Em 2003, o Radiohead lançou o disco Hail to the Thief, que veio a se tornar um dos álbuns mais emblemáticos de sua carreira. Agora, mais de 20 anos depois, o trabalho de estúdio está sendo reimaginado pelo vocalista Thom Yorke para uma nova produção baseada em Hamlet, famosa peça teatral de William Shakespeare.
A adaptação da obra do escritor que viveu séculos atrás recebeu o título Hamlet Hail to the Thief e Yorke colaborará com os diretores vencedores do Tony e Olivier Award, Steven Hoggett e Christine Jones, desenvolvendo uma criação contemporânea a partir da tragédia de Hamlet.
O cantor, segundo as informações coletadas, irá “retrabalhar pessoalmente” e orquestrar Hail to the Thief para um elenco de mais de 20 músicos e atores que serão apresentados ao vivo durante cada show. O projeto é descrito como uma “calorosa nova experiência ao vivo, fundindo teatro, música e movimento”.
Ficou interessado?
Thom Yorke está envolvido em adaptação de Shakespeare
A sinopse oficial de Hamlet Hail To the Thief diz (via NME):
“Elsinore se tornou um estado de vigilância e a agitação corre no sangue de seus cidadãos. ‘Hamlet Hail To the Thief’ centra-se no despertar de Hamlet e Ophelia para as mentiras e corrupção na Dinamarca, gradualmente reveladas por fantasmas e música. A paranoia reina e ninguém é poupado de um trágico desenrolar.”
A produção terá sua estreia mundial no Aviva Studios, em Manchester, na Inglaterra, em 27 de Abril. Depois, ficará em cartaz até 18 de Maio do ano que vem, antes de passar para o Royal Shakespeare Theatre em Stratford, quando será encenada entre 4 e 28 de Junho.
Em nota para a imprensa, Yorke falou sobre Hamlet Hail to the Thief:
“Este é um desafio interessante e intimidador! Adaptar a música original de ‘Hail to the Thief’ para apresentação ao vivo com os atores no palco para contar essa história que está sendo contada para sempre, usando sua familiaridade e sons, puxando-os para dentro e para fora do contexto, vendo o que combina com a dor e a paranoia subjacentes de Hamlet, usando a música como uma ‘presença’ na sala, observando como ela colide com a ação e o texto.”
Estamos curiosos pelo resultado! Por enquanto, relembre a versão original de Hail to the Thief ao final da matéria.
The Smile, projeto paralelo do Radiohead, lançará novo álbum
No final de Agosto, vale lembrar, o The Smile anunciou detalhes de seu novo álbum, Cutouts, previsto para sair em 4 de Outubro pela XL Recordings. A banda também liberou as novas faixas “Zero Sum” e “Foreign Spies”, acompanhadas de seus respectivos clipes dirigidos por Weirdcore.
O projeto paralelo de Yorke com Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, havia divulgado anteriormente os singles “Don’t Get Me Started” e “The Slip”, que também devem estar no próximo disco.
Formada ainda por Tom Skinner, baterista do Sons of Kemet, a banda já tinha estreado várias músicas do sucessor de Wall of Eyes, lançado em Janeiro, durante a turnê do The Smile pelo Reino Unido em Março.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!