Empresa alega "exploração não autorizada"

Miley Cyrus é processada por acusação de ter plagiado Bruno Mars em "Flowers"

Ação foi movida por empresa que comprou parte dos direitos da música lançada por Mars em 2012

Miley Cyrus Flowers
Crédito: Reprodução

Miley Cyrus dominou as paradas no início do ano passado depois de ter compartilhado com os fãs seu hit pop “Flowers”. Agora, no entanto, se tornou alvo de um novo processo por conta da música.

Uma ação movida nesta segunda-feira (16) no tribunal federal de Los Angeles por uma empresa chamada Tempo Music Investments alega que a artista norte-americana e os outros compositores da faixa que integra o disco Endless Summer Vacation copiaram partes de uma canção famosa de Bruno Mars ao escreverem a música que rendeu os dois primeiros Grammys da carreira de Cyrus.

Publicidade
Publicidade

O documento obtido pela Rolling Stone aponta que a música de Miley inclui uma “exploração não autorizada” de diversos elementos da música de Mars, “When I Was Your Man”, que entrou na parada Hot 100 em 2013. “Flowers”, como te contamos há algum tempo nesta matéria, de fato tem várias inspirações na canção de Bruno.

O processo também menciona várias outras empresas, como a Sony Music Publishing, a Apple, a Target e o Walmart, como réus acusados de distribuir “Flowers”.

Miley Cyrus é processada por “Flowers”

A queixa, que também cita os colegas compositores de Miley, Gregory Hein e Michael Pollack como co-réus, alega:

“Qualquer fã de ‘When I Was Your Man’ de Bruno Mars sabe que ‘Flowers’ de Miley Cyrus não alcançou todo esse sucesso sozinha. ‘Flowers’ duplica vários elementos melódicos, harmônicos e líricos de ‘When I Was Your Man’, incluindo o design da melodia vocal e a sequência do verso, a linha de baixo de conexão, certos compassos do refrão, certos elementos musicais teatrais, elementos líricos e progressões de acordes específicas.

É inegável, com base na combinação e no número de similaridades entre as duas gravações, que ‘Flowers’ não existiria sem ‘When I Was Your Man’. Com ‘Flowers’, Cyrus, Hein e Pollack criaram um trabalho derivado de ‘When I Was Your Man’ sem autorização.”

A Tempo Music afirma ser dona de uma parte dos direitos autorais dos EUA de “When I Was Your Man” após adquiri-la de Philip Lawrence, que coescreveu a música junto com Mars, Ari Levine e Andrew Wyatt. Por outro lado, Bruno Mars não é mencionado como autor do processo.

A empresa busca indenização em um valor a ser determinado no julgamento e também está exigindo uma ordem judicial proibindo que Miley e os outros réus reproduzam, distribuam ou executem publicamente a canção.

Bruno Mars, “When I Was Your Man” e “Flowers”

“Flowers” foi lançada em janeiro de 2023 por Miley como prévia do seu oitavo disco de estúdio Endless Summer Vacation. A canção reflete sobre o divórcio da cantora com o ator Liam Hemsworth e se manteve no primeiro lugar da Billboard Hot 100 por oito semanas.

Após seu lançamento, vale lembrar, foram logo apontadas algumas semelhanças entre a música de Miley Cyrus e o sucesso de Bruno Mars.

Além da artista ter usado um sample muito parecido com o da música de Mars, seu refrão funcionaria como uma espécie de resposta ao que o músico diz em sua faixa. Você pode ver detalhes dessas comparações aqui.

A seguir, ouça “Flowers” de Miley Cyrus e compare com “When I Was Your Man”, de Bruno Mars.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile