Festival se encerrou no último domingo (22)

5 shows nacionais que marcaram os palcos alternativos no segundo final de semana de Rock in Rio

Festival carioca voltou a acontecer nos dias 19, 20, 21 e 22 de Setembro

TMDQA! Entrevista: Lia de Itamaracá, rainha da Ciranda, é homenageada no Troféu Tradições da UBC
Foto de Ytallo Barreto

A edição de 40 anos do Rock in Rio pode ter desagradado alguns fãs de Rock, que ficaram na expectativa do anúncio de grandes nomes do gênero que não passaram de especulações.

Apesar disso, o festival realizado nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de Setembro no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, foi responsável por shows incríveis e encontros memoráveis no palco, tanto da música nacional como do cenário internacional.

Nesse momento, a gente quer fazer um balanço da nossa arte e, por isso, o TMDQA! listou algumas das apresentações mais marcantes de artistas e bandas brasileiros nos palcos alternativos do Rock in Rio no segundo final de semana do evento.

Assim como fizemos na primeira parte do festival, a seleção é um recorte da nossa pluralidade artística e versatilidade musical, que torna a cultura brasileira tão diversa e única. Confira nossa lista logo abaixo!

Lia de Itamaracá

A cantora, compositora e ícone da ciranda pernambucana Lia de Itamaracá começou sua carreira artística na década de 1960, mas sua musicalidade distinta vem ganhando a atenção nacional apenas nos últimos anos.

Aliás, a veterana artista recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2019, o que ajudou Lia a ser projetada no país inteiro e chegar ao maior festival de música no mundo. Ela fez sua estreia no Rock in Rio neste domingo (22) diante de um público participativo no palco Global Village.

Por lá, os participantes deram as mãos e abriram uma grande ciranda em plena Cidade do Rock. Na batida forte do bumbo, o público jogava os braços para cima ao mesmo tempo em que projetava o pé direito um passo à frente e o trazia de volta ao compasso da música, movimentos que caracterizam a coreografia da ciranda.

Fundo de Quintal

Responsável por hinos como “O show tem que continuar”, “Vou festejar” e “Nosso grito”, o grupo Fundo de Quintal, originado na década de 1970 através do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, ocupou o Espaço Favela na quinta-feira (19) para contagiar seus fãs.

Admirado e respeitado por sua contribuição à música popular brasileira por mais de 45 anos, os veteranos carregam a influência e o apoio dados a diversos talentos que se tornaram importantes figuras no cenário do Samba, como Jorge Aragão, Almir Guineto e Arlindo Cruz.

Atualmente, o Fundo de Quintal tem como membros Bira Presidente, Sereno, Ademir Batera, Marcio Alexandre e Junior Itaguaí.

Para Sempre: Baile de Favela

Também no Espaço Favela, mas no sábado (21), o Rock in Rio reuniu alguns dos maiores nomes do Funk na virada do século.

Para apresentar ao público o segmento Para Sempre: Baile de Favela, o festival convocou Buchecha, dono de sucessos atemporais como “Só Love” e “Fico Assim Sem Você”; Cidinho e Doca, marcados pelo hit “Rap das Armas”; Funk Orquestra; MC Carol, conhecida por “100% Feminista” e “Meu Namorado É Maior Otário”; MC Kevin o Chris; e Tati Quebra Barraco, que estourou com “Boladona” e “Dako É Bom”.

Xande de Pilares

O cantor, compositor e instrumentista Xande de Pilares, um dos artistas brasileiros mais renomados do Brasil e ex-integrante do grupo Revelação, foi mais um que levou o Samba ao palco do Espaço Favela na última quinta-feira (19).

Com diversos hits na sua carreira, como “Deixa Acontecer”, “Grades do Coração”, “Coração Radiante”, “Velocidade da Luz”, “Tá Escrito” e “Só depois”, Xande apresentou sucessos que o levaram a colaborar com artistas como Beth Carvalho, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho e Maria Rita.

Vanguart

No Palco Supernova durante o sábado (21), o Vanguart foi recebido por fãs nostálgicos, que se animaram ao som de clássicos como “Semáforo”. Capitaneada pelo vocalista e violonista Helio Flanders desde 2002, a banda também possui no currículo outras canções de destaque como “Meu Sol”, “Demorou Pra Ser” e “Olha Pra Mim”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!