NOVA FASE

Como um "flop" fez Filipe Ret ressurgir no show de FRXV

Na turnê que celebra seus 15 anos de carreira, rapper fez seu maior show na capital paulista

Filipe Ret
Foto: Steff Lima

No último sábado (14), o rapper Filipe Ret se apresentou no Espaço Unimed, na Zona Oeste de São Paulo, para apresentar o show da turnê “FRXV Ao Vivo”, que celebra os 15 anos de sua carreira. Com a casa completamente lotada, o artista carioca mostrou porque é, inegavelmente, um dos maiores nomes da cena.

Por quase duas horas, Ret passeou por toda sua discografia, cantando clássicos do início de sua carreira até seus hits mais atuais. Enquanto parte dos artistas tem apostado numa performance mais “pula-pula”, o show de Filipe Ret se tornou um grande espetáculo.

Publicidade
Publicidade

O autor de Vivaz investiu numa grande estrutura, criando uma experiência para todo os fãs presentes. Em um dos momentos, se ajoelhou diante do público, abraçando simbolicamente cada um dos presentes.

“Eu já cantei em vários cantos de São Paulo, mas esse é o meu maior show em São Paulo. São 15 anos de carreira e, agora, consegui fazer o meu maior show na principal cidade do país”, celebrou Ret, em entrevista ao TMDQA!

Filipe Ret: do flop ao super show

O álbum ao vivo FRXV foi um sucesso instantâneo. Lançado em dezembro do ano passado, o registro audiovisual se transformou numa turnê pelos palcos do Brasil, com 20 apresentações marcadas no país, e até da Europa. Entretanto, o rapper confidencia que esse não era o objetivo inicial.

O espetáculo audacioso apresentou uma estrutura inédita, incluindo três telões verticais, mais de 900 equipamentos de luzes, 22 metros de passarela e um palco flutuante. Para a turnê que faz referência do projeto, o rapper se apresenta com a banda completa, repertório e arranjos originais do DVD, novos conteúdos visuais e de luz.

De acordo com Filipe Ret, a ideia primária para a execução de FRXV era mais simples, porém a falta de demanda na venda de ingressos fez Ret dar um passo ousado e corajoso, transformando um show “que seria mais do mesmo em algo gigantesco”.

Quando eu abri a bilheteria, a venda flopou. Eu parei pra refletir. Aquilo foi um sinal, porque percebi que não havia nada diferente pra entregar. Então olhei para a minha discografia, para a minha base de fãs e entendi o que podia entregar, criando um show diferente. Adiamos a data, trouxemos uma estrutura do exterior e mudei tudo.

Filipe Ret

O show captado em outubro do ano passado, na Jeunesse Arena, na capital do Rio de Janeiro, chamou a atenção pela super produção.

Quando me mostraram quanto custaria esse novo show, era um valor milionário. Porém, a gente precisava mostrar pra cena que era possível fazer algo desse tamanho. O BK’ fez isso no show de Icarus e quis mostrar que é possível alcançar esse lugar. O rap nacional pode ir além.

Filipe Ret

A influência de Filipe Ret

A grandeza desse novo show de Filipe Ret é um retrato fidedigno de toda sua trajetória na música. O cantor mudou a cena do rap carioca, no final da década passada, ao oxigenar o gênero na região.

Através de um rap mais melódico e com letras mais reflexivas, Filipe Ret impactou toda uma geração que surgiu posteriormente. “Eu tento entender até hoje essa dimensão do meu impacto no rap”, diz.

“Depois que eu surgi, a maioria dos bailes das favelas, quando tocavam rap, só tocavam Racionais MCs e Filipe Ret. E isso foi por muitos anos. Então, eu comecei a fomentar um circuito nas comunidades que abriu a porta pra uma geração de artistas”, acrescentou.

Seja no período em que fazia parte do grupo Numa Margem Distante até a carreira solo, onde deu vida à trilogia de discos Vivaz (2012), Revel (2015) e Audaz (2018), Ret conseguiu criar obras atemporais, que não se tornaram obsoletas ou perderam a identidade com o passar dos anos.

“Desde o primeiro disco até hoje, nunca fui incoerente. Tudo que falei no Vivaz estou colocando na prática agora. Eu nunca fugi do meu núcleo artístico interno ou da minha personalidade.”

Por fim, ao ser questionado sobre um novo álbum de estúdio, o rapper afirma que processo de produção já começou e o disco pode sair ainda neste ano. “Estou gravando um documentário mostrando todo o processo diário dessa construção. É um vlog que mostra os shows, as estratégias e todos os bastidores pra galera ver. Em breve, teremos novidades.”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RAP

Dos clássicos do Rap ao Trap: a Playlist TMDQA! Rap é perfeita para você conhecer novos sons de artistas nacionais e internacionais! Aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile