Resiliência Headbanger

Setembro Amarelo: 10 músicas motivacionais que provam que metal é mais que agressividade

Iron Maiden, Hatebreed e até música instrumental: veja letras e ouça petardos do Metal que falam sobre resiliência

Judas Priest com Rob Halford e Richie Faulkner
Foto do Judas Priest via Shutterstock

Todo mundo viu e comentou nos últimos dias que o Rock in Rio decidiu que o Heavy Metal não era um convidado à altura para sua festa de 40 anos, celebrada agora na edição de 2024.

O festival ingressou na meia idade acenando para gêneros que em nada se parecem com, vejam só, rock! Mas isto não é exatamente uma novidade.

Sendo assim, a música pesada entrou de penetra nas comemorações, e muito de mansinho para não assustar ninguém e nem chamar atenção, com shows de Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple (se hoje existe Metal, esses senhores têm muita culpa!).

Essas atrações acenaram de longe para a catarse de momentos épicos já vividos na Cidade do Rock com gente como Slayer, Slipknot, Krisiun, Sepultura, Testament, Anthrax, Iron Maiden e que tais.

Iron Maiden (Divulgação)

No que tange os negócios da música, as cabeças pensantes do evento devem saber o que fazem tendo em vista que na última edição os ingressos para o “Dia do Metal” demoraram mais que o combinado para esgotar frustrando o feito da antepenúltima edição, cuja noite pesada deteve o marco de ser a primeira a esgotar as entradas.

Do ponto de vista dos fãs, provavelmente investirão energia em outros lances que apostam irrestritamente no Metal, como o Bangers Open Air, Knotfest e Kool Metal Fest, além de continuar se concentrando na movimentação do sempre fervilhante underground que nunca decepciona.

Heavy Metal, Imagine Dragons e Saúde Mental

A carona que pegamos neste Rock in Rio é dada pelo Imagine Dragons.

Longe — mas bem longe mesmo — de qualquer blast beat e wall of death, a banda fez um dos shows de Pop-Rock-Indie-Eletro-Arena (ufa!) mais aclamados da segunda noite do evento no último dia 14 e o ponto alto foi o vocalista Dan Reynolds aproveitando seu espaço como atração principal do Palco Mundo para falar de saúde mental para a multidão, incentivando a procura de ajuda quando não se está bem emocionalmente.

A razão para a banda ter começado, é que quando eu tinha 12 anos, eu comecei a sofrer na minha mente, de uma forma que era difícil de me expressar. Não era tristeza. Era cinza. Estava entorpecido.

Dan Reynolds ao empunhar um cartaz com os dizeres ‘sua vida sempre vale a pena ser vivida’

Nesse sentido, menção honrosa à James Hetfield que também protagonizou um momento de sensibilidade no palco em último show da passagem do Metallica pelo Brasil, em 2022, ao falar abertamente de problemas com ansiedade e insegurança e ter ganhado um abraço coletivo dos caras da banda após sua fala emocionada no palco. 

Embora a música pesada seja em muito “forjada no aço” e alojar temas sombrios, funestos e agressivos, há um imenso patrimônio de canções que trazem mensagens de motivação, esperança, força e superação que respaldam a atitude dos artistas que acabamos de mencionar.

Vale dizer que está em vigor a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio cujo tema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”.

Quem não passa por isso diretamente na pele não deve se isentar e precisa saber identificar sinais das pessoas no entorno que estão tendo pensamentos autodestrutivos e ideações suicidas para ajudar tendo uma escuta ativa, empática, sem julgamentos e ir junto em busca de um médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar aquele que sofre.

Como Procurar Ajuda

Para quem tiver autonomia de buscar ajuda sozinho, há canais dedicados a isso como o CVV (Centro de Valorização da Vida) que oferece atendimento gratuito e sigiloso 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone, e-mail ou chat.

O número de telefone é o 188 e o site é cvv.org.br.

No site setembroamarelo.com há uma lista bem completa com informação de outros canais de apoio.

Para encorajar o espírito de resiliência, o Tenho Mais Discos Que Amigos! selecionou algumas músicas pesadas que incorporam essa energia de encorajamento entre clássicos do ontem e sons do hoje.

