Resistência dos fãs com o uso de IA

Após críticas, Tears For Fears explica por que usou IA em capa de disco novo, mas não convence fãs

Dupla veterana recebe duras críticas após anunciar seu próximo álbum "Songs For A Nervous Planet"

Tears For Fears explica uso de Inteligência Artificial na capa do seu novo disco e não convence os fãs
Reprodução/Instagram

Falta praticamente um mês para o Tears For Fears lançar o seu próximo disco de estúdio, mas o material já tem movimentado a internet por conta da arte de sua capa.

O álbum Songs For A Nervous Planet foi anunciado pela dupla Roland Orzabal e Curt Smith no início deste mês e, ao invés da banda ter recebido mensagens de celebração e empolgação dos fãs, ela foi na verdade surpreendida por uma série de alegações de que a capa do disco foi gerada por Inteligência Artificial.

Publicidade
Publicidade

Após as diversas críticas e comentários negativos envolvendo a arte do álbum, o Tears For Fears se pronunciou e esclareceu aos seus admiradores o por que do polêmico recurso tecnológico ter sido usado no projeto.

Tears For Fears se manifesta após uso de IA

Através da conta do Instagram da banda, os músicos afirmaram em uma publicação que a capa do novo disco foi “imaginada em colaboração com” o artista Vitalie Burcovschi, também conhecido como Surrealistly.

Em seu comunicado, o Tears For Fears apontou:

“A arte do álbum ‘Songs For A Nervous Planet’ é uma colagem digital de mídia mista, com a IA sendo apenas uma das muitas ferramentas usadas no processo criativo. Queríamos uma arte vibrante que evocasse uma sensação de ficção científica, temas futuristas e uma fuga do que é conhecido.

Os girassóis são um aceno alegre às imagens clássicas do Tears For Fears, enquanto a justaposição do astronauta é um link para nossa próxima música, ‘Astronaut’, e uma sensação de alienação e não pertencimento. Somos fãs do trabalho do Surrealistly há muito tempo e sabíamos que ele seria o artista perfeito para dar vida à nossa visão.”

A mensagem foi concluída com uma declaração do próprio Burcovschi, que relatou:

“Colaborar com a banda para dar vida à visão deles foi uma experiência incrível. Equilibrar o surrealismo com a profundidade emocional da música deles foi um desafio que abracei completamente, e acredito que a arte final captura a essência poderosa da história deles.”

No site do artista, o slogan deixa bem claro que se trata de “arte criada por IA usando imaginação humana”.

Fãs reagem após explicação do Tears For Fears

Mesmo com a explicação do Tears For Fears, os fãs da banda não ficaram convencidos de que usar Inteligência Artificial na arte da capa do álbum tenha sido a melhor escolha.

Um internauta lembrou das polêmicas envolvendo os músicos que julgam artistas que utilizam IA para criar suas músicas e apontou:

“Os músicos são assim: não usem IA para criar músicas. Músicos também são assim: usamos IA para a capa do nosso álbum.”

Já outro internauta defendeu que a banda deveria ter recorrido a outro tipo de artista para criar sua capa, dizendo:

“Eu amo vocês, mas isso é decepcionante. A IA rouba o trabalho de artistas de verdade. Certamente não deve ser difícil contratar um artista talentoso para criar essa imagem exata, mas com muito mais alma e originalidade?”

A seguir você pode conferir o post mais recente do grupo e ver a foto completa da capa do novo disco do Tears For Fears, Songs For A Nervous Planet, que está previsto para ser lançado em 25 de outubro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile