É possível não gostar do Queen?

5 artistas que odiavam o Queen e Freddie Mercury

Confira os comentários ácidos que alguns artistas fizeram sobre a icônica banda britânica e seu vocalista

Queen no Rock in Rio 1985
Reprodução/YouTube

Apesar do legado irretocável que o Queen deixou na história da música, a banda britânica que alcançou sucesso mundial com seus clássicos também acumulou desafetos ao longo de sua carreira. Acredite se quiser!

O grupo liderado pelo saudoso Freddie Mercury, dono de um vocal inconfundível, conquistou uma legião de fãs na década de 1970. Suas faixas traziam uma versão própria de Rock, e eram acompanhadas por seus shows repletos de performances teatrais e extravagâncias.

Publicidade
Publicidade

Por outro lado, a atitude inovadora da banda, guiada pela exaltação da liberdade, não agradou músicos mais tradicionais e fãs que preferiam um Rock mais direto e convencional.

Ao longo da trajetória do Queen, alguns artistas não tiveram receio em demonstrar sua antipatia pela banda – e por Mercury em particular. A seguir, você pode conferir alguns comentários, reunidos pelo Far Out, feitos por músicos que não gostavam do grupo.

5 artistas que odiavam o Queen

Steve Walsh (Kansas)

Apesar de Steve Walsh ter alcançado um grande sucesso comercial com sua banda de rock progressivo Kansas no final da década de 1970, seu reconhecimento foi um pouco lento, entrando no mainstream só em 1976 com o lançamento do seu terceiro disco de estúdio, Masque.

Antes disso, sua banda foi responsável por abrir os shows de outros nomes mais consolidados na época, incluindo o Queen, que alcançou sucesso alguns anos antes. Deixando todos confusos, Walsh certa vez elogiou a banda britânica, mas detonou Freddie Mercury:

Freddie era um completo babaca. O resto dos caras eram ótimos… gays, não que haja algo errado nisso, mas ótimos.

Já em uma entrevista ao Get Ready To Rock, o vocalista do Kansas voltou a chamar Freddie de “babaca” e acrescentou:

Ele era uma ‘prima donna’. Diva, se preferir. Isso é sobre ter um ego maior do que você é talentoso, maior do que você merece.

Te convenceu?

Robert Smith (The Cure)

O lendário Robert Smith, líder do The Cure, nunca demonstrou receio em compartilhar o que não lhe agradava em uma banda. Sendo assim, o influente músico do Indie Rock revelou em uma entrevista à Rolling Stone sua aversão ao Queen depois de ter comparado o grupo The Darkness com a banda de Mercury.

Sem muitos detalhes, ele declarou:

Bem, eu nunca gostei do Queen. Posso dizer honestamente que odiei o Queen e tudo o que eles fizeram. Ter isso requentado e reaquecido pela segunda vez [com o The Darkness] é bem estranho.

Então tá!

Paul Weller

O cantor e compositor britânico Paul Weller fez contribuições importantíssimas para a indústria da música, mas também ficou conhecido por desmerecer, com frequência, o talento e as ações de outros artistas.

Criticando a tentativa de Freddie Mercury de acabar com as divisões de classe e tentar diminuir a distância entre ricos e pobres, permitindo maior acessibilidades para hobbies que costumavam ser restritos àqueles que podiam pagar, Weller comentou:

Ele disse que queria levar o balé para as classes trabalhadoras. Que babaca.

Talvez não seja ele o babaca…

Sid Vicious (Sex Pistols)

Com os representantes do Punk buscando sempre apresentar algo cru e autêntico, não seria uma grande surpresa descobrir que Sid Vicious, baixista do icônico Sex Pistols, não simpatizava com o modo teatral do Queen.

Sobre um dos encontros entre Sid e Freddie, o roadie do Queen, Peter Hince, relembrou em seu livro de memórias de 2011, Queen Unseen, uma situação que ocorreu nos estúdios de gravação de Wessex, onde as bandas estavam gravando no mesmo período.

Segundo o relato, curiosamente, Sid teria se incomodado com a mesma frase que mexeu com Paul Weller:

Sid Vicious entrou cambaleando, maltratado, e se dirigiu a Fred: ‘Você já conseguiu levar o balé para as massas?’ Fred se levantou casualmente, caminhou até ele e brincou: ‘Você não é Stanley Ferocious ou algo assim?’, pegou-o pelo colarinho e o jogou para fora.

Que cena!

Liam Gallagher (Oasis)

Liam Gallagher também já compartilhou algumas críticas em relação ao Queen e afirmou não ser um grande admirador da banda britânica. Em conversa com o saudoso baterista Taylor Hawkins, o integrantes do Oasis apontou que não dá tanta importância ao Queen:

Se eu gosto de Queen? Olha, na verdade, não. Freddie Mercury tem uma ótima voz e, obviamente, eles têm boas músicas. Mas acho eles meio ‘Queen demais’. Eles são uma banda superior e têm boas músicas, mas não sei. A guitarra de Brian May soa como se estivesse enfiada no traseiro dele. Eu o respeito, mas não sei.

Fez sentido?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile