Diretor com longa trajetória no entretenimento musical, McG foi selecionado para comandar o aguardado filme Shout It Out Loud, cinebiografia do KISS. A produção, que deve começar a ser filmada em 2025, marca mais uma incursão do diretor e produtor no universo do rock, gênero que impulsionou sua carreira e abriu portas para seu sucesso no cinema e TV.
O nome de McG ganhou projeção mundial com o filme As Panteras, em 2000. Mas pouca gente se dá conta que sua carreira começou de fato na indústria da música – primeiro, na gênese de um verdadeiro ícone dos anos 90, o Sugar Ray; e depois como diretor de clipes icônicos para muita gente. Foi assim, inclusive, que ele chamou atenção de uma certa atriz chamada Drew Barrymore, e o resto é história.
Confira abaixo alguns dos motivos que fazem o diretor uma escolha certeira para dirigir uma cinebiografia musical.
McG e sua carreira impulsionada pela música
Joseph McGinty Nichol iniciou sua carreira como fotógrafo e produtor musical. Ao lado de Mark McGrath, formou a banda Sugar Ray, inicialmente como vocalista – mas logo ficou claro que ele se saía melhor nos bastidores.
Sua participação foi decisiva no sucesso da banda, inclusive na coautoria da canção “Fly”, o primeiro grande hit do grupo e cujo clipe ele dirigiu. Antes disso, porém, dirigiu o vídeo de “Caboose” pegando US$3.500 emprestados de seu pai, e a música acabou levando o Sugar Ray a assinar o contrato com a Atlantic Records.
O sucesso como produtor o levou a dirigir videoclipes de grandes nomes da música, como Korn, Smash Mouth e The Offspring. Seu estilo visual, marcado pela fusão de energia vibrante e humor satírico, chamou a atenção da indústria.
Assim, McG conquistou espaço em Hollywood, dirigindo filmes como O Exterminador do Futuro: A Salvação, embora sua conexão com o rock tenha permanecido uma constante em sua carreira.
Isso fica claro em séries onde atuou como showrunner, principalmente em The O.C.. A trilha sonora inesquecível da série ajudou a impulsionar ainda mais os nomes de Phantom Planet (banda que cantava a icônica canção-tema), Death Cab for Cutie (que chegou a aparecer em um dos episódios), The Killers, Imogen Heap, Bloc Party, The Dandy Warhols e mais.
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Outro caso de ótimo uso de trilha sonora é Supernatural, onde McG era produtor executivo. A série ajudou a resgatar sons do rock clássico e hard rock para uma audiência mais jovem, como canções de Kansas, AC/DC e Bon Jovi.
5 clipes indispensáveis da videografia de McG
The Offspring – “Pretty Fly (For a White Guy)”
O clipe de “Pretty Fly (For a White Guy)”, dirigido por McG, capturou com perfeição a sátira da música sobre um jovem branco tentando adotar uma identidade de “gangsta”. Lançado em 1998, o vídeo traz um protagonista que se veste e age de forma caricata, dirigindo carros lowriders e usando correntes de ouro, elementos típicos da cultura hip-hop da época. O visual exagerado e colorido, característico dos trabalhos de McG, transformou o clipe em um marco dos anos 90, refletindo o tom irônico e crítico da música.
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Smash Mouth – “All Star”
O videoclipe de “All Star” é lembrado por suas participações especiais de famosos, como Ben Stiller e William H. Macy, reprisando seus papeis no filme Herois Muito Loucos. A estética vibrante e a mistura de cenas cômicas ajudaram a consolidar o sucesso da música, que se tornou um hit instantâneo. O estilo visual de McG aqui remete ao trabalho de David LaChapelle, com cores fortes e uma abordagem descontraída, destacando o tom irreverente da banda.
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Barenaked Ladies – “One Week”
O clipe de “One Week” é uma verdadeira colagem visual, mesclando referências culturais de forma caótica e surreal. O vídeo combina elementos de Alice no País das Maravilhas, O Quebra-Nozes e outros símbolos da cultura pop, criando uma atmosfera de sonho com cenas que se alternam rapidamente. O estilo imprevisível e o excesso visual refletem a energia frenética da música, capturando a natureza excêntrica do Barenaked Ladies.
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Sugar Ray – “Fly”
Em “Fly”, McG adotou uma abordagem mais simples, permitindo que a música brilhasse sem distrações visuais excessivas. O clipe apresenta cenas ensolaradas e descontraídas, que combinam com a vibe leve da faixa de reggae-pop. Como coautor da música, McG estava diretamente envolvido no sucesso de “Fly”, e seu trabalho no vídeo contribuiu para reforçar a imagem da banda, em um momento marcante de sua carreira.
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Sublime – “Santeria”
O clipe de “Santeria” tem uma abordagem mais nostálgica e relaxada, refletindo a sonoridade da banda, que mistura reggae, punk e ska. O vídeo faz um tributo ao vocalista da banda, Bradley Nowell, que havia falecido antes do lançamento da música. Nele, cenas da banda tocando ao ar livre são intercaladas com momentos de descontração e imagens de arquivo, capturando o espírito livre e despreocupado que marcou a carreira do Sublime.
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Com a cinebiografia do KISS, McG retorna ao universo que o projetou, trazendo consigo muita experiência no mundo do rock embaixo do braço! Agora resta saber em que fase da trajetória do KISS o longa irá focar e se fará jus a uma das carreiras mais longevas da música.
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