Obras do Pearl Jam, Wu-Tang Clan e mais

10 discos de estreia que mudaram a história da música

Do Rap ao Pop, confira discos emblemáticos que ajudaram a moldar a indústria e inspirar outros músicos

Pearl Jam e o clipe de Jeremy

O lançamento de um disco de estreia pode ser encarado por bandas e artistas como um grande desafio. O que muitos não necessiaramente esperam é que estas obras possam se tornar pioneiras de grandes movimentos na indústria da música, revolucionar uma cena, ou até inspirar toda uma geração, influenciando tanto seu gosto musical como sua maneira de se vestir e dançar.

Ao longo dos anos, diversos álbuns que se encaixam na descrição acima foram lançados por verdadeiras lendas da música. Reunimos a seguir discos de estreia de diferentes gêneros, de grupos e artistas internacionais e nacionais, que mudaram a história da música. Prepara o fone de ouvido e vem!

10 discos de estreia que mudaram a história da música

1. Pearl Jam – Ten

Enquanto o Rock passava por um período transicional, o Pearl Jam lançou em 1991 o seu disco de estreia inovador, Ten. Apresentando ao público hits emblemáticos como “Alive”, “Even Flow”, “Jeremy”, “Black” e tantos outros que ainda são queridinhos dos fãs, o grupo liderado por Eddie Vedder ajudou a popularizar a sonoridade Grunge.

Apesar da recepção inicial do disco ter sido boa pela crítica, as vendas do álbum, que apresentou letras introspectivas com riffs potentes e emotivos, só catapultou depois de quase um ano do seu lançamento. Isso aconteceu após a MTV, que naquela época começou a ditar o que era quente ou não no mundo da música, começar a exibir o clipe impactante de “Jeremy”.

2. Ramones – Ramones

Os Ramones mostraram que é possível fazer um disco memorável através da simplicidade. Em 1976, o grupo lançou seu álbum de estreia homônimo, apresentando canções de dois minutos, com os vocais fortes e ao mesmo tempo vulneráveis de Joey Ramone e ritmos acelerados.

Suas primeiras músicas surgiram dos sentimentos de alienação, isolamento e frustração da banda. Com clássicos como “Blitzkrieg Bop”, “Judy Is a Punk” e “I Wanna Be Your Boyfriend”, o grupo se tornou um dos mais influentes do Punk Rock.

3. Daft Punk – Homework

A dupla francesa Daft Punk fez história com seu primeiro disco completo, Homework, lançado em 1997. O álbum ficou conhecido por liderar a segunda onda revolucionária da música eletrônica e foi um marco no cenário da house music.

O duo chamou atenção com o trabalho, que incluiu clássicos como “Around the World”, “Da Funk” e “Alive”, por apresentar de uma maneira inovadora uma mistura de ritmos que inclui elementos do house, techno, acid e funk.

4. The Stooges – The Stooges

O The Stooges, liderado pelo lendário Iggy Pop, disponibilizou em 1969 seu disco de estreia homônimo que ficou conhecido por ter impulsionado a explosão do Punk nos Anos 70.

Com letras que geralmente abordavam temas como rebelião, frustrações da juventude e alienação, a banda apresentou ao público faixas icônicas incluindo “I Wanna Be Your Dog”, “1969”, “No Fun” e “Real Cool Time”, que se tornaram hinos clássicos do punk e do garage rock.

5. Madonna – Madonna

Madonna ajudou a recuperar o espírito das pistas de dança no início dos anos 80 com seu disco de estreia homônimo. O álbum de 1983, que mais tarde foi relançado com o nome Madonna: The First Album, apresentou hits como “Borderline”, “Holiday” e “Lucky Star”, seu primeiro hit no top cinco da Billboard nos EUA.

As músicas do primeiro disco da cantora, que até então não imaginava que ganharia o título de “Rainha do Pop”, incorporaram a jovem e exuberante cultura clubber de Nova York da época. O visual único da artista, junto com seus clipes irresistíveis e sua sonoridade dançante, a tornaram uma titã da MTV.

6. Lauryn Hill – The Miseducation of Lauryn Hill

Lauryn Hill entrou para a história da música com seu primeiro e único disco solo The Miseducation of Lauryn Hill, lançado em 1998. A artista norte-americana, que integrou o grupo The Fugees, encantou a todos ao misturar Soul, Hip Hop, R&B, Reggae em seu novo álbum, apresentando uma sonoridade que não vinha sendo colocada em prática por nenhum artista ao final dos Anos 90.

O emblemático disco, eleito este ano pela Apple Music como o melhor da história, contou com clássicos celebrados até hoje como “Doo Wop (That Thing)”, “Lost Ones”, “To Zion” e mais.

7. Guns N’ Roses – Appetite for Destruction

Com seu disco de estreia Appetite for Destruction, o icônico Guns N’ Roses foi responsável por renovar a força do Hard Rock dos Anos 80. Incluindo performances históricas de Axl Rose e Slash, o grupo apresentou ao mundo da música hits fenomenais que sobrevivem até hoje, como “Welcome to the Jungle”, “Paradise City” e “Sweet Child O’ Mine”.

Appetite for Destruction se tornou um dos discos de estreia mais vendidos daquela época e garantiu, com suas músicas repletas de riffs explosivos e refrães marcantes, o título de uma das bandas mais influentes da história do Rock ao Guns N’ Roses.

8. Wu-Tang Clan – Enter the Wu-Tang (36 Chambers)

O Wu-Tang Clan revolucionou a cena do Hip Hop com o lançamento do seu disco de estreia Enter the Wu-Tang (36 Chambers) em 1993. O disco surgiu no underground e apresentou o melhor do Hip Hop Hardcore dos anos 90, mostrando os lendários rappers refletindo sobre a violência que moldou suas vidas e suas comunidades.

O álbum se tornou um dos mais influentes da história e abriu as portas para os rappers da Costa Leste dos EUA, incluindo artistas como The Notorious B.I.G., Jay-Z, Nas e muitos outros.

9. Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama ao Caos

Em 1994, a banda pernambucana Chico Science & Nação Zumbi revolucionou a música brasileira ao disponibilizar seu elogiado disco de estreia, Da Lama ao Caos. A obra representava um disco-manifesto do movimento cultural manguebeat, apresentando em sua sonoridade uma mistura genial de Rock, Funk e Maracatu.

Além da faixa-título, o álbum que completou 30 anos em 2024 marcou diferentes gerações com os sucessos “Samba Makossa” e “A Praieira”, eternizados na voz do saudoso e icônico Chico Science.

10. João Gilberto – Chega de Saudade

João Gilberto lançou em 1959 seu emblemático disco Chega de Saudade, que se tornou um dos símbolos de maior relevância da bossa nova. O álbum é um dos raros brasileiros a ter sido incluído no Hall da Fama do Grammy.

Em seu primeiro disco, o lendário cantor apresentou algumas das canções mais importantes da história da música mundial, como sua faixa-título e a icônica “Desafinado”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!