Homenagem a personagem obscuro de Tolkien

Rufus Wainwright faz viagem à Terra Média e grava música para série de "O Senhor dos Anéis"

Canção chegou a virar single e está disponível nas plataformas, unindo Rufus ao compositor Bear McCreary

Rufus Wainwright canta música na série Os Aneis do Poder, do mundo de O Senhor dos Aneis

Rufus Wainwright fez uma aparição surpresa em Os Anéis de Poder — mas não como ator. O cantor empresta sua voz à segunda temporada da série do Prime Video ambientada no mundo de O Senhor dos Anéis

Ao final do quarto episódio, que foi ao ar na última semana, a voz impactante de Wainwright surge para interpretar “Old Tom Bombadil”. A letra, claro, é de J. R. R. Tolkien, mas a melodia foi composta por Bear McCreary, que assina a parte musical da produção multimilionária da Amazon.

Continua após a foto

Canção celebra legado musical de Tolkien

O lançamento dá vida a parte importante da obra do inglês. Afinal, nos livros de Tolkien, a música é uma espécie de protagonista, guiando a jornada da Sociedade do Anel através da Terra Média. Enquanto sobem e descem montanhas, os hobbits – principalmente Sam – recorrem a cantigas para passar o tempo. O escritor, meticuloso que era, deixou até instruções específicas sobre a melodia das canções, garantindo que as walking songs seriam cantadas sempre iguais. 

Com todo esse contexto, não é de se surpreender que o momento final do episódio tenha ganhado notoriedade nas redes sociais, e não apenas pelo vocal inconfundível de Rufus Wainwright. A letra é uma referência a Tom Bombadil, presente na obra A Sociedade do Anel. O personagem, que tem um tom de fábula na obra, acabou ficando de fora da adaptação cinematográfica de Peter Jackson. Nos livros, no entanto, ele é retratado como uma figura enigmática com uma forte conexão com a música e a natureza e é convocado através da música.

Continua após o vídeo

Confira os bastidores da gravação

Rufus Wainwright e sua voz épica

Wainwright, que já colaborou com músicos renomados como Leonard Cohen e Joni Mitchell, comentou que se sentiu à vontade para aceitar o convite de McCreary, destacando sua familiaridade com sagas épicas. 

Para Rufus, a música folk, tema de seu recente projeto Folkocracy, indicado ao Grammy, se alinha perfeitamente com a canção sobre Tom Bombadil, por capturar a simplicidade de um canto ancestral.

O estilo combina perfeitamente com o estilo de Bear McCreary. O diretor musical ganhou notoriedade na última década ao dar o tom de Outlander, série de fantasia onde a música se tornou uma presença inegável.

Continua após o vídeo

O encontro de Wainwright e McCreary com Tom Bombadil

Bear McCreary, compositor da série, revelou que gravar a canção com Rufus Wainwright foi um dos últimos momentos da produção da segunda temporada. McCreary destacou a habilidade do cantor em capturar não apenas a leveza, mas a profundidade das músicas que interpreta:

“Em muitos aspectos, Rufus encarna tudo o que amo em Tom Bombadil. Sinto que sua voz reflete o que os leitores e fãs da obra de Tolkien esperam de uma canção de Tom”.

Wainwright, por sua vez, mencionou que a música despertou sua memória familiar, já que seus pais também eram músicos de folk. O cantor enfatizou o caráter atemporal da obra de Tolkien:

“Há um espírito de retorno às raízes. Cantar uma música folk exige total dedicação à sua interpretação, porque ela vem sendo passada por gerações. A simplicidade é essencial”.

Quando se tem uma voz dessas, realmente não é necessário muito mais! Confira o resultado abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ACÚSTICO

Músicas acústicas para relaxar, estudar, meditar e se concentrar. Tudo com a curadoria do Tenho Mais Discos Que Amigos! Ouça a Playlist TMDQA! Acústico e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!