O público veterano de shows pode até não acreditar, mas algumas pessoas das novas gerações que estão começando a frequentar apresentações ao vivo estão achando que o bis dos shows surgiu como uma trend do TikTok.
Foi isso mesmo que você leu. O relato de um internauta divulgado pelo portal The Noise em sua conta do Instagram aponta que ele presenciou de perto alguém descrevendo aquele tradicional momento em que a banda deixa o palco para retornar logo depois e encerrar seu show após cantar mais uma ou algumas músicas como uma “tendência” da famosa plataforma de vídeos. A mensagem em questão diz:
“No show, quando eles saíram do palco para o bis, a garota ao meu lado se virou para a amiga e disse: ‘eles vão embora e nos enganarão fazendo-nos pensar que não vão voltar, mas eles vão, é uma trend do TikTok’.”
O que talvez essas jovens não saibam é que esta prática já acontece há mais de 200 anos!
Como surgiu o bis dos shows?
Como falamos anteriormente por aqui, lá no século XVIII, o encore, palavra francesa que possui diversos significados como “ainda” e “mais uma vez”, costumava ser usado em apresentações de ópera. Na época, o pedido do público não era por novas músicas, e sim para que os artistas repetissem o último tema tocado.
Além do encore, o termo bis também foi bastante usado pelos franceses e alemães e ficou conhecido com o significado de “duas vezes”, tornando-se até mais popular. Com o passar dos anos, o pedido de bis (ou encore), que era uma afirmação de que o público queria ouvir por mais tempo a banda que está se apresentando, passou a ter outro significado.
Os grupos começaram a separar alguns dos seus maiores sucessos para tocar depois de enganarem o público deixando os palcos e ouvirem os fãs clamando por mais músicas. Você já caiu nessa por aí?
Bis é definido por jovens como trend do TikTok
Entre os comentários mais curtidos na publicação sobre o bis ter sido definido por uma jovem como trend do TikTok, uma pessoa ironizou:
“Podemos chamar essa geração de ‘Geração Colombo’, porque essas crianças realmente acham que estão descobrindo coisas. [risos]”
Outra resposta que repercutiu na publicação mostra um internauta entrando na brincadeira:
“Não uso o TikTok, mas vou começar a dizer que as coisas normais do dia a dia são trends do TikTok.”
Por outro lado, algumas pessoas saíram em defesa das novas gerações, apontando que eles não têm culpa de serem “tão inocentes” e não saberem que esta prática já existe e é uma tradição nos shows. O que você acha por aí?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!