1 – Helloween – “I Can

Uma faixa otimista que fala sobre a capacidade de superar obstáculos e seguir em frente, com a clássica energia do Helloween e presente no disco Better Than Raw.

Eu posso fazer tudo de novo. Eu não quero perder, eu não quero cair. Realizar meus sonhos até que eu esteja curado. Eu posso!

2 Angra – “Carry On”

Clássico dos clássicos do Metal nacional na linha do Power Metal, Angra traz uma mensagem clara: apesar das adversidades, devemos continuar seguindo em frente. O título e refrão da música são diretos: “Então, continue! Há um sentido para a vida que algum dia poderemos encontrar”.

3 – Iron Maiden – “Wasted Years”

Este hino do Iron Maiden que quase todo mundo já cantou a plenos pulmões incentiva a valorização do presente e o foco no que realmente importa, sem se prender aos erros do passado. Uma mensagem atual vinda de 38 anos atrás!

Então entenda. Não perca seu tempo sempre procurando por aqueles anos desperdiçados. De frente, tome sua posição. Perceba que você está vivendo nos anos dourados.

4 – Killswitch Engage – “Strength of the Mind”

Com foco direto na saúde mental, esta música encoraja os ouvintes a reconhecer e usar a força interior para superar desafios e não se deixar abater pela negatividade.

Força da mente. Para lutar contra o que está dentro. É preciso força da mente. Antes que eu perca o controle.

5 – Judas Priest – “You’ve Got Another Thing Comin'”

Na escola da resiliência, Rob Halford é doutor, e com este hino do Judas Priest leva uma mensagem otimista: siga em frente, lute pelos seus sonhos e nunca desista, independentemente dos obstáculos.

Lá fora há uma fortuna esperando para ser conquistada. Se você acha que vou deixar pra lá, você está louco. Você não perde por esperar!

6 – Hatebreed – “Perseverance”

É possível assumir que, com seu Metalcore, o Hatebreed fundamenta quase a totalidade de sua discografia em músicas com teor motivacional que abordam superar limites e seguir lutando.

Sendo assim, a escolha de qualquer faixa neste aspecto poderia ser acertada.

Aqui, escolhemos os versos de “Perseverance”:

Ressuscite todos os sonhos que você enterrou vivo. E nunca sucumba à guerra que você luta em seu coração. Seu mundo está desmoronando. Permaneça firme.

7 – Project 46 – “Rédeas”

Faixa da banda brasileira que traz a contemporaneidade na biografia carrega uma mensagem de tomar o controle da própria vida, enfrentando os desafios com coragem e determinação.

Cansei de seguir os sonhos teus, vou atrás do meu. O tempo da minha vida não é o seu, vou atrás do meu.

8 – Elaã – “Help!” e “Hope”

Elaã surge nesta lista como escolha da audiência! O novato quarteto de Fortaleza foi um dos mais citados pelos leitores no post sobre Metal instrumental que ilustrou recentemente esta coluna.

A banda traz uma contribuição significativa ao dar forma a temas da saúde mental usando para isso apenas sons para expressar a profundidade e seriedade dessas questões. O single de estreia intitulado “HH” é composto pelas músicas “Help!” e “Hope” e foi vinculado em uma campanha contra ansiedade, depressão e suicídio. Atualmente trabalham o lançamento do primeiro disco, Fireheart.

9 – Machine Head – “Be Still and Know”

Contrapondo a agressividade do som, a música fala sobre encontrar calma em meio ao caos e acreditar na capacidade de superar dificuldades. Essa música é um chamamento à confiança e resistência, apontando que mesmo em momentos sombrios há uma força que nos guia e dá suporte.

Quando o medo toma o controle? Não sucumba diante do seu entorpecimento. A dor aguda da derrota. Pegue esse ódio. Não deixe essa cólera se desenvolver. Levante a cabeça sobre Golias.

10 – Dio – “Stand Up and Shout”

Mirando no empoderamento pessoal, Dio brada na letra um incentivo para agir e reforça a ideia de que nada nem ninguém pode impedir nossas realizações. É uma convocação para a quebra de correntes internas e inspira a tomada do próprio destino pelas mãos: “Você tem o desejo. Então bote-o pra fora. Você tem a força. Levante-se e grite!”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!