"Santíssima trindade do Rock and Roll britânico"

As 3 bandas que são os pilares do Rock pesado segundo Charles Gavin, dos Titãs

Ex-baterista dos Titãs aponta importância de ícones do Heavy Metal em sua trajetória musical

Charles Gavin, dos Titãs, elege bandas que são os pilares do Rock pesado
Fotos por Stephanie Hahne/TMDQA!

O lendário Deep Purple encerrou a programação do Palco Sunset do Rock in Rio no último domingo (15) e, além de ter levado uma multidão à loucura, o show do grupo fez o baterista brasileiro Charles Gavin refletir sobre os grandes representantes do Heavy Metal.

O ex-integrante dos Titãs é um profundo conhecedor de música, e aproveitou a oportunidade para compartilhar em sua conta do Instagram alguns comentários sobre a banda veterana e outros dois grupos que. Em sua visão, ao lado da banda de Ian Paice, dois outros nomes podem ser definidos como a “santíssima trindade do Rock and Roll britânico dos anos 70”: Black Sabbath e Led Zeppelin.

Publicidade
Publicidade

Em seu texto, Gavin apontou como essas bandas refletiram em sua própria formação como músico. Ele também comentou a influência delas no cenário da música pesada, explicando:

Deep Purple, Rock In Rio 2024: Ian Paice (bateria, 76 anos) & Roger Glover (baixo, 78 anos) no show de domingo, aqui no Rio. Vale dizer que estes respeitáveis senhores formam a única a cozinha rítmica da santíssima trindade do rock’n’roll britânico dos anos 70, que continua atuando ao vivo – sua trajetória fala por si só.

Deep Purple, Black Sabbath e Led Zeppelin – são pilares do que, nos tempos do colégio, chamávamos de rock pesado, termo resgatado pela imprensa internacional, hoje (heavy rock). Cresci e aprendi a tocar bateria ouvindo os discos destas bandas.

Ian Paice (continua nos encantando), Bill Ward (não toca com Sabbath há tempos) e John Bonham (partiu em 25/09/1980) nos inspiraram, eram referências numa época onde a informação sobre o rock britânico era pouca. Paice, Ward e Bonham, influenciados por jazz, r&b e big bands, foram nossos professores de música e de bateria (além de muitos outros, claro). Injetaram diversos elementos da música negra norte-americana e por isso suas gravações soam tão bem – pesadas e com muito groove ao mesmo tempo, além da técnica avançada em seu instrumento, a qual lançavam mão.

Purple, Sabbath e Zeppelin – cada banda à sua maneira – expandiram fronteiras semeando o fértil cenário dos anos 70 para que outras vertentes do rock’n’roll ganhassem certidão de nascimento e RG próprios nos anos que viriam. De suas gravações e shows saíram as bases, os templates para o hard rock, o heavy metal e seus desmembramentos.

Charles Gavin, dos Titãs, sobre os pilares do Rock pesado

Ao final de sua reflexão, Charles Gavin reforçou o legado que o Deep Purple continua deixando para o Rock e sugeriu que aqueles que ainda não ouviram o grupo devem fazer isso o quanto antes:

“Ian Paice & Roger Glover: resumir sua importância, sua contribuição para o rock é tarefa árdua, impossível, talvez. A presença do Purple no Rock In Rio 2024, em termos de show business, explica muito. A dupla Paice&Glover nos acompanha até hoje – é uma dádiva, sem dúvida.

Sua presença no Rock In Rio 2024, pensando em show business atual, explica muito. Bem, que tal conferir suas performances e tirar suas conclusões? Aprendo até hoje escutando novamente os álbuns ‘Machine Head’ (1972), ‘Made In Japan’ (1972), ‘Deep Purple In Rock’ (1970) e ‘Who Do We Think We Are'(1973) – quem aí não conhece, ainda: corra!

Ouça a seguir clássicos das três bandas que o músico brasileiro define como os 3 pilares do rock pesado e veja o post de Gavin ao final da matéria!

Os 3 pilares do Rock pesado segundo Charles Gavin, dos Titãs

Deep Purple

Black Sabbath

Ultimate Collection
  • BMG RIGHTS MANAGEMENT/ADA
  • ABIS_MUSIC
  • Our products are designed with durability and functionality in mind, so you can trust that they’ll last.
  • Mordern, Ideal for gift.

Led Zeppelin

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile