais.

Criada pela agência Almap BBDO para a Johnnie Walker, ela disputou o grande prêmio com ninguém menos do que Beyoncé

Minha estreia no TMDQA! e uma década de som para grandes marcas

E por falar nisso, permita-me me apresentar: esta é minha primeira coluna no TMDQA!

Como um eterno fã do site, fico feliz de compartilhar um pouco da minha experiência.

Sou músico e publicitário e trabalho com som para marcas há mais de uma década. Já colaborei em campanhas com artistas como Fatboy Slim, Run DMC, Alok, Rincón Sapiência e até Milton Nascimento – com quem dublei um projeto incrível para a ONU.

Assista a seguir.

Artistas como Mídia: A Nova Era da Influência Musical

Inegavelmente, hoje todo artista é uma mídia. E as marcas sabem disso.

Anitta, por exemplo, não é só uma estrela pop, mas também uma estrategista de marketing por trás do sucesso da Skol Beats. Do mesmo modo, Manu Gavassi se aliou a uma marca e virou diretora de moda do Mercado Livre. Isso não é coincidência – as marcas estão buscando essas mentes influentes e criativas para agregar valor, autenticidade e relevância às suas mensagens.

Quando fui jurado no Cannes Lions, vi de perto o quanto as campanhas estão apostando nessa interseção entre cultura pop e publicidade. Isto é uma tendência sobre criar diálogos profundos entre marcas e artistas, construindo um storytelling que ressoe com as pessoas de forma espontânea.

No último sábado, 7 de setembro de 2024, The Weeknd realizou um show memorável no estádio Morumbi, em São Paulo, onde estreou sua nova faixa “Dancing In The Flames”. Após a apresentação, o artista lançou o clipe oficial da música, filmado inteiramente com um iPhone.

Essa escolha destaca a colaboração com a Apple e sublinha a inovação e a acessibilidade da tecnologia da marca, oferecendo uma abordagem moderna e criativa na produção audiovisual.

Os feats também vão muito além do som.

Por exemplo, vimos Kanye West lançar um tênis próprio (“Yeezy”), Beyoncé anunciar sua marca de uísque (“Sir Davis”) e até shows imersivos com tecnologia Atmos, como era até recentemente o show do Aerosmith residente em Las Vegas.

Dos Grandes Palcos às Experiências Intimistas

Enquanto o Super Bowl continua sendo o grande palco para apresentações espetaculares com mega patrocinadores, outras marcas estão apostando em experiências mais exclusivas e intimistas, como o WhatsApp Private Sessions, onde Flor Gil apresentou seu single “Hell No” no Rio de Janeiro.

A artista conta que aproveitou as diversas camadas de privacidade do aplicativo para compartilhar referências, aprovações, arranjos e melodias durante o processo criativo:

O WhatsApp é uma ferramenta super presente no meu dia a dia. Foi ótimo poder contar com ele também na produção do meu primeiro disco. Facilitou bastante a comunicação, deixando o processo ágil e seguro.

No fim das contas, a música sempre foi, e sempre será, mais do que som. Ela é o espelho da nossa cultura, o reflexo dos nossos valores, e, como bem sabem as marcas: a trilha sonora da nossa vida.

E aí, quais parcerias criativas entre artistas e marcas têm te surpreendido ultimamente? Mandem sugestões no insta @lucas.sfair

Por fim, fiquem com esse clássico Feat que virou Hit e nos vemos na próxima coluna.

Sair da versão mobile