O processo de crescimento dói. A sua vida muda por completo, relacionamentos são desfeitos e dão espaço para novas pessoas, conflitos surgem – e é exatamente isso que Brand New Eyes, do Paramore, retrata.
Lançado em 29 de setembro de 2009, quando a banda ainda era um quinteto formado por Hayley Williams, Josh Farro, Zac Farro, Jeremy Davis e Taylor York, o terceiro disco do grupo completou 15 anos recentemente. Sucedendo RIOT!, o clássico do pop-punk se diferencia ao conseguir comunicar-se com o público mesmo com a transição de gerações, conquistando os adolescentes e jovens adultos ao passar dos anos.
Não é segredo que o Paramore tem uma história marcada por altos e baixos, e o processo criativo juntamente com o de gravações desse projeto marcou o quase fim da banda – já imaginou?
Com o primeiro single dessa era sendo “Ignorance”, se aconchega, dá o play no álbum, e vem conferir com a gente um pouco mais das curiosidades acerca do trabalho!
Continua após o vídeo
Processo terapêutico?
A escolha do nome do projeto é um tanto quanto assertiva, se pensarmos no rumo que a banda estava tomando – vendo as coisas sob uma nova perspectiva.
Mas não pense que tudo foi um mar de rosas. Em 2016, Hayley postou uma mensagem em seu Instagram celebrando os 7 anos do disco e dando alguns detalhes sobre os bastidores:
“O 3º álbum do Paramore foi lançado 7 anos atrás. Foi uma época pesada para nós como um grupo. E ainda mais obscura para alguns de nós como indivíduos. A última música que lançamos como single enquanto ainda éramos uma banda de 5 membros foi ‘Playing God’. Há muitas letras que me orgulham no BNE mas essas palavras em particular [‘Da próxima vez que você apontar um dedo, eu posso ter que dobrá-lo, ou quebrá-lo’] representam muito crescimento e dores de crescimento. Obrigada, ‘Brand New Eyes’, por ser um lembrete de que, na vida, a dor é inevitável, mas não é o fim. Ela revela propósito. Caráter. Então, um brinde às nossas dores de crescimento. Só pense onde poderemos estar em mais sete anos.”
As palavras da vocalista do grupo não poderiam representar mais todo o sentimento. Em uma entrevista, ela revela que o single “Ignorance” salvou a banda de se separar, porque a artista tentou gravar a faixa às escondidas, mas Taylor York – atual namorado e guitarrista do Paramore – escutou Hayley através do equipamento de som. Eles conversaram sobre a composição, e se resolveram.
Continua após o vídeo
Uma pitada de amadurecimento e caos
Se por um lado tivemos a chance de ver algumas das melhores composições de Hayley e seus companheiros na medida que a musicalidade da banda atingia seus auges, também tivemos algumas grandes intrigas em Brand New Eyes.
Afinal, ele foi o último álbum gravado com os dois irmãos Farro, já que em 2010, logo depois da época promocional do trabalho, Josh saiu da banda carregando seu irmão junto. Com discursos religiosos e pegando de exemplo a letra de “Careful”, onde Hayley canta que “a verdade nunca a libertará”, contrariando a Bíblia, esse foi o estopim para Josh deixar o quinteto.
Entretanto, em 2017, Zac Farro voltou para a banda enquanto deixava claro discordar de seu irmão a respeito de alguns pontos. No ano de 2020, por exemplo, Williams afirmou a postura pró-LGBTQ+ do Paramore, justamente depois de um comentário realizado por Josh Farro. Na ocasião, o músico chamou a homossexualidade de “perversão”, e Hayley escreveu em suas redes:
“Há uma razão pela qual restam apenas 3 pessoas no Paramore. Surpresa, haters, não é por minha causa. O Paramore não tolera crenças religiosas/politicamente dogmáticas que deixam nossos amigos, fãs e familiares LGBTQ+ se sentindo abandonados e sem esperança.”
Continua após o vídeo
Brand New Eyes para o Paramore e para o público
Abordando diversas temáticas e sendo um trabalho intimista a todo momento, Brand New Eyes se tornou um clássico atemporal muito graças aos vocais de Hayley. Apesar dos memoráveis trabalhos anteriores, o álbum alavancou ainda mais o grupo e entregou grandes marcas – como a clássica “Decode” na trilha de Crepúsculo.
Essencial para os fãs, para a banda e para o universo do pop-punk, a certeza de que mais quinze anos se passarão e esse álbum continuará a ser celebrado é certeira. E nós quem ganhamos com isso!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!