Terceira geração do Emo vem forte!

As 5 bandas que mais influenciaram o revival do Emo nos anos 2020

Se o estilo, as letras e guitarras pesadas estão de volta agora, é graças a bandas clássicas que se mantiveram relevantes

As 5 bandas que mais influenciaram o revival do Emo nos anos 2020
Imagens: Divulgação

Estilos musicais realmente bons nunca morrem, especialmente aqueles que conseguiram marcar a estética de uma geração – como foi o caso com o Emo, um dos subgêneros mais populares do Rock naquele comecinho de anos 2000.

Por isso estamos vendo um “revival” da época de ouro do Emo, e não estamos falando só da nostálgicas e muito bem-sucedidas turnês de reunião de bandas como My Chemical Romance lá fora e NX Zero aqui no Brasil, além de outras que seguiram firmes (quase) esse tempo todo, como Paramore, Fall Out Boy e Fresno.

Mas a renovação do Emo também está nos lançamentos de jovens artistas atualmente, e o exemplo perfeito é a maravilhosa Willow, que já navegou muito bem pelo Pop e o R&B em sua já extensa carreira, mas em 2022 acertou em cheio com <COPINGMECHANISM>, álbum que resgata as guitarras e letras pesadas dos anos 2000.

Bandas do “real Emo” também influenciaram nova geração

Essa, digamos, “terceira geração” do Emo surgiu ainda nos anos 2010 com bandas como Joyce Manor e Touché Amoré, que traziam a essência mais crua do que costuma ser chamado de “real Emo” nos anos 1990, representado por nomes como Jimmy Eat World, Sunny Day Real Estate, Mineral e Taking Back Sunday.

Mais recentemente, dá pra citar uma lista de artistas nacionais e internacionais que dedicaram músicas ou álbuns inteiros ao Emo, incluindo Phoebe Bridgers, Snail Mail, Glass Beach e as brasileiras Bullet Bane, Cefa e Day Limns, abordando temas mais atuais, mas ainda profundamente sentimentais como ansiedade e desconexão social.

Pensando nisso, o TMDQA! ranqueou as 5 bandas clásiscas do Emo que mais influenciaram o revival do estilo na década em que vivemos hoje. Se liga!

As 5 bandas que mais influenciaram o “Emo revival”

5. Fall Out Boy

Tirando um pequeno hiato no início dos anos 2010, a banda de Patrick Stump se mantém na ativa desde 2001, e em meados daquela década emplacou vários sucessos com os excelentes discos From Under the Cork Tree (2005) e Infinity on High (2007).

Recentemente, depois de uma turnê mundial que passou pelo Brasil em 2022, eles decidiram resgatar aquela sonoridade com o álbum So Much (for) Stardust (2023), o que certamente trouxe o Fall Out Boy de volta para os ouvidos dos jovens.

4. Panic! At The Disco

O P!ATD é provavelmente a banda que mais trouxe novidades para o Emo no início dos anos 2000, com seus elementos de cabaré, circo e teatro que transpareciam nos shows, na imagem dos músicos e em hits como “I Write Sins Not Tragedies” e “Nine in the Afternoon”.

A banda sofreu várias transformações ao longo dos anos, se manteve altamente popular mesmo quando se tornou um projeto solo de Brendon Urie a partir do disco Death of a Bachelor (2016), e depois com o mega hit “High Hopes”, de 2018. A banda acabou oficialmente no ano passado, mas mesmo assim segue com incríveis 21 milhões de ouvintes mensais só no Spotify.

3. Jimmy Eat World

Das bandas do “real Emo”, o Jimmy Eat World é certamente a mais popular e influente. Eles explodiram com o álbum Bleed American em 2001, graças ao mega hit “The Middle” – que acabou de entrar para o Billions Club, seleto grupo de músicas que atingiram 1 bilhão de plays no Spotify.

Mas o grupo de Jim Adkins já tinha outros três discos incríveis nos anos 1990 que ajudaram a levar o Emo para fora dos círculos underground. A banda está na ativa ininterruptamente desde então, praticamente com os mesmos integrantes, e lançou álbuns relevantes recentemente como o Integrity Blues, de 2016.

2. Paramore

Quando o Emo e Punk voltaram a se encontrar no final dos anos 2000, o Paramore se tornou o grande representante desse som meio Pop Punk, meio Rock Alternativo. O álbum Riot!, de 2007, foi um clássico imediato do Emo com o sucesso de “Misery Business” e “That’s What You Get”.

Mesmo com conflitos internos ao longo dos anos, a banda de Hayley Williams conseguiu se reagrupar e reinventar sua sonoridade a cada disco, e só cresceu mais e mais com álbuns como After Laughter (2017) e This Is Why (2023). Atualmente eles somam 22 milhões de ouvintes mensais no Spotify – medalha de prata!

1. My Chemical Romance

Bem, se o quesito fosse apenas ouvintes mensais, o My Chemical Romance não seria medalha de ouro com seus 19 milhões. Mas no quesito relevância musical, não tem pra ninguém. A banda dos irmãos Mikey e Gerald Way elevou o Emo para outro patamar com The Black Parade (2006), álbum que se tornaria um clássico do Rock Alternativo no geral.

Curiosamente, é a banda desta lista que não lança um álbum há mais tempo – desde 2010 – e também a que ficou menos tempo em atividade, com o longo hiato entre 2012 e 2022. A única inédita desde então foi o single “The Foundations of Decay”, mas faixas inesquecíveis como “Helena”, “The Ghost of You” e “I Don’t Love You” marcaram para sempre os fãs e jovens artistas do Emo.

Black Parade [Disco de Vinil]
  • Vinil
  • Importado
  • Europeu
  • Quantidade no pacote: 1

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!