Isso é que é ser fã dos Beatles!

10 músicas do Oasis que "roubam" trechos de clássicos de outras bandas

Faixas como "Whatever" e "Don't Look Back in Anger" são frequentemente comparadas com músicas de John Lennon, Stevie Wonder e mais; ouça e tire suas conclusões

Noel Gallagher
Foto de Noel Gallagher via Shutterstock

Com a tão aguardada reunião do Oasis marcada para 2025, muita gente tem lembrado da fama da banda britânica de ter “se inspirado demais” em outras músicas para seus lançamentos nos anos 1990.

Acontece que o próprio Noel Gallagher, principal compositor da banda, nunca negou ter se inspirado em nomes clássicos do Rock que ele admira, incluindo T. Rex, Stevie Wonder e principalmente os Beatles.

Publicidade
Publicidade

Um vídeo incrível do canal David Bennett Piano no YouTube deixou bem claras as referências usadas pelo Oasis em hits como “Don’t Look Back in Anger” e “Supersonic”, que Noel admitiu ter “pego emprestado” de “Imagine” de John Lennon e “My Sweet Lord” de George Harrison, respectivamente.

Oasis já sofreu processo de Stevie Wonder por plágio

Embora as inspirações nos Beatles sejam totalmente naturais, já que se trata de uma banda precursora do Rock, outras músicas do Oasis renderam processos reais de plágio.

Foi o caso com o clássico “Whatever”, de 1996, em que a banda precisou incluir créditos e pagar royalties para Neil Innes por uma faixa lançada em 1973 pelo cantor.

O mesmo aconteceu com “Step Out”, que foi excluída do álbum (What’s The Story) Morning Glory (1995) depois que a semelhança com “Uptight (Everything’s Alright)”, clássico de 1965 de Stevie Wonder, foi notada pela gravadora.

Durante o vídeo, o youtuber David Bennett ainda destacou uma entrevista antiga de Noel Gallagher em que o cantor diz não se importar nem um pouco com essas acusações:

Quando eu tocava ‘Cigarettes & Alcohol’ e as pessoas me diziam ‘Uau, isso parece T. Rex’, eu respondia ‘É mesmo? Eu nunca percebi!’. [Também diziam] ‘Esses são os mesmos acordes de ‘Imagine’, você não pode fazer isso’. Eu não apenas posso como vou fazer, já fiz e você vai comprar. Então vai se foder.

Assista abaixo ao vídeo que compara dez faixas do Oasis com as supostamente plagiadas pela banda, e na sequência veja a lista completa com todas as “coincidências”. O que você achou?!

Continua após o vídeo

10 músicas do Oasis que foram acusadas de plágio

  • “Cigarettes & Alcohol” (1994)
    comparações com “Get It On” (1971), do T. Rex
  • “Whatever” (1994)
    comparações com “How Sweet to Be na Idiot” (1973), de Neil Innes
  • “She’s Electric” (1995)
    comparações com “While My Guitar Gently Weeps” (1968) e “With a Little Help From My Friends” (1967), dos Beatles
  • “Don’t Look Back in Anger” (1995)
    comparações com “Imagine” (1971), de John Lennon
  • “Supersonic” (1994)
    comparações com “My Sweet Lord” (1970), de George Harrison
  • “Shakermaker” (1994)
    comparações com “I’d Like to Teach the World to Sing” (1971), do The New Seekers
  • “Half The World Away” (1998)
    comparações com “This Guy is in Love With You” (1968), de Herb Alpert
  • “The Importance of Being Idle” (2005)
    comparações com “Clean Prophet” (1990), do The La’s
  • “Step Out” (1996)
    comparações com “Uptight (Everything’s Alright)” (1965), de Stevie Wonder
  • “Don’t Go Away” (1997)
    comparações com “Feel the Pain” (1992, não lançada até 2012), do The Real People

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile