Um dos baixistas mais influentes da história do Metal nos deixou cedo demais, em setembro de 1986, quando tinha apenas 24 anos – tempo que foi suficiente para Cliff Burton marcar para sempre o som do Metallica e do Rock pesado.
Conhecido por usar distorção e efeitos como o wah-wah no baixo, Burton trouxe o instrumento para a linha de frente nos três primeiros álbuns da banda de James Hetfield, os clássicos Kill ‘Em All (1983), Ride the Lightning (1984) e Master of Puppets (1986).
Cliff criou linhas de baixo complexas e icônicas, a maioria delas inspiradas na música clássica instrumental, mas que acabaram influenciando milhares de jovens baixistas dali em diante, incluindo “Fade To Black”, “Orion” e “The Call Of Ktulu”.
Para lembrar os 38 anos sem Cliff Burton, o TMDQA! preparou uma lista com as 7 melhores performances gravadas do ex-baixista do Metallica. Confira abaixo e diz pra gente se faltou alguma!
As 7 melhores linhas de baixo de Cliff Burton
“Fight Fire With Fire” (1984)
No início do Thrash Metal, ninguém tocava tão rápido quanto James Hetfield, mas Cliff Burton conseguia acompanhar os riffs do guitarrista mesmo tocando com os dedos, e não com uma palheta. Nesta faixa do álbum Ride the Lightning, o baixista gravou o acompanhamento perfeito tanto para a introdução acústica, quanto para os versos explosivos e acelerados.
“The Four Horsemen” (1983)
No álbum de estreia Kill ‘Em All, o Metallica já explorava músicas com longa duração, e nessas faixas chama a atenção como Cliff Burton conseguia manter uma base rítmica sólida, que elevava o peso das guitarras e sem perder o tempo acelerado do Thrash. O baixista é o grande responsável por manter “The Four Horsemen” interessante por quase 8 minutos, incluindo licks oitavados do meio pra frente.
“Fade To Black” (1984)
Passando das faixas longas para as baladinhas do Metallica, é claro que precisamos falar sobre “Fade To Black”, outro clássico do Ride the Lightning. Em músicas como essa, Cliff sabia manter a simplicidade e “fazer a cama” para o violão dar o tom melancólico da canção. Quando ela cresce no final, Burton faz acordes inteiros com o baixo e, mais uma vez, dá protagonismo ao seu instrumento.
“Damage Inc.” (1986)
Nesta música do Master of Puppets, Cliff decidiu homenagear todas as suas influências: desde o arranjo da introdução, inspirado na música clássica de Bach, até o final com riffs de Punk Rock, ao estilo Ramones. Também é uma faixa que demonstra toda a “agressividade técnica” do baixista, contribuindo para o caos e a brutalidade da canção.
“The Call Of Ktulu” (1984)
Faixa que encerra o disco Ride the Lightning, “The Call Of Ktulu” talvez tenha sido a primeira vez que Cliff Burton se sentiu protagonista do Metallica, mesmo se tratando de uma música que havia sido composta por Dave Mustaine, antes de deixar a banda. A faixa tem um dos melhores instrumentais de toda a carreira da banda, graças especialmente às linhas de baixo hipnóticas e atmosféricas de Cliff.
“Orion” (1986)
Burton começou a compor essa música do Master of Puppets como um complemento para “Welcome Home (Sanitarium)”, mas logo “Orion” se tornou uma obra completa. O baixista criou tantas linhas melódicas que passou algumas delas para Hetfield e Kirk Hammett fazerem nas guitarras, e mesmo assim sobraram ideias para que ele fizesse um solo duplo (!), com duas faixas de baixo intercaladas.
“(Anesthesia) Pulling Teeth” (1983)
Pre fechar esta lista com os primórdios do Metallica, voltamos ao Kill ‘Em All para uma faixa em que Cliff Burton brilha solo. O álbum já estava praticamente pronto quando ele se juntou à banda, então os outros integrantes deeixaram que Cliff gravasse uma composição antiga sua, “Anesthesia” – o que ele fez em apenas um take. Ele usou técnicas como tapping e notas harmônicas, marcando para sempre seu estilo no Metal.
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